Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

OS JUDEUS NOVOS

Em Portugal, na Espanha e no Brasil, houve um tempo em que surgiram os cristãos novos. Foi durante a inquisição. Para livrarem-se da punição na fogueira, judeus se convertiam ao cristianismo. Puro fingimento. Eram os cristãos novos numa situação ambígua como a da Marina.
Foi quando se difundiu o sobrenome Silva adotado pelos judeus. Naquela época, todo Silva era identificado como cristão novo.
Atualmente, em pleno século XXI, surgem os judeus novos com sobrenomes variados, inclusive os Silva.
Sempre estranhei que os protestantes pentecostais – aqueles que se dizem evangélicos – dessem maior importância ao Velho Testamento -  a Bíblia judaica com suas estórias inacreditáveis – quase desprezando o Novo Testamento com o evangelho e a doutrina de Jesus Cristo. Parecem contaminados por uma espécie de “cristofobia” como os judeus antigos.
O suntuoso Templo de Salomão, em São Paulo, fez uma apropriação indébita dos símbolos da religião judaica.
No templo, construído pela Igreja Universal e que custou 680 milhões de reais, há cópias do Menorah (o candelabro de sete braços), cópias da Tábua da Lei com os dez mandamentos e o próprio bispo Macedo passou a se vestir como se um rabino fosse. 
Na inauguração, Edir Macedo apresentou-se com uma longa barba grisalha, solidéu na cabeça e vestido com um comprido xale branco com faixas azuis e tranças nas pontas.Tal como um judeu ortodoxo que não pode raspar a barba; que tem que manter a cabeça coberta pela Kipá (para lembrar da existência de um ser superior) e que precisa fazer a oração com o Talit, o manto que representa o dever de observar os mandamentos do Torá, o conjunto de livros sagrados da religião.
Assim, o bispo Macedo está criando uma legião de novos judeus no país e legitimando as estórias absurdas do Velho Testamento que sempre foi motivo de exaltação em sua igreja.
Será que vão renegar Jesus Cristo, o judeu que renegou as determinações dos rabinos de sua época e foi por eles renegado?
De qualquer forma, acho que o bispo, que sempre esteve com a bola cheia, desta vez pisou na redonda.
O judeu – reconhecido mundialmente como avarento - não gosta de jogar dinheiro fora e pode esvaziar a bola do bispo.

3 comentários:

Eduardo,o imbecil disse...

O Luiz Inácio Lula... da Silva,está aí incluído?
Longe de mim defender o argentário Edir Macedo.
Mas estou chocado com seu ultrapassado antissemitismo.
Alzheimer?

Anônimo disse...

alem de imbecil é um analfabeto funcional

LACERDA disse...

Tem razão.