Total de visualizações de página

domingo, 28 de fevereiro de 2010

IPTU/2010 MANGARATIBA

Na sexta-feira, dia 26, paguei – em cota única - o IPTU/2010 de três imóveis que tenho em Muriqui. O total importou em R$ 1.086, 38, ou seja, 13,9% a mais que em 2009.
O que não deu para entender é por que no imóvel em que resido o IPTU/2010 aumentou 32,5%, enquanto nos outros dois imóveis aumentou apenas pouco mais de 4%. Isto é, quase exatamente a redução de 5% no desconto – de 20 para a 15% - no pagamento em cota única. Portanto, não houve aumento no valor do IPTU.
Analisei os carnês de pagamento dos últimos seis anos do imóvel em que resido e verifiquei que sempre fui cobrado sobre 99m² de área construída e, agora, em 2010, fui cobrado sobre 124m².
Por quê? Como escrevi em 29/10/09, na postagem intitulada “IPTU QUADRUPLICADO EM MANGARATIBA”, recebi notificação da Prefeitura, com uma nova cobrança de IPTU no valor de R$ 1.145,24, dizendo que foi detectada uma diferença de área edificada de 25m² no imóvel.
Corri à Secretaria de Fazenda para esclarecimentos. Lá, verifiquei uma infinidade de notificações sendo seladas e preparadas para envio. Disseram-me que todos os proprietários de imóveis de Mangaratiba receberiam idêntica notificação e cobrança.
Informaram-me que uma firma terceirizada fez um recadastramento imobiliário em 2007 e, agora, estão cobrando a diferença.
Reagi com veemência. Disse que ninguém foi ao meu apartamento medi-lo para me cobrar mais 25 metros quadrados. Que pago o IPTU há mais de cinco anos e não fiz qualquer obra de acréscimo no mesmo, nem poderia, é um apartamento. Só se construísse para fora das janelas.
Por outro lado, a escritura do imóvel – com todos os registros, inclusive na Prefeitura – afirma que o apartamento tem apenas 86,70m².
O funcionário, então, me sugeriu mandar um servidor da secretaria para fazer uma revisão na metragem do imóvel. Aceitei, claro.
Vieram duas servidoras e mediram todo o apartamento. Não paguei a nova cobrança de IPTU e, a partir daí, fiquei na espera. Não recebi qualquer nova notificação da Prefeitura. Somente, agora, recebi a cobrança regular sobre 124m². Um aumento de exatos 25m².
Voltarei à Prefeitura e tentarei reaver o que paguei a mais para não perder o desconto de 15%.
Faço esse relato para alertar a todos sobre essa cobrança estapafúrdia. É preciso que todos verifiquem o que está sendo cobrado de IPTU, para que todos defendam os seus direitos e não aceitem esse novo assalto ao bolso dos contribuintes mais incautos.
Só mesmo repetindo Gregório de Matos:
A Câmara não acode?.................Não pode
Pois não tem todo o poder?.........Não quer
É que o governo a convence?.....Não vence.
Que haverá que tal pense,
que uma Câmara tão nobre
por ver-se mísera e pobre,
Não pode, não quer, não vence.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

LEI SECA, BOLSA FAMÍLIA, QUOTA RACIAL, UPPs, CHOQUE DE ORDEM

“Se não quiseres ser alvo da censura alheia, não faça, não diga, não seja, absolutamente nada.” (Voltaire)

