Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de julho de 2008

TERRORISMO TELEVISIVO

Lembram do “bug do milênio” que, na virada do ano 2000, causaria estragos imensuráveis nos computadores em todo o mundo? Tudo que fosse operado por sistemas eletrônicos computadorizados sofreria uma pane inevitável na virada daquele ano. A televisão informou que seria o caos em todo o planeta.
E o cólera? Uma doença fatal que tinha como elemento transmissor a água. A televisão informava que já tinha havido um caso em Pernambuco e chegaria logo, logo, ao Rio de Janeiro. Nunca se bebeu tanta água engarrafada. Sumiram os estoques dos supermercados. Os engarrafadores adoraram.
Houve também o caso do ebola, uma fatalidade contagiosa, que, segundo a televisão, viria da África nas viagens aéreas.
E a gripe aviária que, qual nova espanhola, mataria em poucos dias milhões de pessoas em todo o mundo? Essa doença funesta seria introduzida no Brasil pelas aves migratórias. A ciência corria contra o tempo para desenvolver uma vacina.
Com a febre aftosa, a televisão derrubou o preço da carne e aumentou o consumo de frango e peixe. Não foi de todo mal. Mas, quando a televisão descobriu que o leite longa-vida continha - contém e sempre conterá - soda cáustica, muitas crianças ficaram privadas desse alimento primordial.
A febre amarela todos se lembram. Foi há bem pouco tempo. Cidadãos, facilmente influenciáveis, correram desnecessariamente aos postos de vacinação. Gastou-se tanto tempo e dinheiro com a febre amarela e esqueceram que era tempo de dengue, essa sim uma realidade. Que foi, porém, envolvida em tanto pavor e apreensão que hospitais e centros de saúde ficaram lotados com portadores de um simples resfriado. Foi o caos na saúde fluminense.
Falei duas vezes em caos e me lembrei do caos aéreo. Todo mundo com medo de avião, o mais seguro meio de transporte. Neste caso, a televisão abusou do terrorismo, como se nada igual já não tivesse acontecido em qualquer país do mundo. Como agora na Argentina.
E já que mudei de assunto, deixemos a saúde de lado. Vamos para a ecologia.
O aquecimento global, que destrói a camada de ozônio, é o moderno apocalipse, é o terrível final dos tempos.
A devastação da floresta amazônica é outro sinal do fim. Desde há muito tempo, o pseudo-pulmão do mundo vem perdendo anualmente uma área igual ao estado de Alagoas ou um campo de futebol por minuto. Pô! já era p´ra ter sido extinto há, pelo menos, dez anos.
Todo esse terrorismo é infligido diuturnamente goela abaixo do aterrorizado e crédulo telespectador. Só lhe resta apelar para Deus. E os templos milagreiros – que também se aproveitam da televisão para fazer terrorismo religioso – vivem superlotados, angariando fundos para os bolsos dos falsos profetas.
Agora, a televisão dedica grande parte de seu tempo a um novo demônio aterrorizante: a inflação. O dragão da maldade está de volta para aniquilar a economia. É a senha para que todos aumentem seus preços defensivamente. Está prevista uma inflação anual de, pasmem, 6% em 2008.
Essa inflação será como o Cometa de Halley. Aquele que surge a cada 76 anos e que seria um grande espetáculo noturno, em 1986. Segundo a televisão, cobriria o céu de luz durante todo o mês de dezembro.
Um fracasso, veja a foto acima. Por poucos dias, foi apenas um vagalume na amplidão do universo.

domingo, 27 de julho de 2008

ENIGMAS DA MEDICINA

Recebi, por e-mail, essa entrevista com um médico absolutamente franco que foi questionado sobre as várias advertências que recebemos diariamente pelos aterrorizantes meios de comunicação e de amigos terroristas por eles influenciados.
Mesmo supondo ser imaginária – o nome do médico não foi informado – a entrevista tem o sarcasmo de gente como eu que passou a vida morrendo um pouco a cada dia e cada vez mais sobreviveu, sem nunca se aterrorizar.
Mesmo que seja imaginária, a entrevista merece ser lida. Além do sarcasmo, não lhe falta lógica.

Pergunta - Exercícios físicos prolongam a vida, é verdade?
Médico - O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes. Não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo se gasta eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais. Isso é o mesmo que dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais velozmente. Quer viver mais? Tire uma soneca!

Pergunta - Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
Médico - Você precisa entender a logística da eficiência. O que o boi come? Feno, capim e milho. O que é isso? Vegetais que o metabolismo do animal transforma em carne . Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos, de cereais? Coma frango. A carne de porco pode fornecer 100% da sua cota diária recomendada de vegetais.

