Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PORQUE EU VOTO NO CAPIXABA

No caso da eleição majoritária, sou pelo minhoca da terra. Recuso-me a votar numa dondoca da Barra e manter no poder quem já lá está há 16 anos.
Capixaba reside em Muriqui. Sei onde é a sua casa, é meu vizinho. Está sempre junto ao seu povo. Circula entre nós e nos conhece a todos.
É sangue bom, um cara legal que ficou muito pouco tempo no governo.
Quase sem apoio, sem grandes recursos, arrumou a casa e realizou algumas obras pontuais de reparos da rede de esgotos, manutenção e revitalização espalhadas por todo o município: reforma de escolas, construção de creches, parques, cobertura de quadras esportivas, centros de convivência da terceira idade (CCTI), unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF), reforma do CAICA da Serra do Piloto e implantação de outro no Parque Bela Vista.
Instalação da subprefeitura de Jacareí levando pra lá a comodidade de serviços essenciais.
Em Ingaíba, foi inaugurado um posto de saúde 24 horas.
Os primeiros projetos para dotar todos os distritos com redes de coleta e tratamento de esgoto já se encontram protocolados nos órgãos competentes (INEA, FECAM, FUNASA). 
A praia de Muriqui foi totalmente iluminada e o Distrito embelezado com a retirada daquele trambolho que havia na entrada e a instalação de jardins com iluminação paisagística.
O Instituto José Miguel, órgão social da Prefeitura, foi competente no atendimento às necessidades dos mais carentes.
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) atua com rigor na Mata Atlântica, banindo a caça de animais silvestres em risco de extinção.
A Fundação Mário Peixoto, braço cultural da Prefeitura, jamais atuou tanto e tão bem quanto agora.
A Ouvidoria Municipal é atualmente um órgão atuante de fato em defesa dos interesses do cidadão.
Na educação, Mangaratiba superou, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a meta estipulada pelo Ministério da Educação tanto no primeiro segmento (1º ao 5º ano) do ensino fundamental quanto no segundo segmento (do 6º ao 9º ano).
O programa de Recuperação Fiscal do Município (Refis) foi implantado para permitir que os contribuintes em débito pagassem suas dívidas sem juros e multas e aumentando a arrecadação fiscal.
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários foi finalmente instituído para benefício dos servidores municipais.
Tá bom ou quer mais? Fiz apenas um resumo para não alongar a postagem. Não considero pouco para apenas 16 meses no governo de uma cidade tão pequena e espaçosa como Mangaratiba.
Entretanto, nem tudo foram flores. Houve erros como as invasões de praia, a permissibilidade para o funk e as drogas correrem soltos pela madrugada nas praias, a nomeação do velho e incompetente delegado na Secretaria de Segurança, o incentivo ao turismo predatório, a falta de coragem para proibir a circulação de trens cargueiros entre as 22 e 6 horas da manhã.
E as denúncias de fraudes em licitações? Tempo de eleição é temporada de denúncias. Lembram da Erenice e seus filhos.
Denúncias são denúncias, nada mais que denúncias. Não podemos considerá-las como coisa provada e julgada. Nem podemos condenar ninguém sumariamente. 
Somente o ódio pode levar alguém em sã consciência a acreditar em simples denúncias. Ou melhor, também é capaz disso a cretinizante paixão política. Como definiu Nelson Rodrigues, a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.
Do outro lado sim, as fraudes estão provadas e julgadas, apenas aguardando uma sentença definitiva. Afinal, foram 16 anos de fraudes e não apenas 16 meses.
Fraude em licitações ocorre nos melhores governos. No governo Dilma, por exemplo, logo no primeiro ano, oito ministros caíram inclusive por fraude em licitações. Não surgiu nenhum irresponsável pedindo, nem sugerindo o afastamento da Dilma. Nem acusando-a de chefa da quadrilha.
Se o governo Capixaba fraudou licitações, quem fraudou tem que pagar por isso, é claro, lógico, evidente.
E se na CPI ficar provada a fraude e vier o “impeachment” após a eleição do Capixaba?
É aí, meus queridos, que eu apresento o melhor de todos os argumentos para votar no Capixaba: o seu vice Ruy Quintanilha.
Alguém teria algo contra ele como prefeito?

2 comentários:

leila disse...

Lacerda, desculpe.... ontem quando publiquei, fiz na intenção de responder em comentário de seu blog, como por diversas vezes já o fiz. Mas, pela intenção de passar no face, em especial para o Zaralho, acabei por fazer por aqui. Quando vi, havia me esquecido de colocar a fonte original do texto que inclusive está na net, como se fosse de alguém da Gamboa e eu disse de quem é a autoria.
Pela manhã de hoje, tive compromissos e só agora entrei na net.

Os demais tópicos de seu comentário, não vou responder como fazia na eleição suplementar, pois infelizmente, seria grosseira e você merece todo o meu respeito como pessoa especial que é.

Você tem todo direito, como todos nós de emitir opiniões, mas vindo de uma pessoa inteligente ao extremo e com uma vivência política extraordinária, não consigo ver de outra forma, a não ser o de descompromisso com a vida cidadã, não percebendo o horror que se instalou por aqui. Não posso crer que você acredita em cada tópico motivador que descreveu como sendo realidade. Ou você está tirando um sarro com as pessoas, ou as manipulando.

Meu blog tem liberdade, pois sou livre mesmo. Sou tão livre que apenas postei em quem eu não votaria, para que mais pessoas não fossem induzidas a votar à partir da opinião de uma pessoa que todos respeitam e que fez um desserviço a todos nós, se dizendo motivado por coisas ridículas cheias de tramoias e que não funcionam para a população.

E mais, hoje voto em quem puder tirar o Capixaba da política local. Na verdade, mais que tirar o Capixaba, quero que todos possam votar munidos de informações e não possam mais adiante dizer que foram enganados. E aprendi isso com um amigo em comum...que me disse que eu tinha que aprender a ser pragmática e me valer dos recursos que se tem para atingir o objetivo que se quer.

Então, penso que quando chegamos a receber da vida a possibilidade de partilhar nossas experiências, que esta possibilidade seja usada da forma mais útil para TODOS nós.

Colocarei a fonte do texto original para seu deleite, com toda certeza a omissão não foi de propósito.

Anônimo disse...

eu não jogo meu voto fora como alguns farão nessas eleições.por que não quero votar em um ladrão rouba a prefeitura de diversas maneiras como o CAPIXABA faz,falo isso por que ja foi comprovado e todos que procurarem saber sobre isso encontrarão o mesmo que eu.
por isso no dia 7 de outubro aperte o 12 e confirma