Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2018

COPA DO MUNDO


“Entre tragédia, drama, farsa e comédia: considerações acerca do futebol no roteiro de “A Falecida”, de Nelson Rodrigues. É o título de um trabalho de Natasha Santos, pesquisadora do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade/UFPR, que acabei de ler (AQUI).

Nelson Rodrigues, meu ídolo, dramaturgo apaixonado por futebol como eu, era ele próprio teatral como suas peças. Viveu o drama, a tragédia, a farsa e a comédia em sua família.

Natasha Santos diz que é praticamente unânime a percepção de que Nelson trata o esporte com uma dramaticidade típica do teatro.

Assim também é a atual Copa do Mundo, digo eu.

Drama viveu a Argentina contra a Nigéria. Foi uma partida dramática em que somente no final o drama argentino virou explosão de alegria.

Tragédia sofreu a Alemanha contra a Coréia do Sul. Perdeu de dois a zero e foi eliminada da Copa. Foi uma nova derrota em solo russo. Agora, no verão, depois daquela no inverno de 1943. A lenda da invencível seleção e exército germânicos caiu por terra. Dessa vez, de forma humilhante para os coreanos.

Farsa nos proporcionou o Neymar com seus tombos – contra a Costa Rica, contei doze – e suas rolagens no gramado como se lhe tivessem quebrado as duas pernas.

A comédia ficou por conta da torcida. Neste quesito, acho que venceram os nigerianos, corpos seminus, todos pintados e em grupo.

Não sei o que leva uma criatura a se comportar como os torcedores de qualquer nacionalidade que tenho visto nesta Copa.

Enquanto eu assisto solitário em minha poltrona, respeitosamente, como se assistisse a uma peça de teatro.


Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa noite, Lacerda.

Realmente a Argentina tem sido guerreira, apesar de não estar produzindo muito futebol com a atual seleção que, diga-se de passagem, foi muito mal nas eliminatórias. Ainda assim são imprevisíveis e podem ganhar da França neste sábado.

Já a nossa seleção ainda não desabrochou e considero todos os jogos que virão muito difíceis, quer seja para equipes tradicionais ou para os que nunca conquistaram um Mundial. Somos favoritos contra o México, porém o time precisa melhorar.

Desejo um excelente sábado.