Pergunta - Devo reduzir o consumo de Álcool?
Médico - De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado. Isto significa que eles retiram a água da fruta para que você obtenha maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos e cereais. Pode entornar à vontade.

Pergunta - Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
Médico - Minha filosofia é: se não cansa nem causa dor... tudo bem!

Pergunta - Frituras são prejudiciais?
Médico - Hoje em dia, a comida é fritada em óleo vegetal. Na verdade fica impregnada de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para a saúde?

Pergunta - Flexões ajudam a reduzir a gordura?
Médico - Absolutamente, não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho. Há uma exceção, porém. Você sabe qual é.

Pergunta – Chocolate, doces e sorvetes fazem mal?
Médico - Está maluco?! Chocolate é cacau, outro vegetal. Doces e sorvetes são geralmente feitos de vegetais. Açúcar é um vegetal. É ótimo para se sentir feliz! Mire-se no exemplo das crianças. Não pense que a vida deve ser uma viagem para o túmulo com a intenção de chegar lá, são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca, cerveja em uma mão e tira-gosto na outra, muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, deteriorado e gritando: eu vivi!

Esse bom médico só não falou se o cigarro é prejudicial ou não à saúde.
Falo eu: fumo há 60 anos, desde os 11 anos de idade. A mim o cigarro nunca fez mal.
Nem a Churchill, a Stalin, a Roosevelt, os fumantes que ganharam a guerra feita por um não fumante que, como os de hoje, querem dominar o mundo.
A verdade é que a medicina não é uma ciência exata e a coerência não é uma de suas virtudes. Através dos anos, vemos alimentos serem condenados como nocivos à saúde e, depois, exaltados como benéficos. O ovo, o café, a manteiga, já foram taxados de danosos e, hoje, são considerados benignos. O leite era consumido obrigatoriamente para amansar uma úlcera e, agora, é considerado um veneno para os ulcerosos.
O terror televisivo se aproveita da incoerência da medicina e apavora os incautos telespectadores.
Asseguro aos meus amigos, do alto da minha longevidade, que é muita covardia sair vivo dessa vida.
Morrer é um ato de coragem.

PODER JOVEM

A vida está repleta de exemplos. Idade e experiência são qualidades louváveis e merecem ser exaltadas. Mas, não são imprescindíveis para determinar a competência de alguém.
Bill Gates e Paul Allen desenvolveram a Microsoft e criaram o Windows com pouco mais de vinte anos de idade.
Ary Franco, o falecido Ministro do STF, foi presidente do Bangu aos vinte anos.
Pascal, com apenas dezesseis anos, já era um grande matemático e tornou-se centro de atração para os estudiosos da época. Pascal introduziu o uso de um disco para a execução mecânica do cálculo. Essa invenção tornou praticamente possível a estrutura das modernas calculadoras que ulilizamos agora.
Casimiro de Abreu, um dos maiores poetas brasileiros, ainda jovem era um marco importante da literatura. Falecido aos vinte e um anos de idade, é o patrono da cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras, embora tenha recebido apenas a instrução primária.
Castro Alves viveu intensamente até os vinte e quatro anos, falecendo antes de se formar em Direito. O Poeta da Abolição demonstrou vocação apaixonada e precoce pela poesia. Poeta social, extremamente sensível às inspirações revolucionária e liberal do século XIX, Castro Alves participou de todos os grandes episódios históricos do seu tempo.
Pelé foi campeão do mundo com apenas dezessete anos de idade.
Ayrton Senna já era um campeão aos quatorze anos.
São inúmeros os exemplos do potencial da juventude.
Definitivamente, a idade e a experiência não são a única receita para a competência.

HUGO LEAL E A LEI SECA

As estatísticas, todas elas, demonstram considerável redução nos índices de acidentes de trânsito em todo o país. A denominada “lei seca” mudou os hábitos do brasileiro. Passamos a dar mais valor à vida. À própria vida e, principalmente, à vida dos outros.
Anualmente, nosso trânsito já matou mais do que em todos os anos da guerra do Vietnam. Era preciso por um fim a esse holocausto. Parece que estamos conseguindo com tolerância zero para a embriaguez.
A "lei seca" foi apresentada e aprovada por Hugo Leal em seu primeiro mandato de deputado federal. Hugo Leal, que já foi presidente do DETRAN/RJ, Secretário de Estado de Administração e Reestruturação/RJ e Secretário de Estado de Justiça e Direitos do Cidadão/RJ, está de parabéns e merece o nosso reconhecimento. Quantas vidas inocentes já foram salvas pela sua iniciativa? Quantas ainda serão? Quantos leitos em hospitais não mais serão ocupados em razão dos acidentes de trânsito? Quem pode ser contra essa Lei? Só mesmo aqueles irresponsáveis que sobrevivem em permanente estado etílico e se consideram em condições de assumir a direção de um veículo.
Em sóbria consciência, ninguém. Com exceção das mulheres feias.
Saiba o deputado que não mais poderá contar com o voto delas para a sua reeleição.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

