Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2016

A FOBIA DO TOBIAS

Tobias submete-se anualmente à vacinação contra a gripe e não entende como nem por que está gripado todo ano. Ao contrário de mim que nunca me vacinei e minha última gripe foi há mais de dez anos.
Tobias é um sofredor. Com ele, tudo sempre dá errado. Mesmo quando, de repente, se percebe numa boa, sabe que algo de ruim vai lhe acontecer. E acontece.
Tobias tem diversas fobias. A pior delas é a nosofobia, o medo de ficar doente. Isso o tornou um doentio em busca de tratamento para doenças que jamais sofreu.
Enfermo imaginário, Tobias passa o maior tempo de sua vida à espera de consulta médica na rede pública de saúde da qual sempre reclama indignado como qualquer repórter de TV.
Conhece todos os ambulatórios de hospitais e postos de saúde da cidade, porém, jamais precisou ser internado como sempre desejou. Por isso, alugou casa ao lado de um hospital.
Ele não acredita em médico que não lhe passa uma receita com mais de três medicamentos em cada consulta e vive trocando de médico. Nenhum consegue dar jeito em sua saúde e todos duvidam dos sintomas que Tobias – como diria Fernando Pessoa – deveras sente.
Costuma freqüentar uma farmácia cujo balconista, seu amigo, lhe informa semanalmente sobre todos os lançamentos dos laboratórios. Experimenta cada um deles mesmo que não seja indicado para os seus males. Está convencido de que assim faz medicina preventiva para evitar futuras enfermidades. Já experimentou até produtos veterinários em doses cavalares.
Sua leitura preferida são as bulas de remédios. Essa mania o faz sentir todos os efeitos colaterais que um medicamento pode causar e é obrigado a tomar outros remédios para evitá-los.
Vive sozinho, seus amigos o abandonaram porque toda vez que perguntavam “Como vai?”, Tobias levava meia hora explicando. 
Desacreditado com a saúde pública, Tobias contratou um plano de saúde particular. Pensou que teria um melhor atendimento médico.
Arrependeu-se. Passou a pagar uma nota por mês, não recebia remédios de graça e o médico conveniado nunca tinha hora para a consulta. Somente daí a vinte dias.
Esperto, decidiu marcar hora com todos os médicos do convênio, pois, daí a vinte dias poderia ter consulta diariamente.
A empresa não concordou com a sua astúcia e cancelou o contrato. Tobias foi considerado um elemento nocivo para a saúde financeira da empresa.
Ele, então, voltou para a rede pública onde sempre é atendido todos os dias e onde os mesmos médicos conveniados sempre estão a sua disposição. Apenas tem que esperar uma hora ou duas para ser atendido. Em compensação, obtém os remédios gratuitamente, e, à espera pela consulta, sempre pode conversar com seus iguais.
Em conversa com um pastor protestante com diarréia, contou sua via-crúcis. O pastor, prenunciando uma boa fonte de renda, convidou-o para freqüentar sua igreja onde, afirmou, ocorrem muitas curas e milagres.
Tobias ficou propenso a aceitar o convite, mas não pretendia jamais abandonar a rede pública de saúde.
Certo dia, Tobias acordou pensando no convite do pastor, nas curas e milagres que ocorriam no templo denominado excentricamente de Igreja Quadrangular O Mundo é Redondo . Talvez, converter-se, fosse a sua salvação. Quem sabe, conhecer Jesus e a palavra de Deus, fosse o caminho da sua cura definitiva.
Entretanto, como o pastor estava na fila de atendimento médico devido a uma diarréia, Tobias não estava muito convencido de obter um milagre. Mesmo assim, foi participar de um culto.
Foi recebido com uma suspeita e excessiva alegria: “Seja bem-vindo a este templo abençoado”.
- E o senhor como vai, ficou bom da diarréia? – perguntou Tobias.
- Fiquei. Mas, agora estou com prisão de ventre há mais de uma semana – disse o paradoxal milagreiro que, sem demora, pediu-lhe uma contribuição para Jesus.
Acostumado com a gratuidade da rede pública de saúde, Tobias caiu fora e desistiu do incerto milagre.
Tobias, agora, pensa em cursar o pré-vestibular para medicina. Está certo de que é a única solução para a sua nosofobia.
Como médico, Tobias sonha em passar seus dias dentro de um hospital.

