Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de maio de 2008

ENQUETE ELEITORAL


O Aurélio diz que enquete é o mesmo que pesquisa. Mas, na verdade, não é. Não existem sinônimos perfeitos na lingua portuguesa. Dou um doce para quem me mostrar apenas um sinônimo perfeito. Apenas duas palavras que, inquestionavelmente, tenham o mesmo significado.
Pesquisa é algo que possui métodos inteligentes para a busca minuciosa na averiguação da realidade. É investigação e estudo, meticulosos e sistemáticos, a fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento, inclusive sobre as tendências da opinião pública.

Não são pesquisas as enquetes que vêm sendo realizadas neste ano eleitoral em nosso município.

Se os políticos locais quiserem, de fato, conhecer as tendências do eleitorado que contratem uma empresa profissional de pesquisas que tenha o seu trabalho reconhecido e confirmado em outras eleições. Não venham com perguntas ardilosas para influenciar o entrevistado. Não escolham os locais nem os bairros nem as pessoas para as entrevistas. Que busquem uma amostragem científicamente estratificada - at random - para representar todo o universo pesquisado. Ou o resultado da pseudo-pesquisa nada significará.

Não façam como eu estou fazendo com a enquete apresentada ao final desta página. É apenas uma enquete. Quase uma brincadeira.

Até eu mesmo votei. E como o voto é secreto apenas para a proteção do eleitor e eu não necessito de proteção alguma, declaro o meu voto: CAPIXABA.


Um comentário:

Anselmo Salles disse...

Parabéns, Além de inteligente, vc sabe escolher nosso representante da prefeitura.
abs
Anselmo