Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O MORDOMO DO SERRA

Em seu blog, Merval Pereira diz que "é colunista de O GLOBO, comentarista da CBN e da Globo News.
Em 2009 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional.
Também é membro do Board of Visitors da John S. Knight Fellowships da Universidade Stanford. E é membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia."
É, também, um jornalista venal a reproduzir as opiniões de seus donos: os filhos do Roberto Marinho.
A ABL já foi uma entidade respeitável. Hoje, produz besteiras imortais como aceitar o mordomo do Serra entre seus pares. Vejam na foto abaixo se ele, com o fardão da Academia, não parece o mordomo do Serra.
O “imortal” Merval Pereira minimizou do jeito que pôde a derrota de seu chefe político. Afirmou que Serra já sabia de sua possível derrota, e que não queria ser candidato a prefeito. Disse que ele foi convencido a ser. Logo Serra que sempre soube impor suas vontades no PSDB, passando por cima de tudo e de todos.
Na véspera do primeiro turno, Merval Pereira tinha feito uma brilhante previsão:
“A mais complicada eleição paulistana pode acabar deixando de fora da disputa Fernando Haddad, o candidato que o ex-presidente Lula tirou do bolso de seu colete, outrora considerado milagreiro. Terá sido a primeira vez em que o PT não disputará o 2º turno na capital paulista, derrota capaz de quebrar o encanto que se criou em torno das qualidades quase mágicas do líder operário tornado presidente”.
Além de escrever mal, sua submissão às orientações patronais e ao Serra não o deixa ver bem a situação política do país. Seu nome deveria mudar para Vermal Pereira.
O imortal também se destacou por ter anunciado a morte iminente de Hugo Chávez, reeleito, este mês, presidente da Venezuela. Em fevereiro, Vermal garantiu que “a saúde de Hugo Chávez pode afetar a eleição presidencial. Os últimos exames indicam que o câncer está em processo de metástase, se alastrando em direção ao fígado, deixando pouca margem a uma recuperação”.
Não sou uma besta imortalizada pela ABL, mas minha essência cigana também adora prever os acontecimentos. A diferença é que eu acerto as previsões. Em 14 de janeiro, escrevi aqui que
“a reeleição do Capixaba é inevitável apesar das comentadas deficiências. Se eu fosse o Zé Luiz, topava ser o vice dele para ser o prefeito daí a quatro anos”.
Voltemos ao Vermal e suas besteiras imortais. Em 28 de junho, ele publicou em O GLOBO suas previsões para a eleição paulistana:

O mito e os fatos
A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que 62% dos eleitores paulistanos e 64% dos simpatizantes do PT acham que o partido agiu mal procurando acordo com Maluf para a prefeitura de São Paulo.
O candidato do bolso do colete de Lula, o ex-Ministro Fernando Haddad, continua sendo apenas isso, mais uma invenção do ex-presidente.
Caiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, o que não tem significado estatístico, pois está na margem de erro, mas tem peso político porque a pesquisa foi feita logo depois da famosa foto em que Lula aparece nos jardins da mansão de Maluf comemorando o acordo político.
Cair dois pontos percentuais quando se tem 30% de intenções de voto, como tem o candidato tucano José Serra, seria irrelevante — e ele cresceu – mas os mesmos 2 pontos num total de 8% significam uma queda de 25%, o que por si só explicita a difícil situação em que se encontra o candidato de Lula.
Haddad, que parecia ter iniciado a ascensão após aparecer com Lula no programa do Ratinho e ter quase triplicado as intenções de voto, fato muito comemorado entre os simpatizantes do PT, não conseguiu manter a curva ascendente.
Esperavam os petistas que, depois do episódio Maluf, o candidato de Lula atingisse os dois dígitos nas pesquisas, evidenciando a correção da manobra política de seu mentor.
Lula reagiu aos críticos ao afirmar que não tinha arrependimento nenhum pela foto. E Maluf fez sua análise particular: Erundina deixara a chapa por ciúmes de seu protagonismo, e, diante de Lula no governo, ele, Maluf, considera-se “de esquerda”.
O que parece divertir Maluf, e não é para menos, configura-se um problema político de envergadura para o PT paulistano.
A pesquisa Datafolha mostra que os eleitores estão ao lado de Erundina, pelo menos nesse primeiro momento. Nada menos que 67% dos eleitores consideram que Erundina fez muito bem em deixar a chapa de Haddad depois da divulgação da famosa foto.
Havia até em circulação uma curiosa interpretação na base do “falem mal, mas falem de mim”. Lula seria tão genial articulador que colocara a imagem de Haddad nas primeiras páginas e nas televisões do país, fazendo com que viesse a ser conhecido pelo eleitorado.
O que para o comum dos mortais parecia erro estratégico, para o infalível líder tinha o dom de alcançar o objetivo de difundir a figura de seu escolhido. Vem a nova pesquisa Datafolha e joga por água abaixo a teoria montada a posteriori, que tentava transformar um erro político em grande lance estratégico.
O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, considera que a rejeição ao apoio de Maluf ao PT pode ser determinante na eleição, o que indicaria que não se trata de um efeito passageiro.
Nesse caso, Erundina estaria certa quando comentou que 1m e 30s de propaganda eleitoral não justificam fazer uma aliança que renega uma vida inteira. Aparentemente, esse tempo extra que o PT obteve aderindo a Maluf não será suficiente para reduzir o desgaste provocado pelo acordo, considerado espúrio pela larga maioria do eleitorado paulistano e petista.
O tucano José Serra continua liderando a pesquisa, mas está parado desde o início com 31% das intenções, o que representa o eleitorado cativo do PSDB na capital. Na análise dos petistas, mostra que ele não tem condições de ampliá-lo.
O outro terço deve ficar, como tradicionalmente ocorre, com o candidato do PT, mas, se Haddad não demonstra ser competitivo para buscar no partido o apoio que seria automático, como ir além do eleitorado petista para buscar votos que podem lhe dar vitória?
A estratégia petista tinha um objetivo pragmático, traçado por Lula. Abriu-se mão de uma candidata forte como é a ex-prefeita Marta Suplicy na suposição de que ela não trazia novidade para a campanha que ampliasse seu eleitorado.
O “novo”, que Haddad representaria, teria mais facilidade para avançar no eleitorado que, não sendo petista, pode votar no candidato do partido.
Mas, ao mesmo tempo, a candidatura ficou limitada no viés ideológico quando se juntou a Haddad, um comunista saudosista, a ex-prefeita Erundina, que assumiu anunciando que continuava defendendo o socialismo. Para ela, estar no Partido Socialista Brasileiro (PSB) não é retórica, é uma profissão de fé. Com sua saída, o PT foi buscar no PCdoB a companheira de chapa de Haddad, fechando novamente o foco ideológico da candidatura.
Os petistas alardeiam que o candidato tucano José Serra tem mais rejeição do que apoio (35% contra 31%), o que é uma situação realmente incômoda para o candidato. Mas, por essa conta, o candidato petista tem o dobro de rejeição do que de apoio (12% contra 6%).
Lula promete “morder o calcanhar” dos adversários, mas precisará fazer com que Haddad aprenda a morder também, sob o risco de seu candidato ficar exposto ao público como figurante sem expressão.
Além do mais, as pesquisas do Datafolha vêm registrando a queda da influência de Lula como cabo eleitoral na disputa paulistana, embora ele continue sendo o mais influente deles, mais ainda que a própria presidente Dilma, que tem 28% de influência na escolha do candidato, ou que o governador Geraldo Alckmin, que influencia 29% dos eleitores.
O índice de influência de Lula no eleitorado é de 38%, mas o problema para o PT é que em janeiro eram 49% os que diziam que o apoio de Lula os faria votar em determinado candidato.
Se juntarmos a redução da influência de Lula no eleitorado com a incapacidade demonstrada até agora por Fernando Haddad de ser um candidato minimamente competitivo, teremos uma eleição que sugere ser muito mais difícil para o PT do que parecia meses atrás.
Serra já disse que os fatos mostram que Lula não é infalível, pelo menos nas eleições paulistas. Mas Lula é Lula, advertem sempre os petistas, agarrando-se ao mito na esperança da vitória. Lula faz bem em querer trazer para si a disputa contra Serra, nacionalizando a eleição paulistana. Caberá a Serra escapar dessa armadilha, convencendo o eleitorado que está pensando apenas em São Paulo, e não no Brasil.



N.L.: o estilo tosco e os erros gramaticais são do jornalista venal e imortal. Perdoem-me a extensão da postagem.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TRÊS JOSÉS

Três jovens líderes estudantis. De esquerda, como devem ser os jovens estudantes, em luta por mudanças. Contra o domínio imperialista e a exploração internacional de nossas riquezas. Pela melhoria das condições de vida do brasileiro. Em apoio ao presidente João Goulart e às reformas de base.
Um deles, o mais importante dos três na época porque era o presidente da UNE, participou e até discursou no comício da Central do Brasil ao lado do Presidente, em 13 de março de 1964.
Mas, era um covarde. Logo após o 1º de abril, com o advento do golpe militar, asilou-se na embaixada do Chile. Foi para Santiago e lá viveu durante todo o período nefasto de perseguições, prisões, torturas e assassinatos das lideranças democráticas no Brasil. Com o golpe militar no Chile, fugiu novamente. Refugiou-se na embaixada da Itália e, depois, foi para os Estados Unidos.
Os outros dois Josés aqui ficaram e permaneceram no movimento estudantil, enfrentando as forças da repressão militar. Um deles até participou da guerrilha do Araguaia. Foram presos e torturados. Símbolos da resistência democrática, um ficou cinco anos preso e o outro foi banido do país em troca da libertação do embaixador americano seqüestrado em 1969.
Com a redemocratização do país, ambos ajudaram o Lula a fundar o PT e, em épocas diferentes, foram presidentes do partido. Enquanto isso, o outro participou da coordenação da campanha derrotada de FHC para o senado.
Depois, com a eleição do mais paulista dos cariocas para a presidência da república, foi ministro de estado e um dos responsáveis pela privataria tucana, esteve envolvido com a máfia das ambulâncias e dos sanguessugas. Enriqueceu. Enriqueceu a filha, sócia da filha do Daniel Dantas.
Nunca foi julgado por nada, embora as provas sejam insofismáveis, pois sempre teve o apoio incondicional da imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta.
A mesma imprensa que agora pressionou o STF para condenar os outros dois por formação de quadrilha e corrupção ativa exatamente durante a campanha eleitoral.

Assim pressionados, os doutos magistrados, sonhando com as primeiras páginas, com a capa da Veja, com a sua exaltação pelo Jornal Nacional, transformaram indícios em provas e chegaram ao cúmulo de igualar os dois Josés ao Fernandinho Beira Mar e ao Nem da Rocinha. Até compararam o PT ao PCC e, com um sorriso absurdo e cínico, comentaram que o número de condenados – treze – era muito sugestivo.
Os mesmos doutos magistrados que, livres do clamor da mídia, concederam habeas corpus ao vereador carioca que chefia uma gangue de milicianos; que concederam liminar ao Daniel Dantas; que liberaram o ex-banqueiro Salvatore Cacciola e o médico Roger Abdelmassih, permitindo que ambos se escafedessem do país; que até hoje nem se importaram com o “mensalão” mineiro do PSDB.
São três Josés. Dois - símbolos da resistência - foram condenados por fazer aquilo que faz qualquer prefeitinho de cidade caipira do interior: comprar o apoio parlamentar para os projetos do governo. Foram condenados, mas permanecerão na luta. O seu destino é lutar.
O outro – o covarde - morreu ontem. Foi trucidado politicamente pelo povo de sua própria cidade. Entretanto, permanecerá como um cadáver insepulto. O seu destino é vagar como um zumbi até destruir completamente o seu partido político.


N.L.: O “imortal” Merval Pereira minimizou do jeito que pôde a derrota de Serra. Disse que Serra já sabia de sua possível derrota, e que não queria ser candidato a prefeito. Disse que ele foi convencido a sê-lo. Logo Serra que sempre soube impor suas vontades no PSDB, passando por cima de tudo e de todos. Amanhã eu falo do Merval, o mordomo do Serra.

sábado, 27 de outubro de 2012

PARABÉNS, LULA...

Pelo seu aniversário, hoje, e por mais uma grande vitória amanhã.
Será a quarta vitória sobre o Serra. E na terra dele, contra tudo e contra a imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta.
Lula, ainda doente, recuperando-se de um câncer, pega mais um poste – este mais desconhecido que a Dilma - e o elege prefeito de São Paulo em pleno julgamento do “mensalão”. E, de lambuja, ainda enterra o Serra.
Lula, você leva mesmo a sério o seu programa “Luz para Todos”. Assim, de poste em poste, você vai iluminar todo o país.
♫♫♫PARABÉNS A VOCÊ,
NESSA DATA QUERIDA.♫♫♫
♫♫♫MUITA FELICIDADE,
MUITOS ANOS DE VIDA♫♫♫

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MEU FEISSIBUQUE

É uma escola de vida onde se reúnem os paladinos das redes sociais em luta pelos direitos dos índios Guarani-Kaiowá e contra a corrupção política.
Além de tentarem transformar o mundo apenas com cliques de compartilhamento e curtindo memes infantis, eles – e principalmente elas – me dão conselhos diários com ensinamentos do Dalai Lama, Chico Xavier, Paulo Coelho e outros menos votados para que aprendamos a viver.
Dissimulados, é como se dissessem: “façam o que eu digo, não façam o que eu faço” e desrespeitam cotidianamente o segundo mandamento a qualquer hora do dia ou da noite.
Sempre nos desejam uma abençoada noite, abençoada tarde, abençoada manhã, com Deus, com Jesus ou com a Virgem Maria, sugerindo correntes de orações para conquistar a felicidade que já possuímos ou que somente depende de nós conquistarmos.
Clicando sempre, solidarizam-se com quem está com câncer e com as crianças que têm paralisia cerebral, acreditando que assim os estão ajudando.
Há os que ameaçam: “mexeu com Joaquim Barbosa, mexeu com todos nós”, e consideram que foram eles que elegeram o novo presidente do STF.
Outros querem chegar a um milhão de compartilhamentos para acabar com o 14° e o 15° salários dos deputados ou igualar o salário deles ao do professor que, segundo eles, é o único japonês que não se curva diante do imperador. Mentira.

E, vejam só, outra mentira: chegaram a cancelar o exame do ENEM que vai acontecer dias 3 e 4 próximos.
Alguns acreditam que foram eles com seus cliques e compartilhamentos que forçaram a presidenta Dilma a vetar alguns artigos do novo código florestal.
Em maiúsculas, há quem vocifera sobre sua própria gripe: “SENTI UM MAL ESTAR...FUI VERIFICAR...A FEBRE VOLTANDO...QUE SACO...QUASE 38 ...VOU AGUARDAR PARA VER SE ELA SOBE OU RESOLVA CAIR FORA...NÃO SUPORTO TOMAR REMÉDIOS...”
Como se interessasse a alguém, avisam que vão almoçar, que vão sair para visitar alguém, que vão ao médico, que vão para a academia ou que vão dormir. Há, porém, os que passam a madrugada clicando, curtindo, compartilhando.

Quase todos me parecem sofrer de uma constante depressão e permanente solidão. São inofensivos e, se algum mal fazem, será somente a si mesmos.
Muitas mensagens sugerem que seus autores não possuem o completo domínio de suas faculdades mentais, pois, há quem queira acabar com a urna eletrônica e voltar ao medieval voto com a cédula de papel. E ainda perguntam por que outros países ainda não adotaram o voto eletrônico, como se nós fôssemos seres inferiores e não temos o direito de introduzir algo inovador no processo eleitoral.

Um blogueiro amigo – O Provocador - descreveu-os assim há bem pouco tempo:
“Seu modo de agir é elementar: consiste em, no conforto de seu computador traçar os destinos da humanidade. Com essa cândida megalomania, eles acham que conseguem impor políticas econômicas e ambientais, interferir no resultado de eleições, eleger ministros do Supremo e punir corruptos de todos os partidos. Tudo isso num só click...


Mas a maioria manifesta uma preguiça crônica e só consegue curtir frases e comentários alheios aparentemente lógicos sobre um assunto cívico que lhe causa algum nível de indignação.”

De fato, trata-se de uma cândida megalomania esquizofrênica que nem conseguiu modificar o resultado da eleição em Mangaratiba, na qual, durante a campanha, quase todas estimularam o voto nulo na laranja. Contudo, talvez, exista nisso tudo um lado positivo que eu, em minha santa ignorância, não consigo identificar.
Agora, vou até lá ver se consigo desativar a minha conta. Cansei de ver fotos de bebês, de comida, de animais de estimação. 
Parece não haver vida inteligente no meu feissibuque.

N.L.: Beleza, consegui. A minha conta foi desativada do site e será permanentemente eliminada dentro de 14 dias.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

LEILÃO DA VIRGINDADE: O VENCEDOR


Foi de um milhão e quinhentos mil reais o lance vencedor oferecido ontem por um japonês no quadro do programa "Virgins Wanted" (Procuram-se Virgens), da TV australiana.
Houve apenas quinze lances no leilão, nove oriundos do Brasil. O maior destes foi de 150 mil dólares e houve quem oferecesse apenas um dólar.
Ao japonês vencedor não será permitido beijar, terá que usar camisinha, terá de pagar adiantado e não poderá passar mais de uma hora com a donzela. 

A transa, portanto, custará R$ 25.000 por minuto.
Antigamente, na Itália, era tradição pendurar na janela do casal o lençol manchado de sangue na manhã seguinte à primeira noite de núpcias. O lençol era a prova da virgindade da esposa e, também, evidência de que o marido foi capaz de consumar o casamento.
O japonês e a catarinense vão consumar o ato a bordo de um avião em pleno vôo. Neste caso, o lençol terá que ser mostrado depois da aterrissagem.

Imaginem a cena memorável: os dois sorridentes descendo a escada do avião e mostrando o lençol manchado de sangue em suas mãos. Ficará para a história da sem-vergonhice internacional.
O produtor do programa e do leilão - Justin Sisley - disse ontem que o japonês "existe e tem cerca de 50 anos". E que irá a Sydney para consumar o ato.
Se não mostrarem o lençol, ficará a dúvida: ou a catarinense não era virgem ou o japonês – como dizem, mal dotado - não conseguiu deflorá-la.
A virgindade de Alexander Stepanov foi arrematada por R$ 6.078 por um brasileiro. O russo não se decidiu ainda sobre a concretização do negócio.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

JOVEM, LINDA, OBSCENA E COTÓ

O filme já tinha começado quando Anselmo entrou no cinema. Esperou os olhos se acostumarem no escuro para escolher um lugar. Viu uma poltrona vazia ao lado de uma jovem que lhe pareceu bem bonita. Sentou ao lado dela. Viu que era mesmo linda quando ela lhe sorriu.
Braços colados no braço da poltrona, ambos olhando para a tela. Surpresa: ela entrelaçou os braços e pegou-lhe a mão. Sem dizer palavra, Anselmo desceu a mão até a coxa da garota. Sempre olhando a tela, foi puxando a saia até sentir-lhe a pele lisa e branca.
Sem olhar para o lado, alisou a perna dela até o joelho.
Surpresa maior: a perna terminava ali. Tomou um susto. Examinou a outra perna. Também terminava onde devia estar o joelho. A garota era cotó. Não podia voltar atrás. Seria humilhá-la. O filme não mais importava.
“Perdi as duas pernas num acidente de carro” – disse-lhe a garota.
“Como você veio pra cá?” - perguntou-lhe.
“Meu irmão me trouxe no colo” – respondeu ela.
Atônito, Anselmo não sabia o que fazer. Sugeriu que saíssem do cinema antes que o filme terminasse. Com um sorriso cínico, ela topou imediatamente.
Ainda no escurinho do cinema, Anselmo a pegou no colo e saíram rapidamente. Na rua, ele queria levá-la logo para casa. Ela mostrou-lhe onde morava. Anselmo, envergonhado, caminhou o mais rápido que podia.
Antes da casa, havia um terreno baldio com uma goiabeira nos fundos.

“Vamos entrar aqui primeiro” – ela pediu insistentemente.
Ele acabou atendendo a garota que sugeriu: “Me pendura na goiabeira”.
Pendurada no galho, tal como uma ginasta olímpica na barra,  ela levantou as coxas e, obscena, abriu-as. Estava sem calcinha, deixando sua vulva à mostra exatamente na altura do órgão genital do rapaz.
Anselmo não conseguiu se conter. Partiu para a ação. Quando terminou, sentiu-se um crápula, um devasso.
Sem nada falar, pegou a garota e levou-a para casa. Foi atendido por uma simpática velhinha que lhe agradeceu penhoradamente por trazer sua neta de volta.

"Você foi muito bondoso e me demonstra que ainda existem rapazes caridosos” – disse a velhinha emocionada.
Arrependido, Anselmo não suportou, lágrimas desceram em sua face. Chorando, confessou o que fizera.
“Minha senhora, eu sou um canalha libertino, um calhorda desprezível e infame, um indivíduo vil e ordinário, sabe o que eu fiz com a sua neta?” – e contou-lhe todo o ocorrido.
Com um sorriso irônico, a velhinha consolou-o:
“Meu filho, não se menospreze tanto assim. Infames e desprezíveis são aqueles que a deixam pendurada na goiabeira”.

Moral da estória:
Mantenha sempre elevada a sua auto-estima.
N.L.: Esta estória eu trago comigo há mais de cinquenta anos. Nem sei se é minha mesmo. Mas, a versão atual eu sei que é minha.

sábado, 20 de outubro de 2012

FÊMEA MORENA

Você aumenta a minha adrenalina, amor...
Me acende e contamina com o seu calor.
Você é nitroglicerina pura,
Feitiço de menina,
Tem a cor da emoção...
Você é um monumento ao pecado,
Seu corpo um atentado ao pudor...
Quando chega à praia, incendeia
E o sol raia na areia em seu louvor.
Muito sal, muita pimenta no andar,
Água benta não vai dar pra te curar.
Tu és o ornamento desse mar,
Vem pro meu apartamento, vem morar.
Vem, fêmea morena,
Melhor que ganhar na sena
Foi te amar...
Vem, não me condena,
Outra vez só, me envenena,
Me faz sonhar.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

QUERO MUITO MAIS

Morena atende o meu aceno,
Traz o teu veneno,
Vem me envenenar...
Vê se me entende,
Aprende esse jogo,
Acende o teu fogo,
Quero me queimar.
Esquece o pudor no que faz, no que diz,
Conhece o sabor do prazer, pede bis...
Quero te ver muito louca,
Te beijar a boca, te fazer feliz.
O que eu quero é mais,
Quero muito mais...
Meu desafio é te deixar no cio
Para ouvir teus ais.
Morena não foge de mim,
Carinho não é tão ruim...
Eu te peço um favor:
Explode esse amor,
Me diz que tá a fim.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AOS MESTRES, COM CARINHO...

Professor é professor. Estudou e tem talento para ser, formou-se para o magistério. Merece o meu respeito, estima e admiração, mas não o considero nem pretendo que seja um educador dos filhos dos outros.
Educadores temos que ser todos nós porque educação é responsabilidade de todos.
Eu fui um educador. Meus pais me fizeram ser. Aprendi em casa e na prática. Cheguei educado à escola e mandei pra lá dois filhos educados. Eles, hoje, são educadores de meus netos.
Educação, na completa acepção da palavra, é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social.
Portanto, o processo educacional tem que começar na família, desde o berço. Não podemos deixá-lo somente por conta dos já sacrificados professores.
Precisamos enviar filhos melhores para nossas escolas e não ficar apenas exigindo escolas melhores para os nossos filhos.
Dá muito trabalho, eu sei, mas temos que facilitar ou, pelo menos, não dificultar tanto o trabalho da escola e de nossos mestres.
Nesta minha homenagem, hoje, apresento um filme ótimo e sua continuação, ambos completos: Ao Mestre com Carinho I e II.
São filmes clássicos que todos os pais e mães deveriam assistir obrigatoriamente, por Lei, em respeito ao professor.
O primeiro, de 1967, é a estória de um engenheiro desempregado que aceita o emprego de professor em Londres. Na escola, Mr. Thackary – Sydney Poitier, um negro - passa a enfrentar uma turma de brancos azedos, estúpidos, mal educados e semi-analfabetos, todos já na adolescência. Não consegue dar aulas, ninguém quer aprender coisa alguma.
Ele, então, joga os livros no lixo e assume o papel de educador.
Responsabilidade que os pais não assumiram.

Após vencer como professor e educador e aposentar-se em Londres, Mr. Thackary, trinta anos depois, vai para Chicago e volta a lecionar. Em 1996, enfrenta uma turma ainda pior porque é também violenta e extremamente agressiva.
Com seriedade e determinação, o educador e professor leva a turma até sua formatura.
Esta cópia não é dublada para o português como a anterior. O som perfeito e a pronúncia inteligível permite ao estudante do idioma inglês entender quase tudo que dizem os personagens.
O filme começa com cenas finais do anterior e uma homenagem ao mestre por sua aposentadoria.
Percebam que sua ex-aluna que canta To Sir, with love parece muito com o novo visual da professora Nice Albuquerque, minha querida amiga a quem dedico o meu carinho.
O professor Marcelo Néri - chefe do Centro de Pesquisas Sociais da FGV – comentando o resultado de uma pesquisa sobre as causas da evasão escolar e avaliação do ensino, afirmou que “podemos ganhar todas as batalhas pela melhoria da qualidade da educação, adotando as melhores práticas educacionais, mas se não conseguirmos convencer os principais protagonistas - que são as crianças, os adolescentes e seus pais - vamos perder a guerra.”
O professor Marcelo Néri tem absoluta razão.
E o salário, ó!
 
N.L.: Para assistir em tela cheia, clique no botão localizado à direita na parte inferior do vídeo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VOTOS DE TODOS OS CANDIDATOS A VEREADOR EM MANGARATIBA

Em atenção àqueles quase 500 leitores que vieram ao blog para ver os vereadores eleitos em Mangaratiba, publico hoje os votos obtidos por todos os candidatos a vereador.
Apresento-os pelo nome utilizado na campanha, separados por coligação e identificando o partido de cada um. Mostro o total de votos válidos e o total de votos de cada coligação. E ainda quem foi eleito pela legenda e pelas sobras da legenda.
Quem quiser saber os votos por seção clique AQUI.

Acho que prestei um bom serviço para todos os candidatos, eleitores e simpatizantes. Nem o TSE mostrou uma informação assim tão detalhada e simples de entender. 
 
N.L.: se quiser copiar cada imagem em JPEG, clique primeiro com o botão esquerdo do mouse para ampliá-la.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AUTO-ESTIMA

Exacerbada ou não, é uma virtude. É a melhor aliada do sucesso na vida pessoal e/ou profissional. A moderna psicologia não aceita mais a idéia de que alguém possa ter auto-estima em excesso. Seria como ter saúde em excesso.
Quem possui esta qualidade tem amor-próprio, autoconfiança, acredita em si, e dispensa livros de auto-ajuda.
Eu jamais os li porque logo que me conheci me apaixonei por mim mesmo. Foi amor à primeira vista que ainda perdura.
Também me apaixonei por várias mulheres, pois, jamais consegui me relacionar com elas sem me apaixonar profundamente. E apaixonei-me pelos meus ídolos. Hoje, restam-me apenas dois em plena atividade: o Lula e eu.
Fui criticado por ter auto-estima exacerbada. Devo dizer que sim, eu me amo loucamente. Eu sou o meu melhor amigo. E este amor-próprio é o meu sistema imunológico emocional.
Os psicólogos são unânimes em afirmar que a auto-estima é a principal ferramenta com que o ser humano conta para enfrentar os desafios.
"A auto-estima é o conceito mais estudado na psicologia social, e há um bom motivo para isso. Ela é a chave para a convivência harmoniosa no mundo civilizado" – afirmou Peter Burke.
Quem não acredita em si mesmo até acha que não vale a pena dizer o que pensa. Entretanto, desde o início da civilização, o mundo é movido por pessoas que confiam em suas idéias e que se sentem estimuladas a dividi-las com os outros. Diz a psicologia que isso vale tanto para cientistas quanto para poetas, para artistas e para políticos.

Deve valer também para humildes blogueiros como eu.
O filósofo grego Aristóteles já observava que a esperança e o entusiasmo, juntos, formam a centelha da autoconfiança, sem a qual os jovens não teriam futuro.
Hoje se sabe que é possível desenvolver a auto-estima em qualquer idade e mantê-la elevada para sempre. O sucesso dessa empreitada depende não apenas da visão que se tem de si mesmo, mas também da avaliação que se faz da sociedade em que se vive.
Em 2004, três estudos da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, envolvendo 257 estudantes, constataram que os mais pessimistas e que tinham uma percepção negativa sobre diversas atividades do local em que viviam, eram também os que apresentavam a pior impressão de si mesmos.

"As pessoas que aprendem a adequar sua maneira de agir aos valores da sociedade em que vivem são as que possuem auto-estima mais elevada" - disse Shinobu Kitayama,
Todos conhecemos, em tese, a definição básica de auto-estima: é a estima que se tem por si mesmo, ou seja, o quanto a pessoa se valoriza. O quanto se quer bem e se aceita.
Aperfeiçoando esta definição, pode-se dizer que a auto-estima é um ato de amor e de confiança consigo mesmo. É preciso entender bem que são as duas coisas juntas: o "amor-próprio" e a "autoconfiança". Faltando um destes ingredientes, não teremos uma auto-estima verdadeira.
Amar a si mesmo sem confiança nos seus atos ou pensamentos não resolve. Confiança em seus projetos ou na sua capacidade de conquista sem o amor-próprio também não traz felicidade.
Uma pesquisa do Stress Management Association (ISMA-BR) constatou que os brasileiros possuem baixa auto-estima em comparação com os americanos e os franceses.
O estudo foi feito com 760 brasileiros entre 23 e 60 anos de Porto Alegre e São Paulo. O mesmo número de pessoas foi entrevistado nos Estados Unidos e na França.
Segundo a pesquisa, 59% dos brasileiros sofrem de baixa auto-estima, contra 22% dos americanos e 27% dos franceses.
A pesquisa constatou que, para a maioria dos brasileiros, considerar-se bem-sucedido é uma atitude arrogante.
"Existe no Brasil uma cultura de condenar quem se vangloria das próprias realizações e de enaltecer a humildade” - afirmou a coordenadora da pesquisa.
A arrogância costuma ser confundida com auto-estima em excesso.
Os complexos de superioridade e a arrogância, porém, pertencem a outra natureza. Uma pessoa com auto-estima elevada acredita que tem o controle da própria vida, sente-se confiante em lidar com os contratempos e almeja alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. 
É a melhor maneira de viver bem. Gente que tem uma boa auto-estima nunca se sente sozinha, pois solidão é a distância que se tem de si próprio.
A moderna psicologia não aceita mais a idéia de que alguém possa ter auto-estima em excesso.
Seria como ter saúde em excesso.


N.L.: lambido de uma reportagem especial publicada em – com licença da má palavra – Veja, em Julho/2007, que a lambeu na fonte do filósofo e psicoterapeuta Chris Almeida (www.maisde50.com.br)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O GRANDE DERROTADO

Não, não foi o prefeito itinerante que escolheu o pior para Mangaratiba, em 2011, apenas para pavimentar o seu caminho de volta em 2012. Ele é peixe miúdo, apenas um derrotadinho, embora tenha se comprometido com a vitória em três cidades diferentes e sofrido uma fragorosa tríplice derrota.
O grande derrotado, de fato, foi o tubarão que queria conquistar toda a Costa Verde de olho grande nas verbas do pré-sal e do investimento federal de Seropédica a Paraty.
O tubarão é aquele garoto que vendia cocadas em Anchieta e que, hoje, exerce todo o poder sobre o PMDB fluminense.
Dissimuladamente, Picciani deu esperanças aos vereadores Edinho e José Luiz do Posto de que um deles poderia ser o candidato a prefeito de Mangaratiba.
Entretanto, decidiu ajoelhar-se diante de uma candidatura do PDT porque acreditou na vitória dos laranjas do prefeito itinerante em Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba.
Ficaria faltando vencer apenas em Angra e Paraty para compensar a derrota em Macaé e dominar toda a área do pré-sal da Costa Verde.
O peixe grande perdeu tudo, perdeu feio e levou o Cabral junto.
Por isso, considero o Picciani como o grande derrotado desta eleição.
Hoje, recebi um “Alerta do Google” com o primeiro informe sobre a exploração do pré-sal na Costa Verde:
“O FPSO (Floating Production Storage and Offloading) Cidade de Mangaratiba tem capacidade de processar 150 mil barris/dia e capacidade de estocagem de 1,6 milhão de barris de petróleo bruto. Os 44 mangotes marítimos da Flexomarine vão operar em lâmina de água de 2.300 metros no transporte de petróleo bruto do navio “produtor” ao navio “aliviador”, com início de operações previsto para o terceiro trimestre de 2014.
O lote contratado pela Modec Brasil será entregue no mês de novembro.”
Perdeu, Picciani, perdeu.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VEREADORES ELEITOS EM MANGARATIBA

Para quem queria renovação na Câmara Municipal, a nova bancada de vereadores em Mangaratiba é um prato cheio. Merecidamente, ficou apenas um remanescente: José Luiz do Posto, o vereador em quem votei. Os outros já eram.
Embora tenhamos dois ex-vereadores que voltarão à Câmara em 2013, oito novos eleitos são absolutamente virgens de mandato. Só espero que não coloquem em leilão a sua virgindade eleitoral.
Parabéns ao Pedro Capixaba, o mais votado e o único que não poderá leiloar a sua virgindade.

