Total de visualizações de página

sábado, 17 de outubro de 2015

MANGARATIBA JAZZ & BLUES FESTIVAL

Não estou acreditando que isto vai acontecer. Pela primeira vez na história, Mangaratiba terá um evento que vai me forçar a assisti-lo. 
De 23 a 25 de outubro, está programado o Mangaratiba Jazz e Blues com grandes nomes do jazz e blues nacional e internacional. E será - será mesmo? - em Muriqui, bem pertinho do meu retiro.
Entre as atrações, o sexteto do americano Delfeayo Marsalis, o saxofonista Leo Gandelman, a big band Big Time Orchestra, o americano José James, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, o saxofonista Gary Brown, o blues man Marcos Ottaviano, a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, os blueseiros do Blues Etílicos, dentre outros. 
De graça, na orla da praia de Muriqui que será transformada na New Orleans da Costa Verde, tal como Parati tem sido há sete anos? Será?
Por que duvido? Porque este é um evento do governo anterior. Evandro Capixaba e Roberto Monsores (ex-secretário de turismo) conseguiram, junto com a empresa Bourbon Street, aprovar o projeto no Ministério da Cultura para o Festival Internacional de Jazz e Blues de Mangaratiba e saíram em busca das parcerias para a concretização do sonho. Conquistaram, entre outros, o apoio da Vale que vai se redimir da poluição sonora e ambiental que causa em Muriqui. (aqui)
Até hoje, não vejo no site da Prefeitura nenhuma informação sobre o evento. Será que o governo atual vai apoiar?
O grande problema para o evento, programado para começar às 19 horas na sexta, sábado e domingo, será o horário de verão. Às 19 horas ainda será dia claro e o turismo predatório ainda estará ativo em Muriqui.
Um evento de tão alto nível como este promovido pelo Bourbon Street Music Club não pode contar com a presença de quem não sabe se comportar com civilidade. Será melhor começar mais tarde, quando aquela turba já tiver ido embora.

7 comentários:

Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz disse...

Bom dia, Lacerda! Penso que não podemos ser preconceituosos em relação ao público de baixa renda que frequenta nossas praias em Mangaratiba. Podemos não concordar com os maus hábitos de várias pessoas mal educadas que se instalam por aqui no varão trazendo som alto de péssima qualidade, descartando lixo pelos locais públicos e arrumando confusão. Porém, como microempreendedor individual, lido com os nossos turistas que, apesar de serem muitas vezes chamados de "duristas" pela humilde condição, mantêm o comércio local sendo que muitos são educados, têm bom gosto, consciência e respeitam o meio ambiente. É um erro generalizá-los! Falta, porém, mais fiscalização e a formação de um ambiente seletivo através do próprio Poder Público e dos comerciantes da cidade. Ou seja, se os próprios donos de bares e quiosques trabalhassem de uma outra maneira, escolhendo músicas de melhor qualidade e denunciando os caras que param com seus carros ligando som alto (outro dia vi um barco de gente com algum dim dim fazendo o mesmo), a coisa seria diferente. Só que, verdade seja dita, aqueles que mais reclamam são também coniventes com o mal comportamento do público. Porém, se conseguíssemos mudar a nossa postura, Muriqui e o restante de Mangaratiba receberia turistas com um outro comportamento e até quem fosse "bagunceiro" se sentiria constrangido a não fazer certas coisas reprováveis. É como penso.

LACERDA disse...

Amigo, apenas chamei a atenção para o horário de verão que pode prejudicar o evento. E pelo que você diz sobre a plebe rude que enfrentamos nos finais de semana, estou coberto de razão.
"Um evento de tão alto nível como este promovido pelo Bourbon Street Music Club não pode contar com a presença de quem não sabe se comportar com civilidade. Será melhor começar mais tarde, quando aquela turba já tiver ido embora."
Agora, por favor, tire a minha dúvida, você que anda aí pelo governo - vereança também é governo - o evento vai ocorrer? A Prefeitura vai apoiar?

Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz disse...

Boa noite, Lacerda. Pelo que li no perfil do prefeito no que chama de "feissenuque", o atual gestor estaria divulgando o evento... Algo que cai no colo dele porque, na certa, considera Capixaba como cachorro morto e o ex-secretario de turismo ja algum tempo compoe o novo governo. Eu eh que sou oposicao..

Sobre sua critica, procede apenas o fato de que, no final da tarde, a orla encontra-se bem suja e o pessoas da Locanty, que eu saiba, nao costuma trabalhar de noite. Mas as 19 hs, o sol ja ta quase se pondo de modo que meia hora ja virou noite. Pouca gente permanece na praia depois das 18 hs e a dificuldade mesmo devera ser a limpeza como coloquei.

Tomara que seja um sucesso! Sou oposicao, mas torco por Mangaratiba.

LACERDA disse...

Finalmente, foi confirmado o evento. Agora, é oficial:
“Queremos trazer eventos de qualidade, que venham a acrescentar para o município. Chega do turismo predatório, vamos em busca do turismo de qualidade”, disse o prefeito Dr. Ruy Quintanilha nesta terça-feira (20), quando anunciou oficialmente para a cidade o 1º Festival de Jazz e Blues da cidade, o “Mangaratiba Jazz & Blues”, que acontece na Praia de Muriqui neste fim de semana. Serão três dias de muita música de qualidade (23, 24 e 25 de outubro) com grandes nomes do jazz & blues nacional e internacional. O prefeito fez o anúncio no encontro com um dos grupos que se apresentam no festival, o “Blues Etílicos”.
Avisa lá que eu vou. Só quero lembrar que o evento foi uma conquista do Prefeito Capixaba e seu secretário de turismo.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Foi mais uma conquista do Roberto mesmo. O Capixaba o colocou ali para melhorar a imagem do governo que já andava ruim.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Foi mais uma conquista do Roberto mesmo, Lacerda. O Capixaba o nomeou porque precisava melhorar a imagem do governo que estava já muito mal...

LACERDA disse...

Eu fui, estava ótimo. Um show internacional de jazz e blues que reuniu um bom público de gente bonita e bem vestida. Ontem, com aquela chuva, não saí de casa.
Se o evento ocorrer todos os anos - como espero - Mangaratiba poderá transformar-se na cidade do jazz e promover o verdadeiro turismo.
Quando Paraty começou com a FLIP, também falavam que era melhor comprar papel higiênico para as escolas. Só queria saber o quê é que tem o cu com as calças.
Agora, todo ano, a FLIP leva a Paraty uma tremenda arrecadação em turismo e promove a cidade em todo o mundo.
Enquanto isso, os derrotistas continuam reclamando da falta de papel higiênico.