Na passagem de ano, aturei calado os disparatados argumentos contra a Lei Seca proferidos por um indivíduo que não sabe o que diz mas se considera um cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Minha vontade era cair de pés juntos sobre o estômago da indigesta criatura, mas estávamos na residência de uma amiga a quem muito prezo e, por baixo da mesa, minha mulher me continha aos ponta-pés.
O babaca dizia que a Lei não deveria atingi-lo porque dirige conscientemente mesmo após beber consideravelmente. Que a Lei Seca não resolveria jamais o problema das mortes no trânsito que continua existindo. Que a solução dependerá de campanhas educativas sobre direção preventiva. E que nunca mais votaria nesses deputados ladrões que aprovaram a Lei Seca.
E eu tive que ficar calado. Como calado eu tenho que ficar quando vejo na NET tanta estupidez contra o Bolsa Família. Dizem que o governo está mantendo uma imensa comunidade de vadios. Que a solução é educação e emprego para todos, como se isso fosse fácil. E enquanto isso não acontece: as crianças devem morrer à mingua sem qualquer ajuda oficial? Ou será que não temos uma dívida social com os mais carentes?
Contra a Quota Racial para entrar nas universidades públicas, então, o número de trogloditas contrários é muito maior. Afirmam que é paliativo, que a solução está no ensino básico de alto nível. Não sabem que a Quota Racial foi importada do primeiro mundo, dos Estados Unidos onde, dizem, o ensino básico é de altíssimo nível. Que ela significa o pagamento de outra dívida social que temos com os negros.
Tenho um amigo que combate em seu blog as Unidades de Polícia Pacificadora que estão sendo implantadas nas comunidades onde o tráfico foi expulso. Que isso não é solução porque continuam vendendo drogas nas imediações dessas comunidades.
Ele finge não conhecer a pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) com 600 moradores de 44 favelas do Rio ainda não contempladas pelo projeto mostrando que 70% dos entrevistados afirmaram ser muito favoráveis ou favoráveis à implantação de UPPs em suas comunidades. Em outra pesquisa, também do IBPS, foram ouvidos mais 600 moradores de favelas onde as unidades já estão funcionando: para 93%, o lugar onde vivem hoje é muito seguro ou seguro, contra apenas 5% que o consideram inseguro ou muito inseguro. Por outro lado, os imóveis usados valorizaram até 126% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O destaque foi para Ipanema, Copacabana, Botafogo e Tijuca. Os três primeiros são bairros já beneficiados pela ação das UPPs e a Tijuca é o próximo a ter esse mesmo tipo de ação, programada para acontecer na comunidade do Borel.
“Não é porque não posso ter um mundo ideal que vou desistir de apoiar um mundo razoável” – disse um comentarista deste humilde blog.
E disse mais. E eu repito que não se pode pensar desse jeito: “Ah! Eu não acredito (nessas ações) porque somente isso não basta.”
Ele comentava sobre o Choque de Ordem que vem sendo implantado em Muriqui e que alguns são contra pelas razões mais subjetivas.
Sei que o Choque de Ordem não é uma solução definitiva, mas, com o nosso apoio, prevalecerá como instrumento de educação para a civilidade. E é ótimo que existam autoridades que procuram agir pelo bem de todos independentemente do fato de outras se omitirem.
O interessante é que quem combate hoje – ou contesta – o Choque de Ordem em Muriqui já disse em meu blog que “A atuação da polícia foi eficiente e necessária. Ninguém aguentava mais a poluição sonora e a falta de limites daqueles que sequer questionavam como estariam os ouvidos dos moradores e frequentadores da orla.”
Não sei porque a mudança, pois a mesma comentarista já escreveu dizendo que “Também é hipocrisia de nossa parte, criticarmos ações corretas por vivermos tantas outras incorretas.”
Enfim, como eu sempre digo, repetindo Carlos Lacerda: “a coerência é uma virtude própria dos imbecis.”

domingo, 21 de fevereiro de 2010

FUNKEIROS

Tenho uma amiga que odeia Gregório de Matos. Sinceramente, eu não entendo como se pode odiar um poeta. O meu ódio, que não é pequeno, eu dirijo todo ele apenas aos funkeiros.
Sei que a Lei Estadual diz que o funk é um movimento cultural e musical de caráter popular e que fica proibido qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento funk ou seus integrantes.
Longe de mim querer desacatar a Lei. Aliás, o funk e seus integrantes jamais me incomodaram. Vivo bem longe deles e deles só peço distância.
O que me perturba, me agride, me atormenta, me aflige, me tortura, me angustia e me irrita são os funkeiros. Estes insistem em se aproximar de mim. Em Muriqui, nos finais de semana – mesmo com a repressão – é um suplício. Eles surgem às centenas, dificultando a ação policial.
Estacionam o carro, abrem a mala com a parafernália sonora e ligam a pornofonia insuportável, fazendo apologia ao crime e ao sexo mais depravado. Geralmente, são três ou quatro imbecis tatuados e com cabelo pintado de amarelo. Ficam rebolando e esfregando a bunda um no outro. Viadagem pura. E passam o tempo enchendo a cara e o nariz.
Quando se aglomeram ali entre o Maurício´s Bar e o Quiosque do Marquinhos, mais de 90% são homens – homens? – a maioria com o cabelo amarelo. As meninas decentes e bonitas fogem deles. Eles nem ligam, são viados em potencial. Permanecem apenas as piranhas depravadas, feias e embriagadas.
À noite, quando começa o funk, a freguesia do Maurício desaparece. Surge a PM, o som é desligado. A PM vai embora e volta o som ensurdecedor. A PM não acaba com essa muvuca movida a Ice e muito brilho porque não quer. Ou não tem força para isso. Ou que poder nefasto será esse que tem aquele grupo de marginais para desafiar a PM?
No carnaval, o Maurício teve prejuízo, fechou cedo o restaurante e não pôde sair com o carro. A multidão o impedia. Somente a sensatez do Maurício não permitiu que ocorresse uma desgraça. Aquele ambiente ali tem o mau cheiro da tragédia anunciada.
Pior que um funkeiro, porém, é uma funkeira. No carnaval, vi algumas com as mãos nos joelhos se abaixando até atingir com a vagina um enorme pênis de borracha, em pé, no chão. Isso aconteceu no quiosque 12. E não era uma só, não. Elas riam felizes. Satisfeitas com o seu deprimente espetáculo.
Essas vadias devassas e viciadas não podem ter mãe em casa. Devem ter uma pobre coitada que bota filhas no mundo e não quer saber de responsabilidades.
E os pais dos funkeiros que ainda financiam a parafernália sonora que vai perturbar meio mundo? Que moral podem ter sobre um filho funkeiro? Será que eles estão certos de que são seus filhos?
Na verdade, o funkeiro é geralmente um ignorante que não terminou nem o primeiro grau. Vagabundo, não possui o menor talento para conseguir um emprego. Por isso, sobrevive de pequenos expedientes ou pequenos furtos para sustentar seus vícios. Jamais conseguirão ser alguém na vida. Serão sempre escravos daqueles que não suportam funkeiros.
Estou exagerando? Você vai me dizer que existem rapazes e moças decentes entre os funkeiros?
Pode até ser que existam. Mas, será por pouco tempo. Sabe aquela estória da única laranja podre que estraga todas as outras?
Neste saco, a imensa maioria das laranjas já apodreceu.

O CARA E A COROA

O Cara conquistou todas as vitórias possíveis e imagináveis. Conquistou prestígio universal e a aprovação de mais de 90% do povo brasileiro.
Foi eleito a maior Personalidade Mundial pelos seus pares. Com o imenso prestígio internacional de seu governo, trouxe para o Brasil a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Só falta ser campeão do mundo em 2010. Tudo indica que será. E, se for, elegerá a Coroa presidente do país.
Será a outra face da mesma moeda. É o Cara e a Coroa trnsformando o país. Esse governo tão bem sucedido terá, então, a continuidade que o povo brasileiro anseia e merece.
Após quatro anos ininterruptos junto do Cara como Ministra-Chefe da Casa Civil, ninguém possui as mesmas credenciais da Coroa para comandar o país. Ninguém possui o seu nível de experiência para dar continuidade aos projetos iniciados no atual governo.

VERBA FEDERAL RECEBIDA POR MANGARATIBA EM 2009


Repasses do Governo Federal para o município de Mangaratiba, em dezembro de 2009:
R$ 4.543.926,80
Repasses do Governo Federal para o município de Mangaratiba, acumulado em 2009:
R$ 39.116.952,15

Cadastro de Convênios
Recursos Recebidos do Governo Federal em 2009
Recursos Recebidos por Área
Encargos Especiais --------------------------------R$ 32.837.302,86
Saúde ---------------------------------------------R$   3.265.048,72
Assistência Social ---------------------------------R$   1.569.373,00
Educação -----------------------------------------R$   1.230.155,99
Segurança Pública --------------------------------R$      117.571,58
Recursos Recebidos por Ação
Royalties ------------------------------------------R$ 22.722.490,42
FPM - CF art. 159 -------------------------------R$    8.036.030,76
FUNDEB -----------------------------------------R$   1.462.385,99
PAB Variável - PSF ------------------------------R$    1.212.505,00
PAB Fixo ----------------------------------------R$       635.945,24
Recursos Pagos Direto ao Cidadão
Bolsa Família --------------------------------------R$   1.345.341,00

