Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

Na América Latina" é o título do livro escrito por FHC no qual consta o texto reproduzido a seguir:
“É evidente que a explicação técnica das estruturas de dominação no caso dos países latino-americanos, implica estabelecer conexões que se dão entre os determinantes internos e externos, mas essas vinculações, em qualquer hipótese, não devem ser entendidas em termos de uma relação causal-analítica, nem muito menos em termos de uma determinação mecânica e imediata  do interno pelo externo.
Precisamente o conceito de dependência, que mais adiante será examinado, pretende outorgar significado a uma série de fatos e situações que aparecem conjuntamente em um momento dado e busca-se estabelecer, por seu intermédio, as relações que tornam inteligíveis as situações empíricas em função do modo de conexão entre os componentes estruturais internos e externos.
Mas o externo, nessa perspectiva, expressa-se também como um modo particular de relação entre grupos e classes sociais de âmbito das nações subdesenvolvidas. É precisamente por isso que tem validez a análise de dependência em sua manifestação interna, posto que o conceito de dependência utiliza-se como um tipo específico de causal-significante – implicações determinadas por um modo de relação historicamente dado e não como conceito meramente mecânico-causal, que enfatiza a determinação externa, anterior, que posteriormente produziria consequências internas.
Não, você não é um analfabeto funcional. Não existe quem possa entender o texto a não ser o próprio autor. Creio que por isto, o sociólogo da Sorbonne pediu que esquecessem tudo que escreveu. Não há como lembrar.

Nenhum comentário: