Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

AS MULHERES DO ZÉ DIRCEU

Se quiser conhecer a verdade sobre o caráter de um homem, pergunte a sua ex-mulher quem ele é. Uma ex-mulher geralmente não perdoa o ex-marido e quando não tem como falar mal dele inventa. Mas, quando uma ex-mulher exalta o ex-marido, não duvide, o cara é bom mesmo e merece ser enaltecido. Foi o que aconteceu com Dirceu (e comigo): bom filho, bom pai, bom marido e bom ex-marido. É o que afirmam as ex-mulheres.
A ex-mulher do verdugo do STF já falou sobre ele. Na delegacia, em Brasília, após ser agredida. Apelou para a Lei Maria da Penha e não deve ter boas recordações da convivência com o negão. Já escrevi sobre isto AQUI.
As mulheres de José Dirceu, porém, continuam todas apaixonadas pelo cara que teve tantas quanto o Vinícius. E ainda se dão bem umas com a outras.
A penúltima, Evanise Santos, muita bonita deu um entrevista à Revista Piauí que nos dá uma visão completamente diferente do homem que é demonizado pela imprensa.
Evanise sempre manteve um convívio civilizado com as ex-mulheres de Dirceu – a exceção é Clara Bccker que nunca a suportou”. Foi o que afirmou o jornalista da – com licença da má palavra Veja – em seu livro Dirceu, A Biografia que acabei de ler.
O autor afirma também que quando Agnaldo Silva assumiu em entrevistas que o golpista Marconi da novela Duas Caras foi inspirado no ex-ministro, a quem não pouparia críticas por ter trocado de identidade e abandonado Clara Becker após a anistia: “Quem faz isso é capaz de qualquer coisa. Tenho medo dele” – disse Agnaldo - quem tomou as dores de Dirceu foi Clara. Ela enviou carta indignada ao noveleiro, afirmando que seu ex-marido “nunca foi vilão na vida real, tampouco viveu à custa do meu dinheiro”. E ela disse mais: “Afirmo que nunca conheci um homem tão íntegro como José Dirceu”.
Escrito por jornalista de tal revista, a biografia não autorizada não apresenta absolutamente nenhuma desonestidade, torpeza nem falcatrua cometida por Dirceu em proveito próprio com dinheiro público. Claro que se aproveitava de seu cargo no governo para fazer negócios particulares com empresas nacionais e estrangeiras em sua firma de assessoria. Inclusive trazendo investidores para o país. Quem não faria?
Evanise manteve uma relação estável durante os oito longos anos em que se arrastou o processo da AP 470. Feroz defensora do marido, tomava satisfação com quem o xingava em público ou quando a mídia era implacável com ele.
Em junho de 2013, Dirceu terminou a relação e assumiu um namoro, o que a levou à terapia e os afastou em definitivo.
Constrangido, Dirceu disse-lhe que teve uma relação fugaz da qual resultou uma filha e que estava fascinado pelo bebê. Dizem os amigos que a filha é a alegria da vida de Dirceu que é visto nas festinhas da escola e tem brilho nos olhos ao comentar gracinhas da caçula. Estar perto da filha foi uma das razões do pedido à Justiça para cumprir a pena em Brasília.
Após a condenação, Evanise mandou um torpedo:“Só você sabe o quanto eu queria estar aí nessa hora. Me ligue”. Dirceu respondeu: “Estou indo me entregar. Cuide-se e beijos. Diga a Gabi que estarei sempre com vocês”, pediu, referindo-se à filha dela com um jogador de vôlei. Evanise caiu no choro. Gabriela, hoje com 21 anos, teve pouco contato com o pai e se refere a Dirceu como “pai do coração”.
Durante a entrevista, Ângela - a segunda ex-mulher de Dirceu, com quem teve a filha Joana - ligou para Evanise. Ângela – que é psicóloga – se mostrava preocupada com seu estado emocional. Elas se tornaram grandes amigas. Assim como também eram próximas de Márcia Ramos, falecida recentemente, vítima de um câncer, e mãe de Camila, a segunda das três filhas de Dirceu.
Evanise contou que havia uma dinâmica particular entre as quatro ex-mulheres. Uma é amiga de outra, tem outra que não pode ver uma, tem aquela que não vê nenhuma. Mas todas orbitavam em volta de Dirceu – cada qual a sua maneira – e se comportavam ainda como protagonistas na vida do ex-ministro. “É uma coisa que ele cultiva. Ele gosta de estar rodeado do que ele chama de ‘as mulheres da minha vida’, e isso inclui as filhas e a neta”, contou Evanise.
Em seguida, elogiou sua antecessora, Maria Rita, a ex de número quatro, com quem ele não teve filhos e que jamais se relacionou intimamente com as outras mulheres.
E contou, ainda, que nenhuma das ex havia voltado a se casar depois da separação. Ela atribui a fixação das ex em Dirceu à personalidade fascinante dele: “Ele é muito generoso, muito bom, ajuda todo mundo, quer o bem das pessoas, não importa quem seja. Ele é bem-humorado, é leve. E ele cuida. Cuida de todo mundo. Ele é diferente, sabe?”
E completou:”ele se preparou para a prisão. Daquele jeito dele, impermeável. Não faz diferença para ele ficar seis meses sem tomar vinho ou ter que comer em marmita ou dormir em cela. Ele aguenta tudo”.
Evanise disse tê-lo visto chorar apenas uma vez: “Quando soube que o Lula estava com câncer”.
Leia a enrevista completa AQUI.

domingo, 29 de dezembro de 2013

GOOD TIMES

Bons tempos aqueles para todos nós fumantes. Fumávamos em qualquer lugar e a qualquer momento. Ninguém nos olhava com desprezo nem tínhamos que aturar os chatos dos ex-fumantes.
E até Papai Noel fumava.
E médicos eram modelos em anúncios de cigarros.
Good times.
 

sábado, 28 de dezembro de 2013

IMAGINA NA COPA (3)

O “viralatismo” é uma síndrome que afeta uma parcela de brasileiros – cerca de 4% - que tem a ilusão da utopia. Estes vira-latas que jamais saíram do país vivem a menosprezar o Brasil, imaginam que o paraíso é no estrangeiro e que lá não ocorrem as mazelas e calamidades que vemos por aqui.
Como todo final de ano nos enchem de retrospectivas, faço uma em homenagem aos vira-latas com as mazelas e calamidades brasileiras que insistem em ocorrer nos paraísos estrangeiros.
Vejamos, então, fatos colhidos na internet em 2013 e os imaginem na Copa.
São apenas alguns exemplos:
- Teto de teatro lotado desaba, em Londres, durante espetáculo e deixa cerca de 80 pessoas feridas. O incidente ocorreu no teatro Apollo, onde 720 pessoas, assistiam à apresentação da popular peça teatral "The Curious Incident of the Dog in the Night-Time".
IMAGINA NA COPA
- Para conter hooligans, a Inglaterra prende 3.500 torcedores anualmente. As autoridades prenderam 46 mil torcedores de futebol nos últimos 13 anos por atos de violência. Das prisões, 55% ocorreram fora dos estádios, e 45%, dentro.
IMAGINA NA COPA
- Atirador causa terror no centro de Paris. A polícia, que usa helicópteros para caçar o suspeito, recomendou que as pessoas não saiam de suas casas. Sabe-se que o atirador é o mesmo que entrou na sede do canal de notícias BFMTV em Paris na sexta-feira passada, fazendo vários disparos e ameaçando o editor. A segurança foi reforçada do lado de fora de todos os principais escritórios de imprensa da capital por ordem do Ministério do Interior. Diante do “Libération”, o ministro classificou a agressão como “um ataque aos pilares da democracia, a liberdade de imprensa”.
IMAGINA NA COPA
- Queda de Boeing na Rússia mata ao menos cinquenta. O avião caiu durante aterrissagem em Kazan, matando todas as pessoas a bordo. O voo estava realizando uma segunda tentativa de pouso e explodiu com o impacto ao atingir a pista. O último acidente aéreo na Rússia ocorreu em janeiro, quando um Tupolev Wings saiu da pista no aeroporto de Moscou, atravessou um campo nevado e colidiu no acostamento de uma rodovia nas proximidades, pegando fogo.
IMAGINA NA COPA
- Shopping é alvo de tiroteio em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A polícia segue à procura do responsável que não foi identificado. O shopping, um dos maiores e mais populares da cidade, foi interditado logo após a chegada de centenas de viaturas e de um helicóptero da polícia.
IMAGINA NA COPA
- Um tiroteio no aeroporto de Los Angeles interrompeu os vôos, os terminais 2 e 3 foram evacuados e deixou a cidade em alerta. As pessoas corriam para a saída ou se jogavam no chão. Atirador ficou ferido e um agente policial foi morto. Sete pessoas estão hospitalizadas. O suspeito está detido, é cidadão americano e tem cerca de 20 anos.
No mês passado, uma bomba de gelo seco explodiu num dos banheiros do aeroporto e outra perto de um avião. Um terceiro dispositivo foi encontrado na pista de pouso, sem ser detonado. Ninguém ficou ferido nos episódios e a polícia acredita tratar-se de um caso de vingança.
IMAGINA NA COPA
- Túnel que liga Europa e Ásia apresenta falha no primeiro dia de operação. Um dia depois de sua inauguração oficial em Istambul, na Turquia, o túnel ferroviário que liga Europa e Ásia sob o Estreito de Bósforo registrou sua primeira avaria ao ter a provisão elétrica interrompida.
O tráfego de passageiros foi paralisado após um blecaute que obrigou os passageiros a abandonar os vagões e percorrer o túnel a pé.
O trecho em serviço é muito limitado e ainda levará vários anos para que o túnel seja totalmente concluído e opere a 100% de sua capacidade, mas anúncios de TV elogiam a obra e a tratam como sonho realizado.
IMAGINA NA COPA
- Milhões de gafanhotos invadiram o sul de Israel trazidos por vento soprado do Egito. São considerados como a praga bíblica que, faminta e descontrolada, devora e destrói as plantações.
Mas os próprios insetos foram devorados por quem, morando no território desértico do Neguev, viu neles a chance de um lanchinho.
As notícias de que gafanhotos estavam servindo de aperitivo à população preocuparam autoridades rabínicas que se voltaram aos textos sagrados do judaísmo para responder se são adequados para o consumo de acordo com as leis judáicas.
Em 2005, quando o último enxame chegou a Israel, diversos grupos consideraram permitido comer gafanhotos, e há disponíveis na internet receitas para o preparo do inseto.
IMAGINA NA COPA
- Buraco em terreno faz prédios afundarem na Flórida. Dezenas de hóspedes precisaram ser retirados de seus quartos em um hotel perto da Disney World, depois de uma área parcialmente desabar pela abertura de um buraco de 12,2 m a 15,2m de diâmetro. Não há relatos de feridos. Casal teve de fugir com bebê após quebrar vidraça, pois porta havia desmoronado.
IMAGINA NA COPA
- Casas desabam na Filadélfia após explosão. Um muro de quatro andares de um prédio vazio desabou na Filadélfia sobre uma loja adjacente do Exército da Salvação, deixando seis mortos e 13 feridos. Autoridades acusaram o operador de guindaste Sean Benschop de homocídio culposo e outras acusações relacionadas.
Casas geminadas foram reduzidas a escombros quando a explosão em um apartamento atingiu um bairro na Filadélfia, forçando o envio de ao menos oito pessoas a hospitais. Testemunhas disseram a uma afiliada da rede de TV CNN que sentiram o cheiro de gás depois da explosão.
IMAGINA NA COPA
- A organização dos World Games, que estão sendo realizados em Cáli (Colômbia), errou feio na ortografia ao cunhar as medalhas da competição que reúne atletas de esportes não muito convencionais e não contemplados em Olimpíadas. Em vez de "World Games", as medalhas foram feitas com a inscrição "Word Games".
Os organizadores farão novas medalhas. Quem recebeu ouro, prata e bronze com erro ortográfico ganhará a nova medalha.
IMAGINA NA COPA
- A Promotoria de Grasse, no sudeste da França, afirmou que o valor das joias roubadas do hotel Carlton de Cannes é estimado em € 106 milhões (R$ 306 milhões). Caso confirmado, será o maior roubo de joias da história francesa.
Um homem entrou armado no hotel e conseguiu passar pela segurança com uma maleta contendo as jóias expostas em uma das salas do hotel. O roubo foi feito por um único ladrão, usando luvas, um boné e um cachecol para ocultar seu rosto. A ação transcorreu sem que nenhum tiro fosse disparado.
Durante o festival de cinema deste ano, em maio, houve uma série de roubos de joias em Cannes. Do hotel Novotel, foi levado um cofre com joias avaliadas em € 1,4 milhão (cerca de R$ 4 milhões) do quarto de um funcionário da relojoaria Chopard, que empresta joias a estrelas e fabrica a Palma de Ouro dada aos vencedores do festival.
IMAGINA NA COPA
- Choque frontal de trens ocorreu no cantão de Vaud e feriu 35 pessoas. Teme-se que o condutor, que está desaparecido, tenha morrido. A colisão na Suíça ocorre a menos de uma semana após o descarrilamento de um trem perto de Santiago de Compostela, na Espanha, que matou 79 pessoas, em um dos piores desastres ferroviários da Europa. Segundo o jornal espanhol El País, o acidente é o pior que aconteceu na Espanha em 40 anos. O último mais grave aconteceu em Chinchilla (Albacete), em 2003, com uma colisão frontal que deixou 19 mortos.
IMAGINA NA COPA
- No Canadá, a polícia de Quebec elevou para 33 o número de mortos, vítimas do acidente ferroviário que destruiu parte da pequena cidade de Lac-Mégantic. O centro da cidade com 6 mil habitantes, perto da fronteira com o Maine, nos Estados Unidos, continua isolado.
Nas últimas horas foram resgatados mais cinco corpos, entre as ruínas do centro da cidade. O número de mortos pelo acidente, o pior desastre ferroviário da história contemporânea do Canadá, deve chegar a 50. Alguns dos vagões explodiram, sem causa determinada, e acabaram destruindo cerca de 30 prédios. Grande parte das vítimas da tragédia estava em um café, localizado próximo à linha do trem. Cerca de 30 a 50 pessoas estavam no estabelecimento.
IMAGINA NA COPA
- Pelo menos 28 pessoas morreram e 66 estão desaparecidas devido aos fortes temporais que, desde o último domingo, afeta o centro e o sudoeste da China. As graves inundações e deslizamentos de terras provocados pelas fortes chuvas, acompanhadas em algumas ocasiões de granizo, afetaram até o momento 1,67 milhões de pessoas.
O centro e sul da China sofrem a cada ano, especialmente nos meses de verão, com inundações e desastres naturais relacionados, os quais chegaram a causar 4 mil mortos em 2010..
IMAGINA NA COPA
- Pelo menos dez pessoas morreram, 12 ficaram feridas e muitas outras estão presas sob os escombros após o desmoronamento de um hotel na cidade de Secunderabad, no sul da Índia.
O hotel, de dois andares, conhecido como City Light, ruiu e segundo testemunhas poderia haver cerca de 40 pessoas entre os escombros.
IMAGINA NA COPA
- Queda de Boeing causou duas mortes e 181 feridos nos Estados Unidos. Uma pessoa ainda está desaparecida. O Boeing 777 da Asiana Airlines vindo de Seul sofreu um acidente ao pousar no Aeroporto Internacional de São Francisco. Porta-voz do Hospital Geral de São Francisco afirmou que pelo menos dez passageiros foram levados à instituição, todos em condição crítica. São 52 feridos internados; cinco em estado sério e cinco em estado grave.
IMAGINA NA COPA
- Uma cratera aberta numa rua de Toledo (Ohio, EUA) engoliu um veículo que passava pelo local. Bombeiros chegaram rapidamente e retiraram a motorista. Ela foi resgatada sem ferimentos e encaminhada a um hospital próximo. Porta-voz do Corpo de Bombeiros disse que a cratera deve ter sido provocada por um vazamento na tubulação de água.
IMAGINA NA COPA
- Pelo menos 11 pessoas morreram em três países nos últimos dias quando os rios Alba e Danúbio transbordaram. As inundações continuam a ameaçar várias cidades da Alemanha, República Tcheca e Áustria, ao longo daqueles rios. Nas áreas de risco, os moradores se revezam dia e noite para encher sacos de areia para reforçar os diques. "Estou dormindo na casa da minha avó, a minha mãe com uma amiga", explicou Tim, de quatro anos, que mora em Dresden.
IMAGINA NA COPA
- Um grande incêndio em uma empresa processadora de aves no nordeste da China queimou o lugar por completo, deixando trabalhadores presos em galpões e causando ao menos 119 mortes e um número ainda não preciso de desaparecidos. Cerca de 300 trabalhadores estavam no local no momento do incêndio. Parentes dos empregados contaram que as saídas de emergência estavam trancadas.
Este já está sendo considerado um dos piores incêndios desde o ano 2000, quando 309 pessoas morreram em uma boate em Luoyang, na província de Henan.
IMAGINA NA COPA
- Centenas de jovens da periferia de Estocolmo, na Suécia, começaram uma onda de vandalismo após uma operação da polícia que terminou com a morte de um homem de 69 anos.
Moradores dos bairros pobres, a maioria deles imigrantes, começaram os protestos contra a polícia seis dias depois de uma ação policial contra o idoso.
Sete pessoas foram presas envolvidas nos atos de vandalismo no subúrbio de Estocolmo. Cerca de 60 manifestantes queimaram 30 carros, quebraram vitrines de lojas e colocaram fogo em uma escola, uma enfermaria e um centro cultural. Os moradores acusaram as forças de segurança de abuso de autoridade, enquanto os policiais alegaram legítima defesa contra o idoso que os ameaçava com uma faca.
Assim como em outros países da região, a Suécia tem altas taxas de desemprego que chegam a 25% entre os jovens.
IMAGINA NA COPA
- Dois trens colidiram em Bridgeport, Connecticut (USA), deixando 60 feridos, incluindo cinco em estado grave, informou o governador Dannel Malloy. Cerca de 700 passageiros estavam a bordo dos trens da linha Metro-North, que liga Nova York a Connecticut, quando um deles indo em direção leste da estação de Nova York descarrilou por volta das 18h30 no horário local.
IMAGINA NA COPA
- O pesadelo do terrorismo voltou a apavorar os Estados Unidos: três pessoas morreram, entre elas uma criança de 8 anos, e estima-se que mais de 120 tenham sido feridas com as explosões de duas bombas no final da Maratona de Boston. Entre os feridos, pelo menos 17 estavam em estado grave, entre elas oito crianças. O FBI confirmou que a tragédia foi um ataque terrorista.
IMAGINA NA COPA
- Mosquito gigante vai invadir a Flórida. A ‘Psorophora ciliata’ fêmea pode ter 20 vezes o tamanho de um mosquito normal e seu ferrão consegue atravessar roupas. Comum na costa leste americana, o mosquito produz picada cuja dor é semelhante a de uma facada, segundo suas vítimas.
As chuvas tropicais registradas ao longo do ano na região criaram o ambiente ideal para a proliferação do mosquito que tem o nome popular de gallinipper. Seus ovos se desenvolvem nas mesmas condições do Aedes aegypti que transmite a dengue.
IMAGINA NA COPA
- Na Espanha, os funcionários da Iberia começaram uma nova série de greves de cinco dias para protestar contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões.
Um total de 1.280 voos foi cancelado pela Iberia, Iberia Express, Vueling e Air Nostrum.  
IMAGINA NA COPA
- O Super Bowl, o maior evento esportivo do calendário norte-americano, foi interrompido por 35 minutos na noite de domingo em conseqüência de um apagão no estádio Superdome, em Nova Orleans.
A empresa de energia local disse que aparentemente houve uma sobrecarga elétrica no estádio, derrubando propositalmente o circuito a fim de isolar o problema. O defeito teria ocorrido onde a rede da Energy se conecta ao equipamentos do Superdome.
PÔ! MEU DEUS, IMAGINA NA COPA
- O escândalo envolvendo a presença de carne de cavalo em alimentos na Europa pode prejudicar o consumo de carne bovina no continente e as exportações brasileiras.
Nos últimos dois meses, a carne de cavalo tem sido detectada em produtos prontos que deveriam conter só carne bovina, como hambúrgueres e lasanhas. No Reino Unido ninguém come carne de cavalo. Jamais. Seria um sacrilégio, um "canibalismo", dizem eles.
IMAGINA NA COPA
- A crise energética atingiu a Índia quando três de suas redes regionais entraram em colapso, deixando mais da metade – cerca de três brasis - de seus 1,2 bilhão de habitantes sem eletricidade em grandes áreas do norte e do leste do país. O segundo dia de blecaute, o pior a atingir a Índia em mais de uma década, causa constrangimento para o governo no momento em que luta para reanimar o crescimento econômico.
A falha prejudicou o serviço de trens e o metrô nas cidades de Nova Délhi e Calcutá, que ficaram temporariamente suspensos. Milhares saíram dos abafados metrôs da capital quando o moderno sistema subterrâneo parou de funcionar na hora do almoço.
IMAGINA NA COPA
- Dois ladrões elegantemente vestidos roubaram joias no valor de 40 milhões de libras (46,7 milhões de euros) na joalheria Graff, no exclusivo bairro de Mayfair, no centro de Londres, informou a Scotland Yard.
Este assalto, cuja quantia supera os 23 milhões de libras (cerca de 27 milhões de euros) roubados no mesmo estabelecimento em 2003, representa o segundo maior roubo cometido na história criminal britânica.
IMAGINA NA COPA- Bandidos armados invadiram a área de cargas do aeroporto de Bruxelas e, numa ação ousada, roubaram um valioso carregamento de diamantes, avaliado em US$ 50 milhões (R$ 97,8 milhões).Dois veículos levando quatro homens armados avançaram até uma van de segurança perto do avião de passageiros suíço. "Os homens estavam armados e mascarados. Não houve tiros e ninguém ficou ferido", disse uma porta-voz da promotoria pública de Bruxelas.

IMAGINA NA COPA
- O Natal foi às escuras para dezenas de milhares de famílias no Reino Unido. Fortes ventos e tempestades cortaram a energia em várias regiões do país europeu. Os britânicos tiveram que improvisar para não ficar sem a tradicional ceia da noite de 24 de dezembro. Sem ter como preparar o peru natalino, uma família de Crawley (Inglaterra) optou por uma ceia com hambúrgueres em uma lanchonete da rede McDonald's da cidade que tinha gerador.
IMAGINA NA COPA
- Morre na Austrália o biólogo brasileiro que estava internado em estado gravíssimo após ser agredido em Sydney. Lúcio Rodrigues tentou defender um amigo, que se envolveu em uma briga na saída de um estabelecimento, e acabou agredido. Há dois anos na Austrália, ele viria visitar a família neste Natal.Em 2012, o estudante paulista Roberto Laudisio Curti, de 21 anos, foi morto por policiais em Sydney, na Austrália. Ele foi perseguido e alvo de 14 tiros de arma de choque. O inquérito sobre a morte revelou que o estudante levou um tiro de Taser quando já estava algemado e controlado no chão por cinco policiais.
IMAGINA NA COPA
- Uma dentista brasileira de 40 anos e seus dois filhos, de 10 e 12 anos, morreram após um incêndio e uma explosão na casa onde moravam, em Portugal. Ela residia em um condomínio na Quinta do Sobral.A polícia portuguesa ainda investiga as causas do incêndio que atingiu o sobrado onde a brasileira morava com a família.
IMAGINA NA COPA
- A carioca Ione da Silva Ferreira, que trabalha como camareira em um hotel no Reino Unido, terminou seu domingo de trabalho com uma visita ao hospital. Ela foi agredida por uma das hóspedes do Royal Lancaster Hotel, de quatro estrelas, em uma das zonas mais nobres de Londres. O caso está sendo investigado pela polícia londrina.
Segundo Ione a agressora é membro da realeza da Arábia Saudita. A brasileira diz ainda estar tomando calmantes por causa do episódio: “A gente sai do Brasil pensando que vai encontrar mais justiça. Mas agora até penso em voltar para casa”, desabafou.
IMAGINA NA COPA

- Brasileiros são agredidos em Londres. A Scotland Yard é acusada de mais uma operação desastrada. Um grupo de músicos evangélicos paranaenses entrou com queixa-crime contra a corporação, alegando ter sofrido maus-tratos durante uma operação policial.
Além de ameaçado com revólveres e agredido, o grupo teve um de seus integrantes atordoado por uma arma de choques elétricos. Com escoriações e hematomas, o grupo contou que foi tratado com uma truculência que lembra muito mais os desmandos da polícia brasileira. “É um absurdo que a Scotland Yard não tenha aprendido nada com o caso Jean Charles” — afirmou um deles numa referência à desastrada operação policial em que o eletricista mineiro foi executado num trem do metrô de Londres ao ser confundido com um suspeito de terrorismo.
IMAGINA NA COPA
- Nesta semana do Natal, tempestade inunda e deixa sem energia elétrica cidades da Irlanda, Escócia e Gales. Cinco pessoas já morreram e 7.500 estão desabrigadas.
IMAGINA NA COPA
- Moradores de diversos bairros de Buenos Aires fecharam ruas da cidade para protestar contra a falta de luz em suas casas, problema que vem se repetindo nos últimos dias.
A estrada Luis Dellepiane, via que liga o centro da capital ao aeroporto de Ezeiza, foi bloqueada pela quarta vez em dois dias por vizinhos da Villa Lugano, sem luz e água há uma semana.
IMAGINA NA COPA
- Pelo menos 26 pessoas morreram e nove ficaram feridas neste sábado no sul da Índia depois que um incêndio tomou conta de um dos vagões e uma das portas não abriu. A causa do acidente pode ter sido um curto-circuito.
Porta-voz do serviço de Ferrovias informou que entre os mortos, vítimas de “asfixia devido à espessa fumaça preta gerada pelo incêndio”, há duas crianças. Muitos passageiros que viajavam no vagão incendiado conseguiram se salvar ao pular do trem em movimento. Muitos corpos foram encontrados perto da porta fechada.

IMAGINA NA COPA
Há muitos outros eventos para relatar. Mas creio que esta retrospectiva já está de bom tamanho. Se algum adepto do viralatismo ou mesmo algum vira-latas conseguiu chegar até aqui, só lhe peço que assista ao vídeo com a nova onda que toma conta dos Estados Unidos e Inglaterra.
São os nocautes gratuitos de rua que assustam americanos e ingleses. Não é uma calamidade brasileira, mas é uma novidade que podemos importar futuramente.Não consegui incorporar o vídeo aqui. Vá ao Youtube e digite "Nocautes gratuitos" geram onda de violência e assustam os EUA e veja a reportagem da Record.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

IMAGINA NA COPA (2)

Fico feliz e orgulhoso quando gente inteligente concorda com minhas opiniões como os comentaristas da penúltima postagem que fiz sobre a predestinação e o livre-arbítrio.
Claro que fico feliz também quando gente inteligente discorda e pode gerar uma saudável polêmica.
Fiquei ainda mais feliz no domingo quando li o que Fábio Porchat escreveu no Estadão (AQUI). Exatamente o que tenho defendido neste humilde blog.
“E o brasileiro adora menosprezar o Brasil. O aeroporto de Guarulhos é um lixo? É. Mas ficar uma hora esperando a bagagem chegar eu também fiquei em Paris e em Nova York. A escada rolante do aeroporto parada e em manutenção eu também encontrei em Lisboa. Pessoas esparramadas no chão dormindo pelo saguão da sala de embarque? Foi o que eu vi em Dubai. Claro que um erro não justifica o outro, mas é assim em toda cidade grande no mundo. As coisas dão errado.
Mas, em Paris, eu não vi nenhum brasileiro mandando um "imagina na Copa". É porque lá fora é primeiro mundo, né? Outro dia passando pelo detector de metais no Galeão, uma mulher, que teve que tirar o sapato porque tinha mais metal nele do que numa armadura medieval, falava em alto e bom som que só no Brasil mesmo para ela ter que passar por essa vergonha. Paisinho de merda. Eu não desejo a ela uma singela viagem pra Miami. Ela praticamente vai ter que tirar o DIU no aeroporto de lá.”
Pois foi no aeroporto de Miami que tive de dormir, durante horas, quase toda a madrugada, naquele chão frio, tendo a mala como travesseiro. Imagina na Copa.
Em Nova York, vindo do México, após longa espera pela minha bagagem, o guarda aduaneiro, um cara dobrado, me perguntou se estava trazendo algo de comer ou algum presente para amigos americanos. Disse que não. Ele esmiuçou minha mala, espalhou tudo na bancada. Encontrou um saquinho de balas e uma peça de artesanato mexicano.
“Pra quem é isto?” – perguntou com rispidez apontando para um prato de cerâmica com o calendário azteca. “É pra minha mulher, lembrança que ganhei de um amigo mexicano” – respondi.
E segurando o saco de balas, perguntou: “E isto aqui, não é pra comer?”.
Com o sarcasmo que me é peculiar, disse-lhe: “Não, é pra chupar”.
Pra quê? O cara quase dobrou de tamanho, babando de ódio, ficou esverdeado como o Hulk, apreendeu minhas balas como se contrabando fosse, embolou minhas roupas como se fosse lixo, jogou sobre a mala e ordenou como quem espanta um cachorro: “Get out, get out”.
A educação e o senso de humor, definitivamente, não são virtudes da akfândega americana. Imagina na Copa.
Pra compensar o infortúnio, estava no aeroporto de Buenos Aires aguardando, com minha mulher e meu filho de dez anos, o voo que me traria pra casa quando me chamaram pelo alto-falante.
Compareci ao balcão da Aerolíneas Argentinas e uma simpática funcionária me perguntou: “Estamos precisando de três lugares na classe econômica, o senhor e sua família se incomodariam de viajar na primeira classe?”.
Tomamos champanhe ainda em terra. No ar, comemos do bom e do melhor, encheram meu filho de presentes. E minha mulher ganhou uma nécessaire com perfume francês.
Nesse dia, pensei que a Argentina fosse aquele país imaginário dos brasileiros vira-latas que têm a ilusão da utopia.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

É NATAL

Hoje somente existe o bem...
Secam-se as lágrimas,
Brotam os sorrisos,
O amor floresce em cada coração.
Há uma profusão de abraços,
Lembranças, lembranças...
Gestos e palavras são de afeto,
Somos todos crianças,
Somos todos iguais...
Sonhos se realizam,
A alegria nos invade
E tudo é só felicidade,
Confraternização cristã...
Hoje é Natal,
É Natal amanhã.
Feliz Natal.
E depois de amanhã
Que seja sempre Natal.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PREDESTINAÇÃO OU LIVRE-ARBÍTRIO?

“O homem já nasce predestinado à salvação ou à condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.”
Segundo o Calvinismo

Dentro ou fora de qualquer contexto, esta afirmação me parece um absurdo. É bíblica, eu sei, mas considero um absurdo.
Já imaginaram se Mandela seguisse este conceito calvinista? E permitisse que o povo negro de seu país ficasse relegado à condenação eterna? E considerasse que a riqueza acumulada pelos brancos fosse um sinal de sua eterna salvação?
O contexto em que este absurdo se encaixa é um dos cinco pontos básicos da doutrina calvinista: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, vocação eficaz ou graça irresistível e perseverança dos santos.
No conceito sobre eleição incondicional, Calvino afirmou que: É a escolha feita por Deus, desde toda a eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável”.
A teoria da predestinação é também observada nos outros pontos básicos da doutrina calvinista, principalmente na expiação limitada. Nela, ele diz que A obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação”.
E diz mais em vocação eficaz ou graça irresistível: “Quando Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir a essa graça da vida eterna com o próprio Deus.
E o quinto ponto sugere que: “aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele, não podem cair em desgraça e perder sua salvação”.
Portanto, quando eu repito aqui no blog que o Todo-Poderoso Se amarra em mim, apesar de ser um quase ateu, creio estar sendo solidário com a teoria da predestinação, embora discordando dela e preferir o conceito do livre-arbítrio que também é bíblico.
O conceito de predestinação foi logo abraçado pelo poder econômico de então e foi estabelecida uma relação íntima entre a expansão da doutrina calvinista e o fortalecimentgo do capitalismo. O poder dominante logo viu que a teologia calvinista poderia solucionar a crise econômica da época. Alguns historiadores admitem esta conexão entre o Calvinismo e o desenvolvimento do capitalismo no século XVI, pois, na Europa, a religião foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político, tanto nos estados católicos quanto nos protestantes
Calvino nem foi original. Para Lutero, também, alguns homens estavam predestinados à salvação e outros à condenação eternas. A vontade de Deus permaneceria sempre eterna e insondável e o homem jamais poderia esperar salvar-se por seus próprios esforços.
Logo após a morte do teólogo francês João Calvino, em 1564, surge porém Jacobus Arminius, teólogo holandês, que procurou tornar mais amenos os cinco pontos da doutrina calvinista, defendendo o livre-arbítrio e a responsabilidade humana.
Surge aí, então, o arminianismo em contraponto ao calvinismo. Quem estaria correto? A verdade é que ninguém é capaz de explicar o inexplicável que existe na Bíblia. Ambos foram lá buscar seus argumentos para a sua verdade. Ou melhor, para o seu ponto de vista.
Muito menos eu, um humilde ser quase humano incapaz de compreender dois conceitos que parecem tão contraditórios.
Por isso, apelo para dois renomados teólogos brasileiros que discorrem sobre o tema nos vídeos abaixo.
Um calvinista, reverendo da Igreja Presbiteriana - Augustus Nicodemus Gomes Lopes. 
O outro, ex-reverendo da mesma igreja – Caio Fábio d’Araújo Filho – que esteve envolvido em alguns escândalos políticos e diz não mais ser evangélico.
Pois é, como disse Nietzsche, a verdade é apenas um ponto de vista.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FLAMENGO É SALVO PELA PORTUGUESA

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o Flamengo e a Portuguesa com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de jogadores.
A decisão do STJD foi unânime.
Por incompetência, astúcia ou mediocridade, ambos os clubes descumpriram o determinado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). De acordo com o artigo, clube que escala jogador sem condições legais de atuar tem que ser punido com a perda dos pontos que conquistou na partida e mais três, pela infração.
A lei é para ser cumprida. Sim, um acordo entre as partes tem força de lei.
A denúncia do descumprimento da Portuguesa foi feita pela própria CBF e o Flamengo ficou na 16ª e última colocação no campeonato, com apenas um ponto acima da zona de rebaixamento.
Felizmente, o Flamengo foi salvo pela Portuguesa. Infelizmente, o Vasco não conseguiu escapar, mas com aqueles torcedores bem que merece o castigo.
Quem está vibrando com o julgamento do STJD é a pequena torcida do Botafogo. Já imaginaram um campeonato brasileiro sem as torcidas de Flamengo e Vasco pra encher o Maracanã em jogos com o Botafogo. A estrela solitária se apagaria e poderia ir à falência.

CHOQUE DE ORDEM É PRA VALER (2)

Estão cortando o mal pela raiz. Deu hoje de novo em O Globo (AQUI).

"Costa Verde vai barrar ônibus e vans piratas durante todo o verão

RIO - O controle de acesso de excursionistas à Região da Costa Verde fluminense, que começou neste domingo, será mantida até o fim do verão. Segundo nota oficial distribuída nesta segunda-feira pela prefeitura de Angra dos Reis, o controle de acesso à cidade, feito através de decreto municipal, existe desde 2005 e é semelhante aos existentes também em Mangaratiba e Paraty. As três cidades, contudo, só começaram a atuar em conjunto neste domingo, quando 26 ônibus e 30 vans foram proibidos de entrar nas cidades por estarem com a documentação irregular. A operação foi feita no Trevo de Itacuruçá, na divisa de Itaguaí e Mangaratiba, com a participação de fiscais dos três municípios e apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
— A intenção é combater o turismo predatório. Só vamos conseguir isso com o controle da capacidade de cada praia, de cada ilha da região. Vamos agir com rigor para impedir churrasco na praia e estacionamentos clandestinos, como o que os fiscais descobriram na semana passada na mata da Praia de Garatucaia — assegurou a prefeita de Angra, Conceição Rabha (PT).
Segundo a prefeita, a Lei 1522/2005 estabelece as condições para que qualquer cidadão tenha amplo direito de acesso às praias e locais de visitação em Angra dos Reis. A taxa de visitação cobrada dos operadores de turismo é de R$ 30,00 por veículo, com multa para quem descumprir a legislação. A lei também estabelece os prazos e condições para que os interessados entrem em contato com a Fundação Municipal de Turismo de Angra (TurisAngra) a fim de obter a autorização de acesso.
— Nenhum visitante ou operador que seguir estas regras terá seu direito a ir e vir à cidade desrespeitado —afirmou a prefeita.
O Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), tem um estudo para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, que abordará esses e outros temas importantes e vai considerar o turismo como eixo estruturante da região.
— A Baía da Ilha Grande é o maior resort do Brasil. Os municípios devem implantar medidas eficientes para preservação do patrimônio natural, histórico, cultural e turístico da região. Devem também estabelecer o controle de seus passeios e parques, de suas praias, ilhas e unidades de conservação, a exemplo do que já é feito em Fernando de Noronha e Bonito, no Mato Grosso do Sul — sugeriu o secretário-executivo do Consig, Valdir Siqueira.
Morador da praia de Garatucaia, a preferida pelos excursionistas, o engenheiro aposentado Paulo Araújo disse que o controle é necessário:
— Muitos ônibus de excursão, para fugir da fiscalização, chegam aqui antes das 7h nos sábados e domingos de sol. Como há excesso de visitantes, eles invadem as casas de veraneio para tomar banho, deixam muito lixo na praia e trazem aparelhos de som que infernizam não só a vida dos banhistas como também dos moradores. A praia é pública, mas o controle é necessário para evitar excessos —defendeu.
Na Região dos Lagos, Búzios já vem adotando há anos as mesmas restrições que começaram agora na Costa Verde. Os ônibus cujos passageiros não tenham como destino pousadas ou hotéis são orientados a procurarem as praias de outras cidades:
— Búzios é uma península e não comporta um volume mesmo pequeno de ônibus. E não existe local para eles estacionarem —explicou o prefeito André Granado.
Em Cabo Frio, o Ministério Público instaurou inquérito civil para investigar as casas de aluguel em situação irregular que recebem os excursionistas, a maioria procedente de cidades mineiras. O problema se agravou no feriadão de 15 de Novembro, quando mais de 200 ônibus chegaram à cidade sem que houvesse espaço para eles no estacionamento do município destinado aos ônibus de turismo. Foi feita uma minuta para regulamentar as questões das casas de aluguel por temporada e dos ônibus de excursão. A decisão final depende de um decreto do prefeito Alair Corrêa (PP).”

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CHOQUE DE ORDEM É PRA VALER

Ônibus e vans foram retidos ontem pela manhã em barreira na entrada de Itacuruçá  e causou polêmica. A operação consorciada das prefeituras de Mangaratiba, Angra e Paraty tem como objetivo evitar a superlotação da região neste verão.
O prefeito Evandro Capixaba, que acompanhava a operação, defendeu a medida: “todos têm o direito de ir e vir, o que não pode acontecer é uma desordem completa”.