Quer saber mais?  Clique aqui .
E veja quanto Mangaratiba recebeu para a modernização,  reaparelhamento e capacitação da guarda municipal, e para desenvolver ações de prevenção junto à população, visando reduzir os índices de violência e criminalidade por meio de ações preventivas e educativas.
Veja só, a verba é para reduzir os índices de violência e criminalidade. E o futuro ex-prefeito diz que não tem nada a ver com isso, diz que segurança é responsabilidade exclusiva da PMERJ.
Veja, também, que o Município recebeu R$ 500.000,00 para a aquisição de veículo automotor, zero km, com especificações para transporte escolar.
E saiba que a prefeitura foi beneficiada com um total de R$ 1.000.000,00 para a aquisição de unidades móveis de saúde (ambulâncias e UTI móvel).
Por favor, me informe se você sabe onde estão esses veículos. E, se você tomou conhecimento do orçamento da prefeitura para 2010, por favor, me informe onde posso encontrá-lo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MAIS UM BLOGUEIRO

O Marcos Silva (Markito) - professor de história - lançou o seu blog este mês. Isso é ótimo. É mais um para a nossa crescente comunidade blogueira. Clique aqui .
Seu texto inicial sobre a "memória do passado" me trouxe à lembrança um slogan que criei para uma nova revista que foi lançada há cerca de 30 anos. A pauta da revista, somente para adolescentes, era o futuro. Como seriam ou poderiam ser as inovações tecnológicas para o século 21.
O slogan foi: "A História do Futuro".

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM MURIQUI

Visto aqui do alto, o carnaval de Muriqui é feio, pobre, sujo, mas, pelo menos, não fede e não se vê tanta gente feia. Lá, em baixo, fede a mijo. Aquele mijo curtido de um dia para o outro, um mijo azedo. E se você descobre na multidão uma mulher bonita dá até pena de ver.
Hoje, terça-feira, às 18:30h, tomei coragem e saí de casa. Fui confirmar o que meus informantes me passaram nos três dias anteriores antes de escrever esse texto.
Era tudo verdade. Carros com mala aberta berrando o funk mais deprimente. Muita gente feia e devassa em atos libidinosos que somente o funk de baixo calão proporciona.
Em cada esquina, vendedores de cerveja com imensos isopores. Tumultos na área do quiosque do Marquinhos. No calçadão da praia, uma imundície invejável até para o lixão de Gramacho. Água imunda e fétida escorrendo pela Av. Beira Mar. Uma multidão e nenhum banheiro químico.
Parei por mais de uma hora no Maurício´s Bar. Não vi passar pela praia um único PM, nem um mísero GM. Fui informado de que a praça estava repleta de policiais. Fui ver para crer. Era verdade. Havia oito PMs levando um animado papo na esquina da Rio de Janeiro. Na guarita da GM, quatro agentes – uma mulher – sendo que três foram levados por um carro da GM às 20:15h. Restou apenas um. Onde estavam os outros 300 enquanto o pau comia na área do quiosque do Marquinho entre um grupo do bloco da Cachoeira Um e a rapaziada que fica ali enchendo a cara e o nariz?
Nesse local, um potente carro de som anunciava o encontro dos abadás. Quando começou o funk, caí fora.
Agora, são quase 22 horas e está chovendo. Feliz e finalmente está chovendo. A chuva há de colocar ordem na praia e fechar as malas dos carros. Já não ouço mais a pornofonia funkeira.
Mas, antes de terminar, quero comentar a iniciativa do Brandão – nosso superintendente de trânsito – com esse adesivo reproduzido aí em cima para facilitar o controle de acesso à Av. Beira Mar.
Na quinta-feira – ou terá sido na sexta? – fui dos primeiros a comparecer na cancela para pegar dois. Para o meu carro e para o carro da minha mulher. Não tive de provar que tinha dois carros. Aliás, ninguém teve de provar que possuía carro para pegar o adesivo que foi entregue a todos os moradores que estavam relacionados.
Foi uma boa iniciativa, mas o controle foi de uma ineficácia absoluta. Raríssimos carros estacionados na Av. Beira Mar e ruas perpendiculares possuíam o adesivo. Melhor controle exerceu o Detran rebocando os carros com IPVA atrasado.
Faltou água, faltou luz, mas não foi o auge da bosta do carnaval passado. Eu reconheço, mas, desisto. No próximo carnaval, estarei bem longe de Muriqui como fazem as nossas autoridades.

ESCOLAS DE SAMBA 2010

Eu me viciei em escolas de samba desde que elas desfilavam na Av. Rio Branco, com cordão de isolamento e arquibancadas apenas para jurados e convidados. Assistia de pé às poucas escolas. Isso foi lá nos anos 50. Depois, passaram a desfilar na Av. Presidente Vargas, na Av. Antônio Carlos – onde desfilei pela primeira vez na Mocidade – e na Sapucaí. Arquibancadas de madeira eram montadas para a ocasião e, eu, sempre “afundando” para vê-las sem pagar ingresso. Isso depois de entrar na passarela com o Bafo da Onça e de lá somente sair debaixo de porrada da polícia.
Em 1984, Brizola construiu o Sambódromo, o palco definitivo. O Bafo da Onça não mais podia penetrar; mas, aí, eu já participava como diretor de escola e desfilava em todas, sempre de branco. Na Vila ou na Manga, na Serrinha ou no Sal, na Mocidade ou na Portela, eu sou o tal - dizia um samba que fiz com meu parceiro China. Tocou muito na Rádio Ipanema.
Nessa década fui, até, carnavalesco e autor de samba-enredo de escola do segundo grupo, a Unidos de Bangu. Vi e ouvi o samba se descaracterizar para agradar turistas e foliões de salão acostumados com o andamento acelerado das bandas que animavam os bailes.
Agora, em 2010, quando me falavam que o melhor samba era o do Salgueiro, eu dizia: isso não é samba, isso é marcha. No máximo, é um samba de embalo marcheado. Algo que empolga a escola e a aquibancada, mas que somente mexe com os pés e faz o componente marchar.
Samba é sincopado, mescla tons maiores e menores na melodia que se alterna, buscando caminhos inesperados e mexendo com o corpo inteiro de quem ouve, em andamento de samba.
O melhor samba é o da Imperatriz “Brasil de Todos os Deuses”, eu dizia. E não me importa se os jurados darão nota dez a todos os sambas das grandes escolas. Dos cinquenta jurados, metade julga de fato, enquanto a outra metade dá notas de acordo com o poder, o prestígio, o carisma da escola e de seu patrono. O julgamento que vale para mim é o do Estandarte de Ouro de O Globo que tem o Fernando Pamplona no comando.
Pamplona que foi proibido de comentar os desfiles pela TV por ser extremamente crítico e falar o que sente. Muito diferente dos atuais comentaristas que ganham somente para elogiar.
Minha única nota dez em Samba-Enredo é para a Imperatriz. Assim como a única nota dez em Comissão de Frente é para a Unidos da Tijuca. O que eles fizeram foi absolutamente sensacional. Como conseguiram? É segredo, o nome do enredo. Não é possível, em sã consciência, dar nota dez para nenhuma outra comissão de frente.
A minha Mocidade conseguiu se redimir este ano com o mais empolgante refrão do desfile. Empolgou a Sapucaí, a bateria e todos os seus componentes que devem tirar nota máxima em evolução, coisa que não acontecia há muitos anos.
E a minha querida Portela? Que decepção, cada ano sai pior e faz de tudo para cair para o Grupo de Acesso. Talvez, consiga este ano junto com a Viradouro.
Quem vai ganhar? Será um disputa difícil. Imperatriz? Tijuca? Grande Rio? Sei lá...

P.S.: O samba da Imperatriz ganhou o Estandarte de Ouro

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DESFILE DE BLOCOS

Reproduzimos do site da Prefeitura os locais de concentração, dias e horários para o desfile de blocos em Mangaratiba.
MURIQUI (18 blocos)
Chicleteiros da Costa Verde, na praia - Sábado (13/02), às 12 h
Banda do Banana, na Rua Marcelino - Sábado (13/02), às 16 h
Do Oi, no Quiosque do Reginaldo - Domingo (14/02), às 13 h
Da Encrenca, na Rua João Bondim - Domingo (14/02), às 16 h
Bloco do Bigode, na Av. Beira Mar, 692 - Domingo (14/02), às 16 h
Turma do Xibil, na Pça do Evangelho - Domingo (14/02), às 17 h
Unidos Pelo Chifre, na Pça do skate - Domingo (14/02), às 17 h
Arrastão da Folia, na RJ-14 - Segunda (15/02), às 15 h
Da 3ª Idade, na Rua Guanabara - Segunda (15/02), às 17 h
Embalo da Rosinha, na Rua Araribóia - Segunda (15/02), às 14 h
Das Piranhas, na Rua Eduardo Bertino - Segunda (15/02), às 16 h
Boêmios de Muriqui, R. Fabrício Fleming - Segunda (15/02), às 18 h
Siri Com Cãibra, na RJ-14/Carne Seca - Terça (16/02), às 16 h
Unidos da Cachoeira, no cpo de futebol - Terça (16/02), às 15 hs
Da Alegria, na Rua 12 de Outubro - Terça (16/02), às 17 h
Bloco da Ressaca, na praia - Sábado (20/02), às 16 h
Muricareta, na praia - Sábado (20/02), às 16 h
Turma do Buraco, na pça principal - Sábado (20/02), às 14 h
ITACURUÇÁ (13 blocos)
Mama na Teta, no Iate Clube - Sexta (12/02), às 17 h
Baba na Gola, no Iate Clube - Sexta (12/02), às 19 h
Balança mas não cai, no Iate Clube - Sábado (13/02), às 16 h
Unidos do Cerrado, no Lgo do Cerrado - Sábado (13/02), às 19 h
República, na Pça Major Caetano - Domingo (14/02), às 16 h
Da Pedra Rolou, no Axixá/Edmilson - Domingo (14/02, sem hora
Pinto no Lixo, no Iate Clube - Domingo (14/02)às 18 h
Carvão, na Brasilinha - Segunda (15/02), às 09 h
Cardume das Piranhas, na I. Jaguanum - Segunda (15/02), às 12 h
Acadêmicos de Itacuruçá, (onde?) - Segunda (15/02), às 19 h
Manga, no Largo do Cerrado - Terça (16/02), às 18 h
CarnaBoi x Piranhas, ao lado do Iate Clube- Terça (16/02), às 19 h
Hospício Lotado, no Largo do Cerrado -Terça (16/02), às 19 h
PRAIA DO SACO (4 blocos)
Das Piranhas, na quadra da Victor Breves - Domingo (14/02), às 17 h
Vem que tem, na quadra da Victor Breves - Segunda (15/02), às 18 h
Baila comigo, na Rua S. Catarina (cs. Terezinha) -Terça (16/02), 15 h
Palito de fósforo, na quadra da Victor Breves- Terça (16/02), às 15 h
MANGARATIBA/Centro (6 blocos)
Happy hour, no Mangarás - Sábado (13/02), às 22 h
Unidos do Bela Vista , no Mangarás - Domingo (14/02), às 21 h
Homens da Caverna, no Biricuticos - Domingo (14/02), às 22 h
Gafanhotos da Ribeira, no Mangarás - Segunda (15/02), às 21 h
Unidos de Praia Brava, no Mangarás - Segunda (15/02), às 22 h
Bloco da Burrinha, no Mangarás - Terça (16/02), às 21 h

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CANALHA MAU CARÁTER

Um cachorro vagabundo,
Sozinho, solto no mundo,
Sem dono, sem par, sem coleira,
Magro, sujo, mal vestido,
Um olhar meio perdido,
Vadiando à beira-mar.
Fiquei com pena, chamei-o,
Ele veio e eu, serena,
Afaguei-o com carinho.
Fui embora e ele atrás me seguindo no caminho.
Vinha em paz todo feliz e eu pensando: o que fiz?
Abri o portão de casa, eu entrei e ele parado
Sentado no meio-fio...
Coração ficou em brasa, era um cão bem educado.
E, afinal, num desvario, convidei-o para entrar.
Ele veio todo esguio, a cauda a se balançar.
Ficou comigo uma hora, comeu, bebeu, foi embora,
Nunca mais eu vi por perto aquele canino esperto.
Passou por mim noutro dia, disfarçou, olhou pro lado,
Fingiu que não conhecia quem o fez sentir-se amado...
Quem deu um quilo de alcatra pra um canalha mau caráter.

AUXÍLIO RECLUSÃO

Circula atualmente na net um e-mail que fere as regras da lógica e as leis da razão. Como é a terceira vez que o recebo, decidi comentá-lo aqui na esperança de que quem me lê não passe recibo em tamanha estupidez e não o repasse para os amigos.
Esse e-mail nefasto e desatinado diz o seguinte:
PARECE MENTIRA, MAS É VERDADE, CAROS AMIGOS, É UM ABSURDO E É UMA VERGONHAAAA!!!!!!
QUE PAÍS É ESTE???
VOCÊS SABIAM DO AUXÍLIO RECLUSÃO?
É por essas e outras que a criminalidade não diminui... Ela dá lucro! E justifica a falência do INSS.
Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa que, a partir de 1/2/2009, é de até R$ 752,12 por filho para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso, mas mesmo que ele opte por trabalhar na prisão o auxilio não é suspenso?
Mais que um salário mínimo que muita gente por aí rala p´ra conseguir e manter uma família inteira!!!!!!!!!!!! E muitos aposentados recebem para sustentar toda a família.
Bandido com 5 filhos, além de comer e beber nas costas de quem trabalha, comandar o crime de dentro das prisões ainda recebe auxílio de R$ 3.763,55. Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual??? Se for ex-trabalhador rural, mesmo que nunca tenha contribuído recebe salário mínimo. E se o "coitadinho" morrer vira pensão vitalícia.
Ah, tá duvidando?!?!
Veja a Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS
(CONFIRA NO SITE:
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22)
(Auxílio-reclusão)
A - Pergunta que não quer calar 1:
Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso recebe uma bolsa de R$752,12 para seu sustento?
B - Pergunta que não quer calar 2:
Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?
ESTE É MAIS UM DOS ABSURDOS QUE PROTEGEM OS BANDIDOS.
TEMOS QUE NOS PROTEGER COM GRADES, ALARMES E AFINS, ENQUANTO OS BANDIDOS ANDAM LIVREMENTE PELAS RUAS, E, AINDA COM PROTEÇAO DOS DIREITOS HUMANOS. PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA...
NÃO DEIXE DE REPASSAR ESTE E-MAIL, É MUITO DESCASO COM O CIDADÃO TRABALHADOR.
IMAGINE SÓ SE NÓS TRABALHADORES TIVESSEMOS ESSES DIREITOS.
NESSE PAÍS SÓ TEM VALOR QUEM FOR MARGINAL. AFINAL... QUE PAÍS É ESSE???”
Atenção, agora sou eu que escrevo:
PARECE MENTIRA, NÃO. É MENTIRA, SIM.
Somente o segurado do INSS tem direito ao auxílio-reclusão. O trabalhador que contribui para o INSS, se for preso e tiver esposa ou filhos menores para sustentar, terá direito ao auxílio-reclusão.
O valor do auxílio-reclusão será calculado sobre o valor máximo de contribuição de R$ 752,12. Isto é, se ele ganha e contribui sobre um valor maior do que esse, o auxílio-reclusão será sempre calculado sobre R$ 752,12.
Isto significa que o valor do auxílio-reclusão será sempre menor que um salário mínimo. Não importa quantos filhos tenha. Essa estória de “bandido com 5 filhos, além de comer e beber nas costas
de quem trabalha, comandar o crime de dentro das prisões e ainda receber auxilio de R$ 3.763,55” é uma completa estupidez, uma insanidade. Bandido nunca foi segurado do INSS.
Auxílio-reclusão foi feito para gente decente, trabalhadora, que, por algum motivo, foi parar na cadeia.
Gente como eu e você que, por força do destino, pode cometer um crime.
O texto ainda pergunta que país é esse. Eu respondo, é um país civilizado igualzinho a todos os outros que também pagam auxílio-reclusão a seus cidadãos.
E eu pergunto: que gente é essa que acredita em um e-mail desses e o repassa? Só pode ser gente que não se orgulha do país em que nasceu e o menospreza.
Ele tem muitos problemas? Sim. Mas, não é dessa forma – menosprezando-o – que vamos mudar.