Total de visualizações de página

domingo, 29 de junho de 2008

CONVENÇÃO DO PR E PARTIDOS COLIGADOS


Foi um grande sucesso a convenção do PR e partidos coligados que homologou a candidatura de Evando Capixaba a prefeito de Mangaratiba, tendo Jorge Luiz como candidato a vice-prefeito. O evento ocorreu na praia do Saco e contou com a presença maciça do povo que foi lá demonstrar o seu carinho por Evandro Capixaba.
Entre os discursos dos candidatos a vereador, destacou-se o que foi pronunciado com muita emoção por Xikinho da Rádio. Eu também gostei e reproduzo-o a seguir:
"O quarto mandamento diz para honrarmos pai e mãe.
Sei que todos aqui presentes sentem essa necessidade íntima que está enraizada em nossa alma: honrar pai e mãe.
Para com nossa mãe sentimos o dever de consagrar nossa existência para amá-la, respeitá-la, defendê-la, protegê-la.
Para com nosso pai, porém, o sentimento é um tanto diferente: além de amá-lo e respeitá-lo, sentimos o dever de seguir o seu exemplo de vida, seu comportamento, seu modo de ser.
E mesmo quando ele não está mais entre nós, sua presença sempre se evidencia em cada gesto nosso, em cada atitude que tomamos, em nosso comportamento. A sua marca ficou em nosso sangue.
Alguns de vocês devem estar se perguntando: por que Xikinho está falando isso numa reunião político-partidária?
Acontece, meus amigos, que no caminho para essa reunião, passei por um CIEP merecidamente denominado CÂNDIDO JORGE CAPIXABA que foi, por duas vezes, eleito Prefeito de Mangaratiba.
Cândido Jorge Capixaba foi um prefeito exemplar, atuante, um dos dois melhores que já tivemos, um exemplo de honestidade.
Um prefeito popular que estava sempre nas ruas, ouvindo os anseios de seu povo, atendendo as suas reivindicações comunitárias.
CÂNDIDO JORGE CAPIXABA permanece vivo na memória de todos e será sempre um modelo para qualquer um que se proponha a assumir a Prefeitura de Mangaratiba. Seu sangue corre nas veias do nosso candidato a prefeito.
EVANDRO CAPIXABA que sempre o honrou como pai, terá agora o orgulho de honrá-lo também como futuro Prefeito de Mangaratiba."

domingo, 22 de junho de 2008

FUTEBOL

Já pensou se essa EUROCOPA fosse a COPA DO MUNDO e o timinho do Dunga estivesse lá? Que vergonha, heim!
Que bela a ressurreição do futebol russo... Que maravilha a ressurreição dos pontas...
Não posso deixar de comparar a Alemanha, Portugal, Croácia, Holanda, Rússia, com o futebol brasileiro da atualidade.
O erro brasileiro começa com a numeração das camisas. No futebol europeu o camisa 7 e o camisa 11 jogam de fato pelas pontas. E como jogam. Vão à linha de fundo e cruzam colocando os outros atacantes de frente para o gol. Foi assim em todos os jogos.
E o que fazem o camisa 7 e o camisa 11 brasileiros? Aliás, quem são eles? Trabalham menos que a Guarda Municipal de Muriqui.
O craque europeu – parece que todos são craques – sabem passar a bola com precisão, têm a coragem de chutar de quaquer distância. Chutam forte e com direção. Já sabem driblar. Veja o Andrei Arshavin, talvez, o verdadeiro melhor do mundo na atualidade.
Não posso deixar de comparar, também, o perfeito televisamento dos jogos. O gramado parece até maior, dá pra ver a distância entre os jogadores e o seu posicionamento. O ângulo de visão é muito mais amplo.
Agora, uma palavra sobre a tática de jogo. Nossos “abalizados” comentaristas só sabem falar em dois ou três zagueiros; três ou quatro volantes; um, dois ou três atacantes. “Abalizados” comentaristas que exaltaram Joel pelas substituições no segundo tempo de Flamengo e Botafogo, introduzindo Diego Tardelli e Obina que decidiram o jogo. Se ele mexeu bem no segundo tempo foi porque escalou mal no primeiro. Lembro Feola que, na Copa de 58, não podia mexer no segundo tempo e só mexeu no terceiro jogo, escalando Garrincha e Pelé. Claro, que ele escalou mal nos dois jogos anteriores. “Abalizados” comentaristas que inventaram o elemento surpresa. Como pode ser surpresa um elemento que está em campo desde o primeiro minuto de jogo com idêntico uniforme ao dos demais jogadores? Elemento surpresa é o juiz chutar em gol.
Nenhum desses "abalizados" viram que no futebol europeu atual – com exceção do goleiro - todos são zagueiros, todos são volantes e todos são atacantes. Não viram que eles jogam de acordo com a linha da bola. Quando o time é atacado, todos voltam em bloco para trás da linha da bola, mantendo um posicionamento perfeito. Se o time ataca, quase todos vão para a frente da linha da bola, ocupando todos os espaços. É o verdadeiro futebol participativo que faz lembrar a Holanda de 1974.
A seleção brasileira atual me faz lembrar aqueles times de vedetes do Valter Pinto que, às vezes, faziam a preliminar do Maracanã no final da década de 50 e início dos anos 60. Vão em bando atrás da bola, deixando grandes espaços vazios no campo.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

PENSAMENTOS

“Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente. Sempre pelo mesmo motivo”.
Anônimo

“O político finge ignorar o que sabe e saber o que ignora; finge entender o incompreensível e escutar o que não ouve, finge poder acima de suas forças e ter como grande segredo o esconder que não tem segredos; finge parecer profundo quando é apenas vazio; espalha espiões e paga pensões a traidores; tenta enobrecer a pobreza dos meios pela importância dos objetivos...”
Beaumarchais

"Sempre defenderei os pobres, os oprimidos e os carentes. Peço-lhes somente uma coisa em troca: distância"
Um político eleito

sábado, 14 de junho de 2008

RECEITA PRA FICAR SÓ

Junte umas brigas banais,
Uma intriga, outra mais
E alguma desilusão.
Bate bem meia-dúzia de queixumes,
Em seguida, acrescente o ciúme
E uma medida de incompreensão.
Misture bem o volume
E, só então, adicione o tempero:
Lance mão dessa falta mensal de dinheiro,
Leve ao forno da paixão
E o aqueça no calor da emoção.

P´ra acompanhar esse prato,
Tudo o que for insensato...
Chore, mas chore de fato,
Jamais dê razão à razâo
Presa de um vinho barato,
A tua sobremesa será solidão.

COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL


A Lei 9840 foi criada em 1999 para combater a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral. A sociedade se organizou para coletar mais de um milhão de assinaturas para criá-la, tornando-a a primeira lei de iniciativa popular da história do país.

A Lei 9840 introduziu na Lei das Eleições (Lei 9507) o artigo 41-A e o parágrafo 3º do art. 73.

O art. 41-A considera captação ilícita de votos quando o candidato doa, oferece, promete ou entrega ao eleitor bem ou vantagem de qualquer natureza.

O § 3º do art. 73 relaciona hipóteses de uso eleitoral da máquina administrativa. Os dois dispositivos impõe ao infrator multa e cassação de registro ou do diploma eleitoral.
Como resultado, já foram cassados 623 eleitos em todo o país. Destes, foram 508 prefeitos e vice-prefeitos e 84 vereadores. Os outros cassados são governadores, senadores e deputados.
Fundamentado na Lei 9840, foi criado o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), uma rede de entidades formada para garantir a aplicação dos dispositivos da legislação.
Instituído em 2002, o MCCE ampliou sua atuação e, hoje, funciona de forma permanente com ações em todo o país.
O Comitê Nacional, em Brasília, é formado por 32 entidades e centenas de comitês estaduais e municipais com a denominação de Comitê 9840. Os comitês locais recebem denúncias e coletam provas de corrupção que são encaminhadas para o Comitê Estadual. Este formula representações contra políticos infratores junto à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público.
Mais informações sobre o tema você encontra no site http://www.lei9840.org.br/ .
Em Mangaratiba, temos implantado o Comitê 9840 Costa Verde com o qual você pode se comunicar através do e-mail comite9840costaverde@gmail.com .
Participe dessa campanha. Não basta apenas reclamar dos políticos eleitos. Lute, denuncie os atos ilícitos que você presenciar neste ano eleitoral.
Lembre-se que voto não tem preço, voto tem consequências.

DOIS MILHÕES DE TÍTULOS CANCELADOS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou ontem que cancelou 1.866.020 títulos eleitorais em todo o país, isto é, quase 1,48% do total de eleitores brasileiros. O cancelamento ocorreu após a revisão do cadastro eleitoral no fim do ano passado.
O objetivo da revisão foi regularizar o cadastro eleitoral, sanar irregularidades e evitar fraudes, em virtude das transferências irregulares de eleitores para um município com o qual não possuem qualquer vínculo previsto em lei.
Além disso, o procedimento também teve por finalidade corrigir outras irregularidades como a exclusão de eleitores já falecidos e que ainda estariam cadastrados.
De acordo com o artigo 92 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), a revisão é determinada pelo TSE quando o número de eleitores é superior a 80% da população, quando o total de transferências de títulos do ano em curso é 10% maior em relação às transferências do ano anterior e quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e quinze anos, somados também aqueles com mais de setenta anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente.
O Rio de Janeiro foi o estado com menor percentual de títulos cancelados: apenas 23.802. Esse número significou apenas 0.22% do total de eleitores fluminenses (10.891.293), média muito abaixo daquela registrada no país.
Já em Mangaratiba...
Vejam só: foram cancelados 6.131 títulos, o que representou 21,9% do eleitorado municipal - quase vinte e dois por cento dos 28.001 eleitores aptos para votar em outubro de 2006 ou 25,8% dos títulos cancelados em todo o estado.
Na eleição anterior, 95,7% da população do município – 29.253 habitantes - estavam aptos para votar. Das duas uma: ou todas as crianças com mais de um ano de idade possuiam título de eleitor ou a farra das transferências de títulos, patrocinada pelos candidatos à vereança, sempre imperou em nosso município. Podemos até afirmar que deve existir algum vereador eleito somente com votos de eleitores-laranja.
Ficou provado definitivamente que o discurso dos “minhocas da terra” é pura hipocrisia. Agora mudou, pelo menos nessa eleição. Quem vai decidi-la pode não ser “minhoca da terra”, mas serão apenas os 21.870 eleitores que têm vínculo previsto em Lei com Mangaratiba

sexta-feira, 6 de junho de 2008

MAMÓGRAFO EM MANGARATIBA

O mamógrafo doado pelo governo federal, em dezembro de 2004, finalmente será instalado no Hospital Victor Breves, em Mangaratiba.

Durante quase quatro anos, o aparelho - imprescindível para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama - permaneceu esquecido pelas autoridades da saúde em nosso Município.

As autoridades certamente vão tentar se redimir dessa omissão promovendo uma campanha de prevenção do câncer da mama em todos os distritos.

Por que somente agora o mamógrafo vai cumprir a sua finalidade? Nada como um ano eleitoral para trazer benefícios à população... E ainda existe quem não gosta de eleição.

Espero que o aparelho não esteja obsoleto nem ultrapassado.