Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2016

SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

Ouvindo a propaganda eleitoral, vejo que mais uma vez os candidatos a vereador  prometem mais e melhor saúde, educação e segurança para seus munícipes.
É o que a maioria de seus eleitores mais carentes necessita.
Entretanto, o vereador não foi criado para isto que é responsabilidade do poder executivo. O vereador foi inventado para legislar – criar leis – e para fiscalizar as ações do prefeito. Além de servir como uma conexão entre a comunidade e o poder executivo, levando ao conhecimento do prefeito as reivindicações comunitárias.
O que, então, o vereador pode fazer pela saúde, educação e segurança?
Tudo. Tudo aquilo que o próprio eleitor pode fazer por si próprio, assim como o vereador pode fazer por si mesmo também.
Por que, então, querer que um vereador resolva questões que são tão nossas quanto deles?
SAÚDE
Quer mais e melhor saúde? Cuide-se e cuide de seus filhos.
Vacine-os. Tenha hábitos diários de higiene. Lave as mãos muitas vezes ao dia. Escove os dentes, pelo menos, três vezes diárias. Tenha uma vida saudável. Alimente-se bem. Não seja um sedentário como eu. Caminhe, dance, divirta-se. Sorria, seja feliz. Supere a hipocondria. Beba sempre água filtrada. Não exagere no álcool. Evite acidentes. Se for dirigir, não beba. Dirija com cuidado. Tenha sempre em mente a noção do perigo.
Quem deve cuidar da sua saúde é você mesmo. Médico é pra cuidar de doenças.
Evite hospitais, um antro de ar poluído com todo tipo de bactérias. Hospital somente quando for carregado e não puder ir com suas próprias pernas.
Se precisar, tente um posto de saúde. Mas, só mesmo quando precisar de fato. Resfriado, tosse, nariz entupido ou escorrendo, prisão de ventre, diarreia, dor de barriga, joelho ralado, bicho de pé, “espinhela caída”, “pulso aberto”, trate em casa mesmo. 
Quando faltar ao trabalho, enfrente o chefe com galhardia e não procure o posto de saúde em busca de um atestado médico.
Sabe o que acontecerá a médio prazo? Será o fim das filas de consulta médica em hospitais e postos de saúde. Médicos e enfermeiros terão mais tempo e poderão dedicar-se melhor àqueles que, de fato, precisam: os doentes. Não os doentios. 
E teremos todos mais e melhor atendimento à saúde.
EDUCAÇÃO
Quer mais e melhor educação? Eduque-se e eduque seus filhos. Cuide bem deles com muito amor e carinho, mas imponha-lhes limites. Procure saber com quem e por aonde eles andam. 
Educação começa no berço. Sei que dá trabalho, mas tenha paciência e determinação. Minha mãe dizia que é de pequenino que se torce o pepino. 
Ensine a seus filhos o que significam respeito, boas maneiras, cortesia, justiça, honra. Crie filhos com caráter e personalidade. Não permita que eles se desvirtuem para a violência. Converse com eles – e principalmente com elas – sobre sexualidade. Aconselhe-os a usar camisinha. Diga a elas que anticoncepcional se toma diariamente e não apenas no dia em que vai transar.
Educação se dá em casa e é aquilo que fica conosco para sempre depois que esquecemos quase tudo que aprendemos na escola. Professor existe para transmitir conhecimentos. Na escola, seu filho vai adquiri-los, vai aprender a ler e escrever, a somar, diminuir, dividir, multiplicar. Acompanhe seus estudos. 
Estimule-os à leitura. Apresente-os à boa música, faça tudo para evitar que se tornem "funkeiros". Não admita “piercings” e tatuagens.
Sabe o que acontecerá? Você enviará filhos melhores para a escola e a escola se tornará muito melhor. E teremos todos mais e melhor educação.
SEGURANÇA
Quer mais segurança? Então, vamos acabar com o narcotráfico e com a violência. Faça tudo o que falei sobre educação e mais: não use drogas. 
Fique de olho em seus filhos, nos filhos dos seus amigos e vizinhos e nos “amigos” deles. Dê-lhes algumas incertas nos locais que eles costumam frequentar.
Sem o consumo de drogas não haverá mercado para o narcotráfico. Não os estimule à bebida que é o primeiro passo no caminho das drogas.
Não volte para casa bêbado. Mas, se voltar bêbado – uma vez ou outra - deite e durma. Não discuta com a mulher, não a ofenda nem agrida. Bêbado nunca tem razão. 
Não seja intransigente, saiba pedir e conceder desculpas. Seja cortês sempre, inclusive no trânsito. Dirija com urbanidade. Evite as brigas, principalmente com seus vizinhos. Compreenda-os e mantenha sempre um relacionamento amigável. Você vai precisar deles um dia. Seja solidário, ajude a quem precisa. Não seja arrogante, seja gentil. Como o Gentileza, com sua humildade, afirmava: gentileza gera gentileza. 
Ajude a polícia, coopere com a segurança. Participe e não fique alheio ao que acontece na sua comunidade. E jamais esqueça que os que enveredaram pelos descaminhos do crime foram um dia, assim como seus filhos, criancinhas inocentes, indefesas e inofensivas.
Assim, vamos conquistar um mundo menos violento. A paz virá com o tempo.
E os candidatos terão que apresentar novos argumentos para conquistar o nosso voto.