MAIS UMA PERGUNTA

O Cacciola está preso, finalmente. E o Gilmar Mendes, não vai tomar nenhuma providência?

segunda-feira, 14 de julho de 2008

APENAS ALGUMAS PERGUNTAS...

- Quem terá sido o roteirista hollywoodiano autor do roteiro encenado na libertação de Ingrid Bettancourt?
- Por que os advogados do Jerominho, preso há tanto tempo, não apelam para o Supremo Tribunal Federal?
- Cacciola volta ou não volta?
- E se voltar, vai ficar preso ou ganhará um habeas corpus na nossa suprema corte?
- O braço direito do Daniel Dantas disse que o problema era nas instâncias inferiores pois lá em cima estava tudo dominado. A quem ele se referia como lá em cima?
- Mais de 300 juízes federais de 1ª e 2ª instâncias fizeram um desagravo ao juíz Fausto Sanctis. Será que o único certo é aquele juíz do Supremo?
- Quantos militares da ativa e da passiva existem em nossas forças armadas?
- E a tortura, heim, foi terceirizada?
- Se parar - está provado - o bicho pega. E se correr, o bicho não come?
- Você não acha que a lei do desarmamento deveria valer também para a PM?
- Lúcio Flávio - o bandido romântico - dizia que: "polícia é polícia, bandido é bandido." Você concorda?
- Será que beber uma outra cerveja vale mais do que uma vida?
- Barack Hussein Obana é parente do Saddam?
- Quem você gostaria de ver treinando o seu time: Dunga ou Renato Gaúcho?

domingo, 6 de julho de 2008

TERRENO ABANDONADO NA PRAIA

Atenção, autoridades municipais de Mangaratiba: verifiquem a situação do terreno existente na esquina de Av. Beira Mar com Travessa Brasília, em Muriqui.
O local transformou-se em depósito de lixo, criadouro de ratazanas e vazadouro das necessidades fisiológicas dos visitantes de final de semana.
Não está em vigor a Lei que exige do proprietário que o terreno seja murado e limpo? E quanto ao IPTU progressivo? Está sendo cobrado ao proprietário? Ou a terra em Mangaratiba não tem finalidade social e serve apenas para a especulação imobiliária?
O maior desafio para uma autoridade é fazer crer que ela existe. Está aí outra boa oportunidade para isto.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

SAPO OU CAVALO DE RAÇA?


Se o leitor deitar a cabeça para a direita, verá o sapo transformar-se em um cavalo. Se deitá-la para a esquerda, o cavalo vai transformar-se em sapo.
Essa figura me faz pensar em certos políticos que parecem um cavalo de raça, puro-sangue, mas, que, na realidade, agem como um sapo asqueroso.
Geralmente são verdadeiros atores, têm o dom de iludir. Usam da palavra com convicção e, até, podem transmitir certa credibilidade em seus discursos. Brilham e fedem como peixe podre ao luar. Usam uma auréola de santo que oculta seus interesses excusos, como a beleza feminina que pode esconder uma mulher feia de caráter.
Fingem ignorar o que sabem e saber o que ignoram. Entendem o que ninguém compreende e não escutam o que se fala. Demonstram poder acima de suas forças. Parecem profundos quando são apenas ocos e vazios. Confundem política com astúcia.
Enfim, desempenham muito bem o seu péssimo papel na sociedade.
Esses políticos não amam, nem odeiam. Tratam o eleitor como a água que só procuram na hora da sede. Tendem a desprezar os verdadeiros anseios do povo, sempre visando vantagens e benesses para si próprios. O bom senso é a faculdade que mais lhes falta. São fariseus que vêm de longe e vivem muito distante de nossa comunidade.
O político novo, que a gente conhece e sabemos estar em início de carreira, não faz parte dessa casta. Carece desses defeitos. Nem sempre apresenta um discurso convincente. Porém, sua vontade política, a genética, sua origem, são garantias de um futuro promissor.
Certamente será um político puro-sangue que se dedicará ao povo com paixão.
Será como se o sapo se transformasse em um cavalo de raça.