N.L.: vale a pena ler de novo

segunda-feira, 28 de março de 2016

ANÁLISE ISENTA DE PAIXÃO

Uma reportagem do canal americano independente de notícias, http://democracynow.org, publicada em 24 de março de 2016, sobre a pior crise política no Brasil dos últimos 20 anos, mostra exatamente o que penso e como vejo o momento atual. 
Glenn Greenwald, radicado no Brasil, vencedor do prêmio Pulitzer, o mais importante prêmio jornalístico mundial,  analisa o escândalo de corrupção e o uso que dele se faz para subverter a democracia. 
Também traça um paralelo entre o golpe militar de 1964 com o momento atual, apontando as diferenças e indicando os pontos em comum, tecendo considerações significativas a respeito dos Estados Unidos e sua influência em ambos os momentos históricos. 
É preciso assistir todo o vídeo legendado para abrir a mente e fazer uma análise e reflexões sem paixão política e sem interesses futuros como faz o jornalista. É o que pensam também grandes juristas imparciais e independentes como Fábio Konder Comparato, Dalmo Dallari, Bandeira de Mello e outros.
Enquanto alguns brasileiros insistem com o impeachment, centenas de professores e pesquisadores vinculados a algumas das mais prestigiadas universidades estrangeiras, sobretudo dos EUA e Europa, lançaram, neste domingo, um manifesto em defesa da legalidade e da democracia no Brasil, sob o título “a democracia brasileira está seriamente ameaçada”, 
Enquanto isso, nesta Semana Santa, Moro resolveu libertar alguns barrabáses, talvez revoltado por não conseguir crucificar Lula.
Aposto um picolé de coco ou de limão como não vai haver golpe.
https://www.youtube.com/watch?v= ozaxV-axzzo


sexta-feira, 25 de março de 2016

UMA BICHA ENCARNOU EM MIM

Tenho sido perseguido por uma imbecil em comentários que não publico e que demonstram o quão pode ser absurda a estupidez humana. Uma estupidez que não tem limites em uma bicha medíocre cretinizada pela paixão política. Tenho mais de 200 comentários dela arquivados. Bicha quando encarna é pior que encarnação de mulher feia.
Este é um dos últimos comentários que ela escreveu:
"Meu bom Lacerda: Vc é tipo mulher de malandro que adora apanhar? Suas ações viraram pó. Sua aposentadoria não compra mais um quilo de alcatra. Vc depende da saúde municipal,como comentou Leila tempos atrás. Sua vida melhorou? A minha vai de vento em popa. Será por que eu não sou tão BABACA?"
Porra! Dei uma parada nas postagens pra ver ser ela desiste de mim. Mas, que nada... 
O cara parece ser uma bicha que encarnou em mim. Se eu soubesse quem ela é, até poderia convidá-la pra conviver um pouco comigo e, quem sabe, saber um pouco da minha vida. Mas, ela jamais vai se identificar porque além de ser uma bicha é covarde.
Posso dizer-lhe somente que chego aos quase oitenta com o cérebro em perfeito estado como podem confirmar aqueles que comigo convivem. Posso dizer-lhe ainda que tenho muita saúde, uma mulher bonita e muita grana no bolso, na bolsa e na conta-corrente. Eu, que nasci nu e pobre, cheguei aqui sem ajuda oficial. Só contei com meu talento, além da ajuda do Todo-Poderoso que se amarra em mim.
Jamais fui atendido na saúde municipal, estadual ou federal. A última vez que fui ao médico foi há mais de quinze anos levado por minha mulher. O médico, particular, um terrorista, já morreu e eu, aqui, cheio de saúde e disposição. Bem, disposição nem tanta.
Não posso negar que nesse meio tempo fui ao oftalmologista. Mas, oftalmologista não é bem um médico. É algo assim como um dentista ao qual também tive que comparecer.
Por favor, me esqueça. Se a vida vai de vento em popa pra você, a minha em nada melhorou, sempre foi uma boa vida. Mas, saiba que estou partindo para uma nova temporada no exterior: Itália, Espanha e Portugal. E depois vou a Cuba. Boa "ficagem" pra você.
Pra não perder a razão de ser do Blog, deixo aqui um link para importante artigo sobre o Lula: (aqui).

segunda-feira, 7 de março de 2016

DE SÉRGIO PORTO A SÉRGIO MORO

Da República do Galeão, que jamais teve qualquer pudor, à República de Curitiba, que virou chacota, perdeu o pouco pudor que tinha e penetrou no perigoso terreno da galhofa.
Naquele tempo, era o dedo duro em vez da delação premiada. Moro, o redentor, não viveu a redentora mas, como ela, errou e seu erro é o início do fim de seu delírio de poder e o começo de um novo Febeapá na pior das ditaduras que é a do judiciário, como disse o ministro Marco Aurélio Mello. 
O festival de besteira que assolou o país a partir de 1964 e que volta agora foi uma das geniais expressões imortalizadas por Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto) ao se referir a situações bizarras como a condução coercitiva absurda e ilegal de Lula. Algo que levou à ressurreição retumbante do maior líder popular que já tivemos, que acarretou a crítica de grandes juristas ao Moro  e que o fez se justificar publicamente.
O Lava-jato virou chacota quando Lula, acordado às seis da manhã pela Polícia Federal, perguntou aos agentes: “Ué! Cadê aquele japonês?”
Japonês safado, vazador, que já tinha sido expulso da PF por corrupção, e que muito contribui para o novo Febeabá criado pela República de Curitiba.
Moro, reconheceu que não está acima da Lei e tem que respeitar a Constituição. Hoje, com medo de punições e bastante criticado, até por ministro do STF, Moro lança nota tentando se explicar. 
Não finja que investiga Lula, a culpa dele já foi decretada. Você está apenas investigando qual crime ele cometeu.
Até o mais ingênuo dos “inocentes úteis” já sabe do escandaloso acordo entre a PF, o MPF, Sérgio Moro e a grande imprensa brasileira para evitar a volta do ex-presidente.
Com o comparsa de cavanhaque, barbicha e olhos arregalados do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima – casado com a gerente do Banestado, agência de Foz do Iguaçu, que evadiu bilhões no governo FHC e cuja CPI não deu em nada, apesar de ter como juiz o mesmo Moro -  a República de Curitiba executa a nova tortura que é fragilizar psicologicamente o investigado. Mantém na cadeia, por prazo indefinido e antes do julgamento, dezenas de réus, lembrando a antiga prisão para averiguações durante a ditadura.

Numa mediocridade extravagante chegaram a convocar quem não tem nada a ver com a história. Ia publicar o vídeo do Juiz interrogando o capoteiro, mas ele mandou retirá-lo do youtube. Entretanto, ainda pode ser visto no blog Conversa Afiada. 
(http://www.conversaafiada.com.br/brasil/video-repulsivo-moro-nos-faz-de-capoteiros)
Imbecis, o Lula morto é um mito, preso vira herói, livre se elege presidente.

Idiotas, tornem o Lula inelegível e ele elegerá quem quiser em 2018.

sábado, 5 de março de 2016

O FUTURO DO BRASIL É AGORA!

Escrito por Emir Sader (aqui)


O futuro do Brasil depende do que aconteça com o Lula. 
Ou a direita o exclui da vida política, pela repressão física e jurídica e faz o que bem entende do país, de novo. Ou o Lula supera tudo isso e se elege de novo Presidente do Brasil e retoma o caminho do melhor governo que o país já teve.
A direita sempre teve a obsessão de que um dia o PT terminaria ganhando, teria que fracassar e ela poderia dirigir o pais com tranquilidade. 
Lula ganhou e, ao contrario, deu mais certo do que qualquer expectativa otimista. Aí a direita se pôs a caçar o Lula e o PT.
Tentou derrotá-lo em 2006, não conseguiu. Tentou impedir que ele elegesse sua sucessora, não conseguiu. Tentou impedir que ela se reelegesse, tampouco conseguiu.
Agora se dedica a tentar impedir que o Lula se candidate de novo, ganhe e volte a ser Presidente do Brasil.
É o golpe branco: castrar a democracia brasileira do seu principal líder por uma via institucional completamente conspurcada. Excluir o Lula da vida política é ferir de morte a frágil democracia que temos. Primeiro foram invadindo os espaços institucionais com o Judiciário, depois com a Polícia Federal. 
O pretexto de combate à corrupção é uma farsa, dado que os tucanos são totalmente preservados. Trata-se de uma operação política contra o Lula.
Se conseguirem dar esse golpe branco, o país se tornará uma "democracia restringida", um Estado de exceção, excluindo os setores populares da vida política do país, porque em seguida virá a repressão contra os movimentos sociais, contra todas as forças democráticas, contra o mundo da cultura, contra tudo o que resistir. 
A mídia se encarregara de esconder tudo e promover a ideia de que a democracia sai fortalecida, que o obstáculo para o país voltar a crescer é o Lula.
Ou o Lula consegue superar mais essa e sai ainda mais fortalecido, a campanha eleitoral de 2018 começa diretamente, as denúncias sobre a politização e fascistização de setores do Judiciário e da PF virão à tona.
Ou o Brasil democratiza seu Estado ou a direita incrustrada no Estado terminará com a democracia no Brasil.
O momento decisivo é este. Ou se detém a ação das forças do golpe branco ou é a democracia e todos os direitos conquistados pelo povo que se reverterão. O governo Dilma será definitivamente avassalado pela direita golpista.
É a hora decisiva do Brasil. Seu futuro se decide agora. No destino do Lula se decide o futuro do país.

N.L.: No test-drive de sua prisão, quando foi levado a depor coercitivamente por agentes da Polícia Federal, Lula, brincalhão como sempre, descontraiu o ambiente com uma pergunta:  “Ué, mas cadê o japonês?”