Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

FALSAS NOTÍCIAS

O que sinto não é somente a vergonha alheia por aqueles que dão vexame nas redes sociais compartilhando as notícias falsas que lhes saciam o ódio que nem sabem que sentem, mas o disseminam.
São todos tolos que acreditam no primeiro de abril diário em que se tornou o feissibuque. Quem acredita deve acreditar em tudo e eu fico pensando se foi mesmo o espermatozóide mais esperto do pai que conseguiu fecundar o óvulo da mãe.
A internet, a maior invenção humana depois do computador, é capaz de tudo: do bom e do pior. É capaz de colocar o mundo em suas mãos e, também, de demonstrar o quanto parte da humanidade sofre de cretinismo crônico.
É muito fácil criar e publicar uma notícia falsa como aquela que li hoje sobre a colocação na estação da Pavuna de um busto em homenagem ao traficante condenado à morte na Indonésia. Conheço dois sites (aqui e aqui) que facilitam a criação e publicação da notícia falsa, inclusive com imagens e fontes com alguma credibilidade.
Os tolos não sabem distinguir o falso do verdadeiro e se tornam inocentes úteis para disseminar boatos ou o ódio contra quem a falsa notícia quer atingir. Veja algumas falsas notícias aqui e aqui.
A mais genial falsa notícia que li – e que inclusive deixou revoltado o deputado Roberto Freire/PPS – foi sobre a decisão da Dilma em alterar a inscrição “Deus seja louvado” nas notas de reais para “Lula seja louvado”. Quem sabe até você que me lê tenha acreditado. Como acreditou também que o filho do Lula é dono da Friboi ou no Bolsa Bandido.
Diz O Globo (aqui e, também, aquique Facebook foi atualizado nesta terça-feira (20/01/2015) para mostrar menos notícias consideradas falsas, as famosas "pegadinhas", na linha do tempo. De acordo com a empresa, o número de postagens marcadas como mentirosas irá diminuir conforme os usuários as denunciarem. Porém, o Facebook afirma que não irá apagar essas notícias ou analisar seus conteúdos”.
O Facebook vem tomando medidas para evitar a disseminação de notícias falsas com alto potencial de viralização. No entanto, a empresa afirmou que não removerá as notícias falsas do seu site, enquanto o conteúdo satírico será preservado. Aí ao lado, sempre postei três links para sites com notícias satíricas, cujo objetivo único é fazer humor, e não disseminar o ódio. Mas, sempre há tolos que acreditam nas sátiras do Professor Hariovaldo, do Sensacionalista e do Piauí Herald.      
Aqui você encontra vários sites de falsas notícias. No próprio feissibuque existem páginas de notícias falsas, como esta aqui que não tem sido atualizada.
Na rede em língua inglesa quando um usuário clica para ocultar um post, também verá a opção de relatar o conteúdo como "notícia falsa". O recurso deve chegar aos poucos a todos os usuários da rede social.
Enquanto isto, os tolos continuam compartilhando e acreditando em primeiro de abril.

Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

O Facebook é um meio forte de divulgação, porém fraco para o aprendizado e para a elevação intelectual do ser humano. Um tremendo desestímulo à leitura!