Luis Nassif escreveu ontem em seu blog: “A brincadeira de explorar a crise para enfraquecer o governo, esbarrou em uma dura realidade de mercado: as receitas publicitárias caíram de 30 a 40% em janeiro. E prometem repetir o desempenho em fevereiro. Deram um tiro no próprio pé, como cansei de alertar em dezembro.“
O Nassif não sabe, mas, em novembro, eu já previa isso na postagem intitulada TERRORISMO TELEVISIVO: “Eu fico imaginando o seguinte: os grandes anunciantes – Casas Bahia, Ponto Frio, montadoras de automóveis, empresas de telefonia celular, incorporadores, etc, etc – apavorados com as notícias alarmantes reduzem suas verbas publicitárias, cancelam campanhas e promoções, inserções diárias são reduzidas. É aí que a direção geral das Organizações Globo reúne os responsáveis pelo jornalismo impresso e televisivo e diz respeitosamente: CALEM A BOCA, PORRA! PAREM DE FALAR BESTEIRA! Pois é, a crise afetou mais à Globo do que ao país e seu povo. O feitiço, mais uma vez, virou contra o feiticeiro.”
De nada adiantou o aterorizante noticiário da Globo. Não conseguiu sensibilizar o povo que comprou em dezembro e janeiro muito mais do que nos mesmos meses do ano anterior. Não há carro novo para a entrega imediata e cresce a confiança do consumidor e dos empresãrios.
Também, não conseguiram fazer o povo crer que o presidente Lula é o grande culpado pela crise financeira que assola os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.
Ainda que esteja dando destaque a algumas estatísticas negativas, a Globo agora não mais prevê o apocalipse financeiro nacional e já admite indicadores econômicos positivos.
Nem todos, é claro...
Seus comparsas na inglória campanha pessimista não esconderam alguns desses indicadores. A Folha diz que o crédito foi retomado e a indústria paulista registra a volta das encomendas. O Estado de São Paulo informa que a produção industrial paulista deve crescer 5.7% em janeiro. Os analistas mais conservadores já admitem que saímos do fundo do poço. Stephen Kanitz, colunista da Veja, afirma que o Brasil nem chegou a entrar em crise.
Por outro lado, estudo da Fundação Getúlio Vargas, feito a pedido da associação das indústrias de construção civil, prevê a criação de meio milhão de empregos e o crescimento da massa salarial em apenas um ano. Outro estudo, publicado na Folha, prevê que o Produto Interno Bruto voltará a crescer ainda neste trimestre.
E até o FMI prevê um crescimento de 3,5% no PIB de 2009.
Alguns empresários se aproveitaram da nefasta campanha da Globo e sacrificaram o salário e o emprego de seus funcionários. Tal como se aproveitaram de outra campanha terrorista da Globo e seus comparsas quando dedicaram grande parte de seu tempo e espaço a um outro demônio aterrorizante: a inflação. Em maio e junho, o dragão da maldade estava de volta para aniquilar a economia. Foi a senha para que todos aumentassem os seus preços defensivamente.
A catástrofe econômica ficou para depois. O apocalipse para amanhã.
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