Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A VEREADORA DE UM VOTO SÓ

A manicure Sirlei Brisida (foto) está assumindo uma cadeira na Câmara Municipal de Medianeira/Paraná, cidade com 41.800 habitantes.
"Não sei quem votou em mim” – diz a vereadora que obteve apenas um voto em 2008 – “eu não fui, mas gostaria de saber quem foi”.
Com apenas um voto, Sirlei se tornou suplente de vereador. O vereador eleito foi cassado por infidelidade partidária. Pelo mesmo motivo, outros sete suplentes mais votados que Sirlei perderam a chance de assumir.
Sobrou pra ela que não saiu do partido e terá seis meses de mandato pra cumprir se apresentar toda a documentação necessária para tomar posse.
Sirlei diz que dará prioridade à saúde e à educação em seu curto mandato.
Fico pensando: mesmo que ela tivesse quatro anos de mandato, o que poderia fazer pela saúde ou pela educação, além de fiscalizar as ações das respectivas secretarias municipais e exigir do prefeito uma melhor atenção a estes serviços públicos.
Contratar um médico para dar consultas grátis aos eleitores? Doar o salário para uma escola aprimorar suas atividades?
Todos aqueles que se candidatam ao legislativo têm como prioridade a saúde e a educação. Visam conquistar o eleitor que imagina ter o vereador poder para melhorar os serviços de saúde e de educação, geralmente problemáticos em sua cidade.
A verdade é que, para isso, o eleitor tem muito mais poder que um vereador. Seja ele quem for.
Você quer mais e melhor saúde?

Cuide-se e cuide de seus filhos. Vacine-os. Tenha hábitos diários de higiene. Lave as mãos muitas vezes ao dia. Escove os dentes, pelo menos, três vezes por dia. Tenha uma vida saudável. Não seja um sedentário como eu. Caminhe, dance, divirta-se. Sorria, seja feliz. Supere a hipocondria. Beba sempre água filtrada. Não exagere no álcool. Evite acidentes. Se for dirigir, não beba. Dirija com cuidado. Tenha sempre em mente a noção do perigo. Evite hospitais, um antro de ar poluído com todo tipo de bactérias. Hospital somente quando não puder ir com suas próprias pernas. Se precisar, tente um posto de saúde. Mas, só mesmo quando precisar de fato. Resfriado, tosse, nariz entupido ou escorrendo, prisão de ventre, diarreia, dor de barriga, bicho de pé, “espinhela caída”, “pulso aberto”, trate em casa mesmo. Quando faltar ao trabalho, enfrente o chefe com galhardia e não procure o posto de saúde em busca de um atestado médico. Não traga gente de fora para se cadastrar pelo SUS em Mangaratiba. Já temos muito mais do que cinquenta mil cadastrados e uma população de apenas 35.000, a grande maioria muito saudável.
Sabe o que acontecerá a médio prazo? Será o fim das filas de consulta médica em hospitais e postos de saúde. Médicos e enfermeiros terão mais tempo e poderão dedicar-se melhor a quem de fato precisa: os doentes. Médico foi feito para tratar doenças. Da sua saúde, cuide você mesmo. E teremos todos mais e melhor atendimento à saúde.
Você quer mais e melhor educação?
Eduque-se e eduque seus filhos. Cuide bem deles com muito amor e carinho, mas imponha-lhes limites. Procure saber com quem e por onde eles andam. Educação começa no berço. Sei que dá trabalho, mas tenha paciência e determinação. Minha mãe dizia que é de pequenino que se torce o pepino. Ensine a seus filhos o que significa respeito, boas maneiras, cortesia, justiça, honra. Crie filhos com caráter e personalidade. Não permita que eles se desvirtuem para a violência. Converse com eles – e principalmente com elas – sobre sexualidade. Aconselhe-os a usar camisinha. Diga a elas que anticoncepcional se toma diariamente e não apenas no dia em que vai transar. Educação se dá em casa e é aquilo que fica conosco para sempre depois que esquecemos quase tudo que aprendemos na escola. Professor existe para transmitir conhecimentos. Na escola, seu filho vai adquiri-los, vai aprender a ler e escrever, a somar, diminuir, dividir, multiplicar, etc. Acompanhe seus estudos. Estimule-os à leitura. Apresente-os à boa música, faça tudo para evitar que se tornem "funkeiros". Não admita “piercings” e tatuagens.
Sabe o que acontecerá? Você enviará filhos melhores para a escola e a escola se tornará muito melhor. E teremos todos mais e melhor educação.

Nenhum comentário: