Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CHEGA DE MANIQUEÍSMO

Indivíduos sectários, amantes do subjetivismo, fingindo defender o cidadão comum, acusam indiscriminadamente todos os políticos vivos. Dizem que todos são corruptos e nada fazem pelo povo ordeiro, humilde e honesto. 
Pura hipocrisia: o povo é bom, a classe política não presta. Como se não existissem cidadãos de má índole e políticos dignos e responsáveis. Como se eles não tivessem origem no meio do povo.
A quem pode interessar tal maniqueísmo?
A desonra, o descrédito, a difamação da política e dos políticos somente pode interessar a uma elite milionária detentora ou não de mandato político que pretende se locupletar ainda mais. Além, claro, dos ex-torturadores saudosos da ditadura. A nefasta campanha leva o eleitor a se decepcionar com a política colocando a todos na vala comum da incompetência e da corrupção. O cidadão se convence de que todos os políticos são iguais e decide votar somente naquele que lhe trouxer algum benefício financeiro imediato. Aí é que entra a elite milionária comprando votos e impedindo o surgimento de novas lideranças políticas empenhadas em atuar em favor do bem comum. Que jornalistas mercenários participem de tal campanha sórdida é até compreensível. Vivem ou pretendem viver a soldo dos corruptos para defender o leite das crianças. É estupidez, porém, que pessoas conscientizadas embarquem nessa canoa furada. Ninguém, absolutamente ninguém, nem eu nem você que me lê, é absolutamente bom nem absolutamente mau. E mesmo o político mais corrupto e desprestigiado – como o Cunha – tem lá as suas virtudes. Chega de maniqueísmo.

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Caro Lacerda,

Também sou contra esse maniqueísmo e a ideia de que "todo político não presta". Pois, em que pese o alto grau de corrupção na classe política brasileira, a banalização do caixa dois, distanciamento da população, dentre outros erros mais, não há outra solução a não ser o cidadão comum se assumir também como um político, tomar as rédeas do protagonismo e trabalhar cooperativamente pelo bem de sua localidade, região e país.

Aproveitando que o ano está acabando, quero lhe desejar um feliz 2017 e tudo de bom extensivo aos seus.

Abraços fraternos.

LACERDA disse...

Desejo-lhe um Ano Novo repleto de dias de Natal.