domingo, 7 de outubro de 2012

CAPIXABA REELEITO EM MANGARATIBA

Se eu fosse um cara debochado, eu diria que do alto da minha visão, vivência e imparcialidade política, mais de cinqüenta anos contemplam aqueles que se submetem à paixão e ao proselitismo partidário.
Vejam vocês, a pesquisa que eu defendi na postagem anterior e que afirmaram ser falsa acertou corretamente o resultado das urnas. Acertou não somente em Mangaratiba, acertou também em Itaguaí, Barra Mansa e, vejam só, em Macaé onde foi proibida. 
Capixaba venceu o ódio das redes sociais. Venceu quem queria impor na Costa Verde uma ditadura democrática. Venceu quem afirmou que Mangaratiba teria dois prefeitos. Venceu quem se considerava o soberano das urnas, tinha certeza na vitória e estava de olho grande no pré-sal.
Capixaba venceu quem não quis o melhor para Mangaratiba na eleição suplementar de 2011 apenas para facilitar o seu caminho de volta.
Capixaba venceu quem, agora, com o registro indeferido teve os votos contabilizados como nulos, tal como eu afirmei que aconteceria. E, mesmo se vencesse, não seria diplomado prefeito e nem assumiria.
Foi melhor assim. Terminou a novela. O povo decidiu pela cassação que o TSE - sei lá por quê - tanto prorrogou.
O tombo foi muito grande. Perdeu também em Itaguaí e em Seropédica. Adeus pré-sal.
Agora, Capixaba terá quatro anos para governar. Um ano e meio não prestou, foi muito pouco pra mostrar serviço. Mesmo assim, o povo, em sua sabedoria, decidiu, como eu, dar-lhe outra chance.
Capixaba deve mirar-se no exemplo de Lula que, em 2006, acusado de todas as fraudes e falcatruas, foi reeleito e, depois, ficou consagrado com o melhor governo já visto no país.
Daqui deste humilde, sarcástico e independente blog estarei observando, cobrando, elogiando ou criticando.
E torcendo para que ele faça um ótimo governo.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PESQUISA DO GERP DÁ VITÓRIA A CAPIXABA


Deu ontem em O Dia:

"Prefeito de Mangaratiba próximo de ser reeleito

Capixaba soma mais de 50% dos votos válidos, 17 pontos percentuais a mais que Andreia, que aparece em segundo lugar

Rio - O prefeito Evandro Bertino Jorge, o Capixaba, do PSD, não deve ter dificuldades para se reeleger em Mangaratiba. Ele tem 48% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Gerp. Andreia do Charlinho, do PDT, aparece em segundo, com 33%. Madeira, do PSC, tem 3% e Emília, do Psol, 1%.
Líder isolado nas pesquisas, Evandro Capixaba pode ficar mais quatro anos na prefeitura.
Dez por cento dos entrevistados não souberam responder e 4% disseram que não vão votar em nenhum dos candidatos.
Contando apenas os votos válidos (sem os brancos e nulos), Capixaba chega a 56%, contra 39% de Andreia.
Madeira e Emília aparecem com 4% e 1%, respectivamente.
Capixaba tem grande força entre os eleitores de 35 a 44 anos e soma 58% das intenções de voto contra 35% de Andréia nessa faixa etária.
O prefeito também é o preferido entre aqueles que recebem entre cinco e dez salários mínimos. Ele tem 60% das intenções de voto contra 24% de sua adversária.

O Gerp também verificou a rejeição aos candidatos. Andréia é rejeitada por 29%. Madeira (17%) e Capixaba (15%) aparecem em seguida.
Os entrevistados também avaliaram o trabalho de Capixaba na prefeitura. Ele teve seu governo aprovado por 72% e reprovado por 25%. Os outros 3% não souberam responder. Foram ouvidos 300 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro.
A pesquisa foi registrada sob o protocolo RJ-00171/ 2012. A margem de erro é de 5,77 pontos percentuais, para mais ou para menos."

O Instituto Gerp tem 26 anos de atividades ininterruptas. É um dos líderes do Setor de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública no Rio de Janeiro. É destaque no mercado nacional, responsável por diversos trabalhos no mercado internacional e um dos mais conceituados e respeitados da América Latina.
Tem como clientes, entre outros, a Coca-Cola, Globo.com, Chevrolet, Volkswagem, Banco do Brasil, Bradesco, Avon, Embratel, Claro, Fox, Electrolux, Nextel, Tim, Unimed, Boticário,  Renault, Nissan e diversos laboratórios farmacêuticos.
Empresas de pesquisas como o Gerp, o Ibope, o Vox Populi, veem nas eleições o melhor momento para comprovar a sua idoneidade e competência naquilo que se propõem a fazer para seus clientes. É um risco que correm, se errarem na previsão eleitoral podem ficar desacreditadas. É acertar ou acertar.
O Gerp faz pesquisa eleitoral em todo o país. Se o Gerp realizou apenas 300 entrevistas em Mangaratiba é porque este número representa mais do que 1% do eleitorado. Se esta amostra foi corretamente estratificada, não há como errar o resultado.
No Rio de Janeiro, as pesquisas baseiam-se em amostras com aproximadamente 1.200 entrevistas. Também não dá para eleger um vereador no Rio, mas significa muito, muito menos do que 1% do eleitorado.
O resultado publicado por O Dia soma apenas 99% por que o jornal arredondou os resultados da pesquisa. O Gerp costuma apresentar resultados percentuais até a segunda casa decimal.
Vejam estes resultados do Gerp em Barra Mansa: Jonas Martins 41,03%, Zé Renato 21,59%, Inês Pandeló 11,13%, Nenhum 5,98%, Não sabem 18,77%, Não responderam 1,50%. A soma dá exatos 100%.
Quando O Dia publicou, estes resultados foram arredondados para: Jonas Martins 41%, Zé Renato 22%, Inês Pandeló 11%, Nenhum 6%, Não sabem 19%, Não responderam 2%. O resultado é o mesmo, mas a soma passou para 101%.
O Dia apenas destacou que “Capixaba tem grande força entre os eleitores de 35 a 44 anos e soma 58% das intenções de voto contra 35% de Andréia nessa faixa etária. O prefeito também é o preferido entre aqueles que recebem entre cinco e dez salários mínimos. Ele tem 60% das intenções de voto contra 24% de sua adversária”.
Ninguém, absolutamente ninguém, em sã consciência, tem o direito de considerar, a partir desse destaque, que foram entrevistados apenas eleitores nessa faixa etária e com esse rendimento mensal.
Infelizmente, a paixão política consegue fazer coisas inacreditáveis na mente de uma pessoa.
Quanto à pesquisa de Macaé, o juiz eleitoral concedeu liminar ajuizada pela Coligação Juntos por Macaé e suspendeu a sua divulgação apenas porque não foram cumpridos os requisitos previstos nos incisos I, IV e VII da Resolução nº 23.364/2011 do TSE.
Isto é: a) não foram apontados no registro da pesquisa os dados completos de quem a contratou; b) não foi acostado o contrato social da empresa que realizou a pesquisa de opinião, a qualificação completa dos responsáveis legais, seu número de inscrição no CNPJ, endereço, número de fac-simile; c) não foram especificados o grau de instrução dos entrevistados e área física de realização do trabalho.
A referida pesquisa mostrou como resultado que o candidato Aluízio (71%) ampliou a vantagem sobre Cristino (21%).
Na segunda-feira, poderemos saber se o Instituto Gerp acertou em suas pesquisas eleitorais em Macaé, Barra Mansa e Mangaratiba.
Se errar, sempre poderá se justificar afirmando que a pesquisa mostra o resultado do momento em que foi feita.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