 Deu hoje em O Globo AQUI:
"RIO — O destino eram as praias da Costa Verde. Mas, às 8h30m de ontem, Gleice Ferraz, de 28 anos, e 14 amigos e parentes tiveram de saltar da van em que seguiam viagem e interromper o passeio no meio da Rodovia Rio-Santos, perto de Itacuruçá. O veículo, com documentação irregular, foi parado no primeiro dia da operação consorciada das prefeituras de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty com o objetivo de evitar a superlotação da região e tentar ordenar a orla na alta temporada de verão. Para isso, três barreiras com fiscais das três cidades e policiais militares e rodoviários federais vão impedir a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans que não tenham autorização para o serviço de fretamento — ou seja, o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E, no caso de Angra, a prefeitura foi mais longe, ao decretar uma medida que já causa polêmica: mesmo se esses veículos estiverem legalizados, é cobrada uma taxa de R$ 1.800 se os passageiros não tiverem como destino um meio de hospedagem (hotel ou pousada) ou, na hipótese de terem reservas, de R$ 30 a R$ 50, de acordo com o tamanho do ônibus ou da van.
Por enquanto, apenas Angra tem a taxa prevista em decreto. A ideia, no entanto, é que os outros municípios do consórcio também decretem a cobrança.
— O objetivo não é impedir a entrada dos visitantes, mas cumprir a função do poder público de zelar pela segurança, pela livre mobilidade e pelo conforto dos turistas e moradores. É manter uma região mais harmônica e mais ordenada — defendeu Maria Sílvia Rubio, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).
Mas as restrições provocaram questionamentos, e não só de visitantes, como de advogados e antropólogos. Especialista em direito administrativo, o advogado José Durval Fagundes lembrou que muitas prefeituras têm regulações para a entrada e circulação de ônibus em algumas áreas. No entanto, a cobrança para os veículos, mesmo que legalizados, ele considerou “absurda”.
— Ainda mais uma cobrança tão alta. Fere o direito de ir e vir, previsto na Constituição. Existem outras formas de controle, sem esse viés arrecadador. As pessoas estão sendo achacadas — disse ele, defendendo que o Ministério Público intervenha no caso.
“Estão criando aduanas urbanas"
Coordenador do Laboratório de Etnografia Metropolitana do IFCS/UFRJ, o professor e antropólogo social Marco Antonio Mello também criticou a cobrança. Ele disse que a medida é “lamentável”:
— Os municípios estão criando verdadeiras aduanas urbanas. O acesso restrito aos lugares causa constrangimentos. Daqui a pouco, vão criar um passaporte para entrar nessas cidades.
As barreiras foram montadas em Itacuruçá, no limite de Mangaratiba com Itaguaí; no entroncamento da Rio-Santos com a RJ-115, que liga Angra à região do Médio Paraíba; e na divisa do Estado do Rio (Paraty) com São Paulo (Ubatuba). A fiscalização também visa a impedir que turistas façam churrasco nas praias e nas ilhas, coibir estacionamentos clandestinos e a degradação de áreas de proteção ambiental, além de aumentar o controle (já existente em Paraty) das agências que promovem passeios marítimos na Baía da Ilha Grande.
Em Angra, os principais problemas acontecem na Vila do Abraão (Ilha Grande), nas praias de Garatucaia, na Vila Histórica de Mambucaba e na Ilha de Cataguazes — esta última ganhará boias para impedir a aproximação de embarcações da área de banho. Em Paraty, ocorrem sobretudo nas praias do Sono e de Trindade. E, em Mangaratiba, na Praia do Saco. Na Vila Histórica de Mambucaba, por exemplo, moradores reclamam do rastro de sujeira deixado e também de carros com alto-falantes no porta-malas, cujos donos escutam música alta ao participarem de churrascos na beira do mar.
— Não temos nada contra quem vem fazer turismo consciente — afirma Agnelo Alves de Carvalho, presidente da associação de moradores local. — O problema são os vândalos, que fazem aqui o que certamente não fazem em casa. Já tivemos 120 ônibus de uma vez e quatro mil barracas numa praia pequena e estreita.
Com questões em comum, a criação do consórcio intermunicipal para a operação foi decidida numa reunião entre a presidente da TurisAngra e os secretários de Turismo de Mangaratiba, Roberto Monsores, e de Paraty, Vladimir Santander. No encontro, os secretários decidiram unificar a legislação de ordenamento urbano e atuar em conjunto para definir a capacidade de recebimento de turistas na região durante a alta temporada.
Só ontem, 26 ônibus e 30 vans interromperam a viagem por não terem um destino certo ou porque estavam irregulares (dos veículos nessa situação, 18 eram da empresa de ônibus Expresso Mangaratiba). O que pegou muitos visitantes de surpresa.
— Gente, que bafão! Imagine no carnaval como vai ficar isso aqui. Vem muita gente! — dizia, surpresa, a carioca Gleice ao descer da van em Itacuruça e ter de ajudar os amigos a carregar caixas de cerveja, geladeira de isopor e refrigerantes até o acostamento, onde o grupo precisou esperar um carro de passeio de um dos parentes para levá-lo de volta.
Mais à frente, passageiros de um ônibus fretado para levar funcionários de uma empresa de Santa Cruz para a confraternização de fim de ano num condomínio de Mangaratiba não entendiam o que estava acontecendo. Dentro do veículo, de celular em punho e semblante preocupado, a responsável pela contratação da empresa de ônibus, Kizi Santos, dizia não estar ciente da restrição:
— A empresa nunca avisou que era preciso uma autorização para entrar na cidade. Agora, eles (fiscais) estão dizendo que vamos ter que voltar."

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

IMAGINA NA COPA

Informo aos sectários pessimistas adeptos do “viralatismo” que a Copa será realizada em pleno inverno, no mês de junho, período de poucas chuvas, apenas chuviscos ocasionais. Portanto, não teremos a tempestade que inundou o entorno do Maracanã e tem inundado cidades da China, Alemanha, Estados Unidos, França e várias outras cidades da Europa Central.
Inundação no Colorado
Inundação na Alemanha
Quanto ao recente tumulto das desprezíveis torcidas organizadas que envergonhou a todos e que merece o nosso repúdio, estas não poderão se reunir dentro dos estádios. Estarão espalhadas e quando a sós são todos covardes. Além disto, a seleção não as possui nem as subvenciona como fazem os clubes de futebol. Portanto, não teremos tumulto nos estádios como já ocorreram em diversos outros países.
Na Inglaterra, por exemplo, país que sediou uma Copa, os hooligans (vândalos) – torcedores ingleses de comportamento violento, destrutivo e desordeiro, geralmente sob a influência do álcool e drogas – já causaram tragédias com 38 mortos, na Bélgica, em 1985, e com 96 mortos, em Sheffield, em 1989, quando ocorreu a maior tragédia da história do futebol inglês na semifinal da Copa da Inglaterra. Ano passado, no Egito, no estádio de Port Said, 79 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. Outras grandes tragédias em estádios de futebol podem ser lembradas AQUI.
Como se vê, somos bem subdesenvolvidos em matéria de tumultos em campos de futebol.
Na Copa de 2006, na Alemanha, ingleses e alemães promoveram quebra-quebra. Em diversos outros países – Polônia, Rússia, Escócia, Argentina, Guatemala e até Suíça – sempre ocorreram tumultos em estádios de futebol.
Portanto, não se envergonhem do país em que nascestes. Siga o conselho de Olavo Bilac.
Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
E um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha ...
Quem com o seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!
Criança! não verás país nenhum como este.

Não precisam ser tão ufanistas quanto Bilac, mas, por favor, sejam menos fantásticos do que Ignácio de Loyola Brandão.