Total de visualizações de página

sábado, 15 de fevereiro de 2014

FALTA D'ÁGUA

Com reservatórios, nascentes e mananciais quase secos, companhias de abastecimento dizem não ter visto situação tão grave em duas décadas.
Com a escassez de chuvas, o racionamento de água já é uma realidade em 142 cidades do país, onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas.
Em outros 47 municípios, a situação é ainda mais crítica. Diante de um colapso no abastecimento, moradores convivem com torneiras completamente secas.
Os dados fazem parte de levantamento da Folha de São Paulo junto a empresas de saneamento e governos. Ao todo, onze estados relatam dificuldades. Ainda mais com o calor de quase 40 graus que eleva o consumo, a situação é precária.
Em Mangaratiba, com inúmeras casas alugadas para 30 a 40 pessoas, dizem que a falta d’água neste verão chega a ser calamitosa e são obrigados a comprar caminhões-pipas para abastecer suas residências. 
Mas, aqui, jogam a culpa nas costas do inocente prefeito. Acusam-no de maldade e incompetência pelas ruas, no feissi e, até, em blogs.
Se fosse verdade, agradeceria ao Capixaba por jamais ter faltado água, nem por um instante, na minha casa em Muriqui.

Com a Cidade superlotada, o calor absurdo e o elevado consumo, a água nem sempre tem força para subir até as minhas quatro caixas de mil litros cada uma, mas ela enche a minha cisterna de 15.000 litros. Dali, então, a bombeio para as caixas.
São sempre quase 20.000 litros para apenas um privilegiado casal. Este mundo é insano e injusto.
Como diz o velho deitado: o sol é para todos, mas a água...

3 comentários:

Eduardo disse...

Socialismo petista é exatamente isto!

Anônimo disse...

Mas com certeza estes 20000 litros acabam sendo tirados de outras caixas....rsrsrs.

LACERDA disse...

Anônimo,

Nada disso, os 20.000 litros ficam estocados desde há muito tempo. Desde quando a água era farta. Além, disso fazemos questão de economizá-la.
Não escovamos dentes, nem lavamos louça, nem faço a barba com a torneira sempre aberta.
Não vivo lavando o carro pois ladrão não gosta de carro sujo.
Não temos nenhum vazamento em casa.
E gastamos muito, muito menos que nestas casas com 30, 40 pessoas.
Por isso, pagamos o mínimo na conta d'água mensal.