N.L.: Os pais e mães dos bandidos atuais que façam o “mea culpa”. Os viciados em tóxico e aqueles que somente o consomem nas festas que assumam a sua responsabilidade.

6 comentários:

Eduardo disse...

Nunca pensei que este dia chegaria:
CONCORDO COM VOCÊ!!!
Beijos.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa noite, Lacerda!

Eu diria que o vereador pode um pouquinho mais do que um cidadão comum quanto à saúde, educação e segurança.

Dentre as diversas proposições, previstas, pode o edil indicar ao Executivo quais são as necessidades de cada uma dessas áreas. Trata-se da indicação legislativa, a qual é aprovada pelo colegiado e encaminhada ao prefeito por meio de uma comunicação. E aí até aquilo que for de competência estadual ou federal, pode uma Câmara Municipal indicar.

É certo que um cidadão comum pode igualmente protocolizar suas solicitações e pedir, por exemplo, que seja trocada a lâmpada queimada de sua rua ou que haja mais vagas numa determinada creche. Só que uma indicação aprovada pela Câmara reveste-se presumivelmente de um clamor público tornando-se uma reivindicação respaldada com interesse manifesto dos representantes da população.

Na prática, infelizmente tem havido um abuso desse canal de solicitações pelos vereadores. Muitos pensam que o fato de muito indicar estarão apresentando trabalho em que a autoria acaba sendo vista como mais importante do que a aprovação pelo colegiado. Ademais, tem faltado debates nas Câmaras e, quando uma demanda é apresentada, quase sempre os edis a aprovam por camaradagem com o colega...

Além do mais, existem as comissões temáticas em que a Câmara pode estudar os problemas da sociedade e debater soluções abertamente convocando audiências públicas por meio de um trabalho transparente. Claro que, na prática, isso poucas vezes ocorre nas cidades brasileiras.

Finalmente, tem-se a atividade tipicamente legislativa que seria a propositura e a aprovação das leis. Aí, embora não deva o vereador invadir o que for de iniciativa do Executivo (no máximo fazendo um projeto autorizativo), ele pode discutir as leis que são encaminhadas por mensagem à Câmara. Logo, se um prefeito quer criar um novo órgão de saúde na Administração Pública, o vereador tem a possibilidade de dizer se concorda ou discorda assim como na votação do orçamento. Nesta ocasião, é possível, por exemplo apresentar emendas orçamentárias, discutir os valores das verbas, etc.

Enfim, o vereador pode mais do que um cidadão comum até porque ele irá receber um bom salário para poder se dedicar com maior tempo ao debate sobre o bem comum, podendo contar com a estrutura da Câmara, nomear assessores à sua disposição, usar a verba de gabinete e até reciclar seus conhecimentos indo a congresso como ocorre em Mangaratiba.

LACERDA disse...

Nem eu eduardo poderia imaginar.

LACERDA disse...

Rodrigo, eu, também, diria que o cidadão pode fazer um pouquinho mais do que eu falei quanto à saúde, educação e segurança.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

De fato, muitos dos problemas sofridos pelo cidadão, é ele mesmo quem causa por sua irresponsabilidade.

LACERDA disse...

E Rodrigo, ele causa os problemas e culpa os políticos.