“...segurança é sim competência da PM. A Guarda Municipal é responsável pelo patrimônio público”. Essa afirmação faz parte de um e-mail que recebi da Prefeitura de Mangaratiba e que ainda guardo em meu Outlook.
Isso não é o que afirma Julita Lemgruber - socióloga, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, ex-diretora do Sistema Penitenciário e ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro de 1999 a 2000, integrante da equipe que formulou o Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Lula – “O papel da Cidade é, sobretudo, a responsabilidade de desenvolver políticas preventivas. No entanto, os prefeitos se omitem, argumentando que segurança pública é um problema dos governos estaduais. Um ou outro acordou para essa nova realidade. O problema da segurança pública precisa ser compartilhado por todos os níveis de administração.”
Também não é o que pensa a Prefeitura de Diadema - www.diadema.sp.gov.br – que implantou bem sucedido programa de segurança pública com a sua Guarda Municipal. Um programa denominado Anjos do Quarteirão em que, entre outras atividades, guardas municipais circulam por toda a cidade com o objetivo de fortalecer a relação da Guarda Municipal com a população e melhorar a segurança das ruas, estabelecimentos comerciais e residências. Os bairros chegaram a apresentar uma redução de 55% nos índices de violência. Considerada fundamental para a redução desses índices, foi a integração das polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal em operações de policiamento ostensivo.
A Prefeitura de Ribeirão Preto também assumiu sua responsabilidade na segurança do cidadão. No site www.ribeiraopreto.sp.gov.br verifica-se que a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto é uma organização de proteção e segurança, compromissada com os mais elevados princípios morais e legais, sempre disposta a enfrentar desafios. Inovadora, está engajada na manutenção da paz social, oferecendo serviço de qualidade, em parceria com a comunidade ribeirãopretana.
A nossa Guarda Municipal, porém, como afirmou a Prefeitura de Mangaratiba, é responsável apenas pelo patrimônio público, isto é, pelos bens municipais.
E o que faz além disso? Nos finais de semana de sol e feriados prolongados, passeia em animados grupos pela praia, multando os veículos que considera mal estacionados pelos visitantes. Carros com a mala aberta emitindo som em elevadíssimo volume não é com eles. Enquanto isso, a agência do Correios e Banco Postal, que fica a cem passos do posto da GM – passos contados por mim, passos de um ancião - foi assaltada duas vezes. Um assaltante veio de bicicleta, o outro fugiu de barco.
A tranquilidade dos cidadãos é um bem municipal e a simples presença dos guardas nas ruas proporcionaria paz de espírito aos moradores que são, também, patrimônio do Município.
Ainda não temos bandidos entre nós, nem a GM estaria preparada para o confronto. Temos, sim, adolescentes pichadores, pequenos ladrões arrombadores de quiosques e residências de veranistas. Na maioria, filhos de nossa própria sociedade. Estes podem ser repelidos pela simples circulação da GM, a pé ou motorizada, por todo o Distrito durante o dia e à noite.
Os delinquentes que nos visitam – assim como aqueles oriundos de nosso meio - sentem-se à vontade em nossa comunidade desarmada. Porém, mesmo desarmados, muitas das ações empreendidas pelas prefeituras de Diadema e Ribeirão Preto, em relação à segurança, podemos implantar a curto e médio prazo em Mangaratiba.
Para os nossos delinquentes domésticos e a maioria dos que vêm de fora, autoridade determinada, atitude policial rigorosa e um cassetete bastam como armas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
sou guarda municipal de mangaratiba(concursado).Ganho 465 reais, e tenho que assistir guardas contratados politicamente,sem concurso publico ganhando 1.200.Realmente a prefeitura não quer que a guarda municipal cresça,para continuar sendo usada como cabide de emprego.Muitos colegas já desistiram e eu decidi que no final do ano tambem vou pedir minha exoneração.Pois não dá para assistir a isso tudo calado.Agora a pouco tempo um homem que trabalhava em uma peixaria em mangaratiba,assumiu o cargo de supervisor da guarda municipal de mangaratiba.Logo após as eleições.Realmente há muito compromrtimento da prefeitura com a segurança publica.
sou contratado e faço as mesmas coisas que esses GM's fazem , e assim todos podem ter suas chances .
Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag
sou guarda municipal de mangaratiba(concursado).Ganho 465 reais, e tenho que assistir guardas contratados politicamente,sem concurso publico ganhando 1.200.Realmente a prefeitura não quer que a guarda municipal cresça,como diz meu nobre amigo o pior é que eles querem acabar com os efetivos pode se ver que a grande maioria de efetivo desta casa ta sendo perseguido e prejudicado em seu local de trabalho, ñ temos o direito de levar o pão para casa e ainda sofremos com as perseguições imposta pela secretaria de segurança deste município esta corporação munida destes bravos homem pedem socorro pois ja não tão mais aguentando em viver nesta situação; a alguns dia um gm que eu ñ vou relatar foi mandado embora pois teve algumas faltas au responder a o senhor secretário que tinha alguns debito que tinha vendido sua casa para quitar e ainda não conseguia teve que fazer alguns picos pois não tinha o dinheiro da passagem e ainda o que é pior não tinha comida em casa; resposta do secretário na minha colocando ele em inquérito administrativo e foi mandado embora angustia desta gm e varias outros com uma casa que é nossa em direito a defesa da população pela vida e sobrevivência da familia dos gm convoco aos gm do brasil inteiro para quando avistar um integrante desta secretaria de segurança de Mangaratiba saiba a o que eles fazem a os bravos homem que fazem parte desta corporação e em nenhuma colaboração do gabinete deste atual governo deste município para conosco ANTONIO VOCE ESTA ERRADO PODE PESQUISAR
sou guarda municipal de mangaratiba ( contratado), meu salário e de 460 reias, e muito fácil chegar e falar dos contratados né seu efetivo ? Porem ninguem fala que efetivo sai do posto a hora que bem entende, abandona o posto, e o que acontece ? Nada ! Trabalho sábado,domingo,feriado e não recebo hora extra 100%, não recebo adicional noturno, isso os efetivos não vem aqui falar pq ? tão nem ai agora vem falar de 1 contratado que recebe um pouco mais ? porque não falar dos varios efetivos que estão recebendo os salários e nem aparecem em mangaratiba,muriqui fala serio isso e coisa de hipócrita.
Só concordo com uma coisa o salário e ruim tanto para o ag quanto para o efetivo as condições de trabalho são péssimas para ambos.
E no final das contas não entendo nada sou contratado como agente patrimonial e visto uma farda da guarda municipal, tiro serviço em festas e eventos no município e acredito isso não ser serviço para agente patrimonial.
Constituição Federal
DA SEGURANÇA PÚBLICA (ART. 144)
§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.
Como explica a lei, essas são as funções da Guarda Municipal
Por tanto ficando a cargo da PM a questão de ordem publica.
Gm Inconformado
sou ag de conceição de jacarei, tambem faço o mesmo trabalho q os efetivos muitas das vezes ate melhor que eles, nao ganho adicional noturno,hora extra 1oo% minha hora trabalhada é 2,80 isso é uma vargonha!!!!!!!!
Caros e amigos Guardas Municipais de Mangaratiba-RJ. Fui Guarda Municipal contratado no período de: outubro de 1.988 à novembro de 2.002, sei o que passa um Guarda numa cidade pequena como a cidade de Mangaratiba-RJ, Larguei o couro também... não tinhanos horas extras tão pouco banco de horas. sabemos que rola politigem sim... Amigos, não se esqueçam que temos novo Prefeito desde o início de março. Guardas, tudo pode quando se conversa e chegou hora de mostrarem suas forças, já que o último prefeito Aarâo não se importava com a segurança pública, fazendo da cooporação cabide de emprego... assim, ele fez com todas as outras secretarias... e quem sabe você consigam uma força na política também. Guardas Municipais, reúnam a sociedade, governantes e achem uma saída pacífica para todos, afinal, todos que moram nessa cidade linda e seus turistas posssam contar com o serviço dos senhores e que cada um deles divulguem por esse Brasil à fora que foi bem tratado pela Guarda Municipal da Cidade de Mangaratiba-RJ. Lobão Gadelha.
Só corrigindo a data acima: Outubro de 1.998 à novembro de 2.002. (Politicagem). Abraços para a coorporação. Lobão Gadelha.
Postar um comentário