sábado, 21 de fevereiro de 2009
CÓDIGO DE POSTURAS III
Já vimos anteriormente que a Prefeitura não cumpre o seu próprio Código de Posturas. E, também, não faz com que ele seja cumprido pelos munícipes.
Por exemplo, os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos e não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade, vilas e povoados (artigo 37 e seu parágrafo único). E o art. 156 determina que os terrenos da zona urbana serão fechados com muros.
Esse terreno da foto acima já foi motivo de uma postagem neste blog em julho/08. Ele está localizado na Av. Beira Mar esquina de Travessa Brasília, na praia de Muriqui. É um depósito de lixo, vazadouro das necessidades fisiológicas dos visitantes de final de semana e criadouro de ratazanas gigantescas. Há mais de um ano, enviei e-mails para as autoridades municipais exigindo providências e perguntando se é aplicada a cobrança de IPTU progressivo ao proprietário que tem o terreno apenas para especulação imobiliária.
Por duas vezes, vieram aplicar veneno contra ratos. Mas, nunca fizeram com que o proprietário cumprisse o que determina o Código de Posturas. Gostaria de saber por que ele está acima da Lei.
Compare as fotos: uma atual e a outra que mostrei na postagem de julho/08. Veja como o mato cresceu. Quando o vento bate no murumbu, até parece o filme do Mário Peixoto.
A terra tem uma finalidade social e não pode servir apenas para a especulação imobiliária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Caro Lacerda, boa noite,
Sou novo residente aqui em Muriqui, rua Santana. Poderíamos, eu e minha família, ter nos mudado para vários lugares do RJ ou Itaguaí mas decidimos por Muriqui pela sua tranquilidade e proximidade com a natureza. Porém tive uma decepção muito grande quando, logo no primeiro banho de mar de meu filho ouvir dele:
- pai, olha só... era um verdadeiro cardume de fezes que vinha ao nosso encontro. Enojados, ficamos reparando a água e vimos várias fezes ao longo da orla. Ao comentar com alguns moradores que estavam pescando todos disseram o mesmo: -é normal meu filho... e piora nos feriados... Mas o que é isso gente, normal??? Ficamos com nojo desta praia (hoje mesmo fomos para Jacareí). É um absurdo total jogar esgoto bruto nesta praia, sem nenhum tratamento. Isso vai contra a própria vocação turística da cidade. Pergunto: não há nada a fazer? Como podemos protestar para que as autoridades façam alguma coisa?
Prezado Hebert,
Através deste blog tento protestar e alertar as autoridades sobre o que está errado em nosso Distrito.
O seu comentário vem apoiar o que estou tentando fazer. Protestar é preciso. São pessoas exigentes como nós que vão fazer as autoridades mostrar serviço e melhorar o ambiente.
Entretanto, não é o esgoto que é jogado bruto no mar. Muriqui ainda utiliza as fossas sanitárias. A sua nova casa tem uma. As fezes que você viu foram produzidas in loco pelos próprios frequentadores mais primitivos.
Você escolheu bem vindo morar em Muriqui. Eu gosto de viver aqui, apesar dos pesares.
Vamos lutar pela instalação de banheiros químicos na orla da praia para tentar minimizar o problema.
Agora, um conselho de amigo: aproveite a praia de segunda a sexta-feira. Sábado, domingo e feriados, não saia de casa.
Lacerda, bom dia.
Obrigado pela acolhida. Vamos unir forças para o bem de nossa Muriqui. Sobre seu comentário sobre as fossas, tenho testemunhos de vizinhos que várias casas que estão sendo construídas em torno do riacho perto da rua Santana não estão instalando a fossa sanitária. Estariam jogando o esgoto bruto no córrego. Acho que a prefeitura deveria acionar seus fiscais para averiguar isso...
Grato, Hebert.
Troca de tom: -1 tom -½ tom +½ tom +1 tom 2A musica é A e G
No refrao é A e A#
Vamos dar um passeio na praia
Pisar em merda e em água de vala
Comer um siri podre com conservante
cheirinho de lixo de restaurante
Dar um mergulho tranqüilo e gostoso
na água do mar misturada com esgoto
dár uma voltinha no calçadão
pisando em peixes mortos pela poluição
REFRÃO
Nossas praias
Virando valas
Cheiro de esgoto
Se acostume e ache gostoso
FONTE: VAGALUME LETRAS CIFRADaS
Troca de tom: -1 tom -½ tom +½ tom +1 tom 2A musica é A e G
No refrao é A e A#
Vamos dar um passeio na praia
Pisar em merda e em água de vala
Comer um siri podre com conservante
cheirinho de lixo de restaurante
Dar um mergulho tranqüilo e gostoso
na água do mar misturada com esgoto
dár uma voltinha no calçadão
pisando em peixes mortos pela poluição
REFRÃO
Nossas praias
Virando valas
Cheiro de esgoto
Se acostume e ache gostoso
FONTE: VAGALUME LETRAS CIFRADaS
rs...Engraçada a letra, se não fosse trágica. Gostaria de saber quais vereadores foram eleitos por Muriqui e onde moram, para conversar com eles...cobrar nossas reinvindicações...
Postar um comentário