Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de junho de 2015

DISTRITÃO, NÃO! DISTRITAL, SIM!

Pelo jeito, o distritão, que o Eduardo Cunha queria, já era. Neste sistema eleitoral seriam eleitos os mais votados em todo o estado ou município, não importando o partido, pois os votos na legenda não mais teriam valor. O quociente eleitoral deixaria de existir. Quem ganharia com isto seriam os grandes partidos e o poder econômico, enquanto os pequenos partidos deixariam de existir. E também aqueles partidos de aluguel, o que seria um boa.
Já ao voto distrital, eu sou favorável. Neste caso, reduzem-se os gastos de campanha e minimiza-se a importância do financiamento de campanhas pelas empresas. Além disto, haverá a possibilidade da eleição de novas lideranças políticas.
Vejamos o exemplo de Mangaratiba com seus nove vereadores e seus seis distritos administrativos.
Na última estatística que tenho do TSE, estão assim distribuídos nossos 25.785 eleitores que divididos por onze vereadores temos um quociente eleitoral de 2.344 votos.
- Mangaratiba Centro         9.083 eleitores
- Praia do Saco                  5.218       “
- Itacuruçá                         4.952       “            
- Muriqui                           2.002       “
- Ibicuí                              1.113       “
- Praia Grande                      371       “
- Conceição de Jacareí       2.475       “
- Serra do Piloto                   573       “
Poderíamos ter cinco distritos eleitorais: 1) Mangaratiba Centro; 2) Praia do Saco; 3) Itacuruçá; 4) Muriqui/Ibicuí/Praia Grande; 5) Conceição de Jacareí/Serra do Piloto.
Pelo quociente eleitoral de 2.344 votos, o primeiro distrito com 9.083 votos elegeria três vereadores; o segundo distrito com 5.218 votos elegeria dois vereadors; o terceiro com 4.952 votos, também elegeria dois; o quarto com 3.486 votos e o quinto com 3.048 votos elegeriam um vereador cada um.
Os vereadores eleitos seriam os mais votados em cada distrito, local onde residiriam e teriam o seu domicílio eleitoral.
Mas, faltariam dois vereadores. Para completar os onze, dois seriam eleitos pela maior sobra de votos em cada distrito. Isto ocorreria em Mangaratiba e em Muriqui.
Cada distrito teria um, dois ou quatro representantes na Câmara Municipal.
O voto distrital, além de trazer o representante para junto de seus eleitores, onde poderia ser cobrado mais facilmente, também reduziria o custo da campanha, pois, o candidato faria campanha apenas em seu distrito. 

Nenhum comentário: