Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VASSOURAS UNGIDAS

Ungido é tudo aquilo que foi alvo de uma cerimônia religiosa de sagração ou unção. Isto é, o alvo da cerimônia é consagrado, recebe o caráter de sagrado.
Nos templos protestantes, pastores fazem culto para consagrar até calcinhas. É verdade, o culto denominado “Unção das Calcinhas” consagra as peças íntimas com azeite da Terra Santa para que os maridos mantenham o matrimônio sem experiências extraconjugais.
O culto foi realizado na sexta-feira 13, antes do carnaval. O pastor afirmou que Exu Caveira escolheu este dia para saciar seus desejos mais profanos.
Os pastores costumam ungir centenas de objetos bizarros e variados: sabonetes, talheres, óleo de cozinha, água, perfume, etc, para vender aos crentes.
Um pastor mais esperto decidiu ungir vassouras para varrer o demônio e todo o mal de dentro da casa daqueles que creem no milagre vassoureiro.
Passou a vendê-las por R$ 100,00 cada uma e obteve grande sucesso. No culto abaixo, vemos os fiéis orgulhosos com suas vassouras ungidas e milagrosas.
A vassoura sempre foi objeto de superstição. Põe-se uma vassoura atrás da porta, cabo para baixo, para fazer uma visita indesejável ir embora. 
Ela participa de várias outras crendices e sempre esteve relacionada com a magia. Por exemplo, não se pode varrer os pés de moça solteira por que ela não vai conseguir casar-se; não se pode varrer a casa da porta para fora, pois a vassoura pode varrer também  a felicidade, a sorte, a saúde; sonhar com vassoura pode ser bom ou mau presságio.
Por tudo isso e muito mais, o esperto pastor teve a grande ideia de ganhar uma boa grana além do dízimo.
Na foto abaixo, vemos a cerimônia de unção das vassouras na presença dos crentes.

5 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

São charlatões da fé, Lacerda! Tais "pastores" e "igrejas" não correspondem à essência do cristianismo protestante. Até no movimento pentecostal encontramos críticas a práticas como essa que noticiou. Infelizmente, no Brasil, a ignorância da população torna-se campo fértil para coisas do tipo. Tá faltando ensino de qualidade nas escolas!

LACERDA disse...

Também faltam alunos de qualidade que já cheguem educados às escolas.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Isto ainda vai continuar faltando, Lacerda, porque os pais já não educam mais seus filhos direito. E, em se tratando de pessoas muitas vezes ignorantes, quer sejam religiosos ou não, qual o conteúdo que poderão transmitir aos descendentes? Ensinarão essas letras de funk? Decoreba de doutrinas biblicistas? Ou a baixa cultura feissebuquiana?

LACERDA disse...

Meus pais cursaram apenas o antigo primário. Sabiam apenas ler e escrever. mas educaram os seus três filhos com dignidade e respeito.
E Dona Lindu, abandonada pelo marido, analfabeta, educou os sete filhos.
É somente isto que falta atualmente transmitir aos filhos: dignidade e respeito.
Ou será que os pais de hoje não sabem o que isto significa e largam os filhos à mercê do mundo e, também, do deus que os pastores inventaram?

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Lembro que, na igreja que frequentava em Nova Friburgo, incentivava-se os pais a criarem seus filhos "à maneira de Deus", desaconselhando o uso de castigos físicos. No entanto, tinha umas crianças lá que pareciam uns "capetas" (rsrsrs). Bem, acho que uma palmadinha aplicada corretamente pelos pais não faz mal.

Sobre o que respondeu, há que se distinguir a formação da informação. O fato de pessoas hoje em dia terem até faculdade não significa que elas sejam realmente formadas em algo pois podem ter só conteúdo. Antigamente, porém, mesmo o analfabeto recebia uma formação ética mais sólida do que na atualidade quando há um enorme esquecimento dos valores.