LEILÃO DA VIRGINDADE

Jorge Amado escreveu Gabriela em 1958. A cena em que Maria Machadão anuncia o leilão de uma jovem virgem já passou no cinema, nas TVs, e, agora, foi repetida pela TV Globo. O lance inicial do leilão pela virgindade da moça era de R$ 200 mil cruzeiros.

Brooke Shields tinha apenas 11 anos, quando interpretou uma menina criada em um bordel pela mãe prostituta no filme Pretty Baby (Menina Bonita, de 1978). Criada para seguir a profissão da mãe, teve a sua virgindade leiloada aos 12 aninhos.
Não me lembro quanto pagou o vencedor deste leilão. Aquele outro foi vencido por quem pagou um milhão de réis.
Em 2010, uma húngara de 18 anos que alegava problemas financeiros para custear os estudos pôs a virgindade em leilão. O vencedor pagou o equivalente a 600 mil reais.
Eu mesmo contei (AQUI) a estória da adolescente que vendeu a virgindade por 500 mil para um senador.
Como se vê leiloar a virgindade é coisa da antiga. Só que, antigamente, pagava-se o leilão com o casamento.
Agora, uma catarinense é sucesso na internet por leiloar sua própria virgindade. E já há otário oferecendo até 200 mil dólares pela primazia. Se ele vier ao Brasil vai economizar uma boa grana. Difícil vai ser encontrar a mercadoria. Aconselho não procurá-la em baile funk.
Em entrevista na TV, a leiloeira disse que o dinheiro arrecadado será empregado na construção de casas populares para a população mais carente. Além de devassa, é mentirosa.
A novidade é o russo de 23 anos que participa do leilão da virgindade com a catarinense. Disse ele que torce para que uma mulher faça a melhor oferta. Entretanto, os homens respondem por grande parte dos lances.
O contrato que ele assinou para colocar a virgindade à venda não prevê restrição a homens ou mulheres e o valor mais elevado, até agora, foi de 1.300 dólares.
 “Mas, eu não sou homossexual” – disse ele à Folhae espero que as pessoas respeitem e entendam minha orientação sexual".
Pelo jeito, parece que o contrato não especifica exatamente qual é a virgindade leiloada pelo russo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FLA x FLU

Se vivo fosse, Nelson Rodrigues diria que foi o “Sobrenatural de Almeida” quem venceu a emocionante partida de ontem.
Pode ser, pode ter sido. Mas, somente se ele jogou incorporado no goleiro com nome de sacerdote italiano.
Mais uma vez, Diego Cavallieri salvou o Fluminense. Defendeu tudo, até pênalti.
Creio, porém, que outra criatura sobrenatural participou da partida. Um pequeno demônio a perturbar o time com suas táticas sujas e infernizando o Abel, sugerindo substituições absurdas. Tira o Thiago Neves... Tira o Wellington Nem... Tira o Fred.
Quando viu que o Thiago Neves tinha colocado duas bolas na trave e uma outra que passou raspando, o demoninho não sossegou até forçar o técnico a substituí-lo para evitar que uma bola finalmente entrasse.
Depois, convenceu o Abel a colocar o Diguinho e o Vagner. Como sempre, o Vagner nada fez. O Diguinho logo cometeu falta dentro da área. Pênalti.
Foi a vez do “Sobrenatural de Almeida” exceder os limites de sua perfeita atuação.
O Fluminense tem feito de tudo para perder este campeonato como fez em 2010 quando foi campeão pela ajuda dos adversários. Joga mal em todas as partidas. E mesmo assim, tem o melhor ataque, a melhor defesa, maior número de vitórias, o que menos perdeu, tem o artilheiro do campeonato e está na liderança com seis pontos de vantagem.
O Fluminense é um time politicamente incorreto. Como disse Nelson Rodrigues, em 1959, “o Fluminense é um irremediável timinho”.
E tudo indica que será inevitavelmente um timinho tetracampeão brasileiro.
O Flamengo ressuscitado fez de tudo para vencer o timinho e não conseguiu.
Foi um espetáculo emocionante. O único belo espetáculo que eu quis ver chegar logo ao final.