Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MEU FEISSIBUQUE

É uma escola de vida onde se reúnem os paladinos das redes sociais em luta pelos direitos dos índios Guarani-Kaiowá e contra a corrupção política.
Além de tentarem transformar o mundo apenas com cliques de compartilhamento e curtindo memes infantis, eles – e principalmente elas – me dão conselhos diários com ensinamentos do Dalai Lama, Chico Xavier, Paulo Coelho e outros menos votados para que aprendamos a viver.
Dissimulados, é como se dissessem: “façam o que eu digo, não façam o que eu faço” e desrespeitam cotidianamente o segundo mandamento a qualquer hora do dia ou da noite.
Sempre nos desejam uma abençoada noite, abençoada tarde, abençoada manhã, com Deus, com Jesus ou com a Virgem Maria, sugerindo correntes de orações para conquistar a felicidade que já possuímos ou que somente depende de nós conquistarmos.
Clicando sempre, solidarizam-se com quem está com câncer e com as crianças que têm paralisia cerebral, acreditando que assim os estão ajudando.
Há os que ameaçam: “mexeu com Joaquim Barbosa, mexeu com todos nós”, e consideram que foram eles que elegeram o novo presidente do STF.
Outros querem chegar a um milhão de compartilhamentos para acabar com o 14° e o 15° salários dos deputados ou igualar o salário deles ao do professor que, segundo eles, é o único japonês que não se curva diante do imperador. Mentira.

E, vejam só, outra mentira: chegaram a cancelar o exame do ENEM que vai acontecer dias 3 e 4 próximos.
Alguns acreditam que foram eles com seus cliques e compartilhamentos que forçaram a presidenta Dilma a vetar alguns artigos do novo código florestal.
Em maiúsculas, há quem vocifera sobre sua própria gripe: “SENTI UM MAL ESTAR...FUI VERIFICAR...A FEBRE VOLTANDO...QUE SACO...QUASE 38 ...VOU AGUARDAR PARA VER SE ELA SOBE OU RESOLVA CAIR FORA...NÃO SUPORTO TOMAR REMÉDIOS...”
Como se interessasse a alguém, avisam que vão almoçar, que vão sair para visitar alguém, que vão ao médico, que vão para a academia ou que vão dormir. Há, porém, os que passam a madrugada clicando, curtindo, compartilhando.

Quase todos me parecem sofrer de uma constante depressão e permanente solidão. São inofensivos e, se algum mal fazem, será somente a si mesmos.
Muitas mensagens sugerem que seus autores não possuem o completo domínio de suas faculdades mentais, pois, há quem queira acabar com a urna eletrônica e voltar ao medieval voto com a cédula de papel. E ainda perguntam por que outros países ainda não adotaram o voto eletrônico, como se nós fôssemos seres inferiores e não temos o direito de introduzir algo inovador no processo eleitoral.

Um blogueiro amigo – O Provocador - descreveu-os assim há bem pouco tempo:
“Seu modo de agir é elementar: consiste em, no conforto de seu computador traçar os destinos da humanidade. Com essa cândida megalomania, eles acham que conseguem impor políticas econômicas e ambientais, interferir no resultado de eleições, eleger ministros do Supremo e punir corruptos de todos os partidos. Tudo isso num só click...


Mas a maioria manifesta uma preguiça crônica e só consegue curtir frases e comentários alheios aparentemente lógicos sobre um assunto cívico que lhe causa algum nível de indignação.”

De fato, trata-se de uma cândida megalomania esquizofrênica que nem conseguiu modificar o resultado da eleição em Mangaratiba, na qual, durante a campanha, quase todas estimularam o voto nulo na laranja. Contudo, talvez, exista nisso tudo um lado positivo que eu, em minha santa ignorância, não consigo identificar.
Agora, vou até lá ver se consigo desativar a minha conta. Cansei de ver fotos de bebês, de comida, de animais de estimação. 
Parece não haver vida inteligente no meu feissibuque.

N.L.: Beleza, consegui. A minha conta foi desativada do site e será permanentemente eliminada dentro de 14 dias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito que vc não conseguiu se adaptar a face, pois é um site dinâmico e em tempo real.não sei como vc acha que deveria se usado. e quanto as frases, isso é característica de cada um, ou seja, quem é evangélico posta mensagens evangélicas e assim cada um com a sua religião, quanto a Bom dia, Boa noite e que Deus te proteja e abençoe. Seria no mínimo educação com as pessoas , pois é assim que tratamos as pessoas conhecidas onde encontramos,e quanto a opinião de cada um ela é expressada e deveria ser respeitadas, pois quem é o dono da razão? quem pode dizer o que é certo ou errado.Fica aqui minha indignação com a falta de respeito com pessoas amigas que só porque se adaptaram ao face são tratados como idiotas , frustados e solitários. Talvez o Face seja algo que esta além do seu entendimento.

LACERDA disse...

De fato, como eu disse, talvez, exista nisso tudo um lado positivo que eu, em minha santa ignorância, não consigo identificar.
De fato, ninguém é dono da razão.
De fato, quem pode dizer o que é certo ou é errado? De fato, a verdade é apenas um ponto de vista.
Pelo que eu conheço de alguns paricipantes do meu facebook, eu disse do meu - do seu, eu não sei -são daquele tipo do faça o que eu digo e não faça o que eu faço.
É a minha opinião e não estou sozinho.

LACERDA disse...

No facebook todo mundo é honesto, perfeito, religioso, temente a Deus, ama o próximo como a si mesmo, pensa nos outros, defende o meio ambiente, adora crianças e animais, combate a corrupção, aconselha, luta pela saúde e pela educação.
São todos virtuosos como aquela turma do horário eleitoral gratuito.
Como escreveu Fernando Pessoa: "Arre! Estou farto de semideuses".

Anônimo disse...

Qualquer um que tenha passado os olhos pelo Facebook verá imediatamente uma quantidade industrial de fofocas, preconceitos, infâmias, acusações sem a menor prova e coisas do gênero que infestam as redes sociais.
Sobra pouco espaço para uma conversa inteligente e útil.