Total de visualizações de página

sábado, 3 de janeiro de 2015

IRRACIONALMENTE OTIMISTA

Alguém que queria me levar ao médico e que tomasse antibióticos apenas porque passei o Natal com um furúnculo no rabo, postou no Face um link para um artigo interessantíssimo que vou comentar.
O artigo diz que a ciência começa a entender que a crença de que tudo vai dar certo é capaz de ajudar o corpo a se manter saudável. Eu digo que a mente também.
Diz o que eu sempre soube: que a única forma de conseguirmos antecipar o futuro sem entrar em desespero é sermos irracionalmente otimistas.
Evidências de como o otimismo é capaz de impactar o funcionamento do corpo – e da mente - são encontradas no estudo dos placebos, preparados inativos usados em pesquisas controladas para determinar a eficácia de substâncias medicinais.
A medicina sabe há mais de 50 anos que o placebo pode aliviar dores e curar enfermidades em até 40% dos pacientes.
Eu sou irracionalmente otimista. Sempre fui. Quanto sinto algo que me incomoda no corpo ou na mente, deito na rede e durmo. Sei que vou acordar recuperado. Sem apelar para médicos ou remédios.
Já escrevi aqui e aqui que metade dos doentes se curam naturalmente sem médicos e sem remédios; 30% se curam apesar dos médicos e dos remédios; 10% deles precisam de médico, mas não de remédios; outros 10% precisam de médicos e de remédios.
O artigo aborda a importância do cérebro e a força do pensamente positivo, o otimismo, para curar o corpo e a mente.
Eu diria que também para melhorar o meio ambiente e o relacionamento em sociedade. O exercício intelectual seria, portanto, mais importante para o corpo e a mente do que o exercício físico.
Li no artigo que um paciente americano diagnosticado com câncer no fígado e que teria apenas alguns meses de vida, morreu pouco tempo após o diagnóstico. Durante a necrópsia, os médicos ficaram chocados porque descobriram que o tumor era mínimo e não havia ocorrido metástase. Concluíram que o cara não morreu de câncer, mas por saber que estava com câncer.
Portanto, o pessimismo pode levar o paciente à morte. E, talvez, o otimismo irracional explique o fato de tantos casos de câncer serem curados.
A força do pensamento positivo, o otimismo, pode melhorar a saúde.
“Notícias ruins desencadeiam psicologias ruins”, diz o artigo, revelando outro aspecto importante da sugestão: a leitura do noticiário. Segundo o artigo, “É do conhecimento científico que ler notícias ruins — ou basicamente tudo o que nos é oferecido a fartar diariamente — dispara o sistema límbico liberando altas doses de glicocorticóide, hormônio ligado ao estresse, no organismo. Altos níveis da substância no sangue prejudicam a digestão e aumentam a suscetibilidade a infecções. Psicologicamente, a notícia ruim também tem impacto real: ao tomarmos conhecimento de uma tragédia, passamos a achar que a mesma coisa pode acontecer em nossas vidas e isso altera a realidade ao nosso redor. Se ficamos sabendo que um avião caiu, no dia seguinte, a despeito do fato de as estatísticas não terem sido alteradas, sentimos mais medo de embarcar em uma corriqueira viagem de negócios.
No tempo em que eu viajava muito, a negócios, sentia a maior tranqüilidade ao entrar no avião no dia seguinte a um desastre aéreo. Meu otimismo irracional sabia que nada de ruim poderia acontecer em dois dias seguidos.“É, portanto, apenas lógico – continua o artigo - que em ano de eleição, quando todo o tipo de especulação negativa a respeito do futuro parece nos inundar, aumentem os índices de pessimismo na população.
A auto-estima - sobre a qual escrevi aqui - a valorização de si próprio, o amor próprio, a autoconfiança, a satisfação com suas vidas, são virtudes dos otimistas. Compõem o sistema imunológico emocional dos otimistas. Sem estas virtudes seremos sempre pessimistas e não vamos dormir bem.
Não posso terminar sem exaltar aquele que considero o maior dos otimistas: o carnavalesco de qualquer escola de samba grande ou pequena. Quem foi capaz de enfrentar o caos que é fazer um desfile na Sapucaí sabe o que estou dizendo. Sem um otimismo exacerbado é impossível.

 N.L.: Já fiquei bom do furúnculo, sem médico e sem remédios. Disseram-me que a causa foi muita manga Palmer que comi em dezembro. Acreditei.

4 comentários:

Eduardo,o imbecil disse...

"Disseram-me que a causa foi muita manga Palmer que comi em dezembro"
Besteira maior só acreditar que a governanta(com todo o respeito) vai aceitar a cartilha neoliberal(e acertada do outro Joaquim)
Espero que aceite:PELO BRASIL!!!

Paulo Roberto disse...

Antes de falar besteira, procure se informar. O Google taí pra isso. Você vai ver a relação em manga e furunculosis. Se souber inglês então...

Eduardo,o imbecil disse...

Vejo vc no inferno......

Eduardo,o imbecil disse...

Vc é um
"IRRACIONALMENTE OTIMISTA"porque tem dificuldade de raciocínio,ou não tem acesso à realidade?
Tô preocupado com sua oxigenação cerebral.Tô véio tbm!
Minha sanidade mental muito me interessa.
Aguardo seu TESTEMUNHO.
Não precisa ser na IURD.