Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2016

SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA

Ouvindo a propaganda eleitoral, vejo que mais uma vez os candidatos a vereador  prometem mais e melhor saúde, educação e segurança para seus munícipes.
É o que a maioria de seus eleitores mais carentes necessita.
Entretanto, o vereador não foi criado para isto que é responsabilidade do poder executivo. O vereador foi inventado para legislar – criar leis – e para fiscalizar as ações do prefeito. Além de servir como uma conexão entre a comunidade e o poder executivo, levando ao conhecimento do prefeito as reivindicações comunitárias.
O que, então, o vereador pode fazer pela saúde, educação e segurança?
Tudo. Tudo aquilo que o próprio eleitor pode fazer por si próprio, assim como o vereador pode fazer por si mesmo também.
Por que, então, querer que um vereador resolva questões que são tão nossas quanto deles?
SAÚDE
Quer mais e melhor saúde? Cuide-se e cuide de seus filhos.
Vacine-os. Tenha hábitos diários de higiene. Lave as mãos muitas vezes ao dia. Escove os dentes, pelo menos, três vezes diárias. Tenha uma vida saudável. Alimente-se bem. Não seja um sedentário como eu. Caminhe, dance, divirta-se. Sorria, seja feliz. Supere a hipocondria. Beba sempre água filtrada. Não exagere no álcool. Evite acidentes. Se for dirigir, não beba. Dirija com cuidado. Tenha sempre em mente a noção do perigo.
Quem deve cuidar da sua saúde é você mesmo. Médico é pra cuidar de doenças.
Evite hospitais, um antro de ar poluído com todo tipo de bactérias. Hospital somente quando for carregado e não puder ir com suas próprias pernas.
Se precisar, tente um posto de saúde. Mas, só mesmo quando precisar de fato. Resfriado, tosse, nariz entupido ou escorrendo, prisão de ventre, diarreia, dor de barriga, joelho ralado, bicho de pé, “espinhela caída”, “pulso aberto”, trate em casa mesmo. 
Quando faltar ao trabalho, enfrente o chefe com galhardia e não procure o posto de saúde em busca de um atestado médico.
Sabe o que acontecerá a médio prazo? Será o fim das filas de consulta médica em hospitais e postos de saúde. Médicos e enfermeiros terão mais tempo e poderão dedicar-se melhor àqueles que, de fato, precisam: os doentes. Não os doentios. 
E teremos todos mais e melhor atendimento à saúde.
EDUCAÇÃO
Quer mais e melhor educação? Eduque-se e eduque seus filhos. Cuide bem deles com muito amor e carinho, mas imponha-lhes limites. Procure saber com quem e por aonde eles andam. 
Educação começa no berço. Sei que dá trabalho, mas tenha paciência e determinação. Minha mãe dizia que é de pequenino que se torce o pepino. 
Ensine a seus filhos o que significam respeito, boas maneiras, cortesia, justiça, honra. Crie filhos com caráter e personalidade. Não permita que eles se desvirtuem para a violência. Converse com eles – e principalmente com elas – sobre sexualidade. Aconselhe-os a usar camisinha. Diga a elas que anticoncepcional se toma diariamente e não apenas no dia em que vai transar.
Educação se dá em casa e é aquilo que fica conosco para sempre depois que esquecemos quase tudo que aprendemos na escola. Professor existe para transmitir conhecimentos. Na escola, seu filho vai adquiri-los, vai aprender a ler e escrever, a somar, diminuir, dividir, multiplicar. Acompanhe seus estudos. 
Estimule-os à leitura. Apresente-os à boa música, faça tudo para evitar que se tornem "funkeiros". Não admita “piercings” e tatuagens.
Sabe o que acontecerá? Você enviará filhos melhores para a escola e a escola se tornará muito melhor. E teremos todos mais e melhor educação.
SEGURANÇA
Quer mais segurança? Então, vamos acabar com o narcotráfico e com a violência. Faça tudo o que falei sobre educação e mais: não use drogas. 
Fique de olho em seus filhos, nos filhos dos seus amigos e vizinhos e nos “amigos” deles. Dê-lhes algumas incertas nos locais que eles costumam frequentar.
Sem o consumo de drogas não haverá mercado para o narcotráfico. Não os estimule à bebida que é o primeiro passo no caminho das drogas.
Não volte para casa bêbado. Mas, se voltar bêbado – uma vez ou outra - deite e durma. Não discuta com a mulher, não a ofenda nem agrida. Bêbado nunca tem razão. 
Não seja intransigente, saiba pedir e conceder desculpas. Seja cortês sempre, inclusive no trânsito. Dirija com urbanidade. Evite as brigas, principalmente com seus vizinhos. Compreenda-os e mantenha sempre um relacionamento amigável. Você vai precisar deles um dia. Seja solidário, ajude a quem precisa. Não seja arrogante, seja gentil. Como o Gentileza, com sua humildade, afirmava: gentileza gera gentileza. 
Ajude a polícia, coopere com a segurança. Participe e não fique alheio ao que acontece na sua comunidade. E jamais esqueça que os que enveredaram pelos descaminhos do crime foram um dia, assim como seus filhos, criancinhas inocentes, indefesas e inofensivas.
Assim, vamos conquistar um mundo menos violento. A paz virá com o tempo.
E os candidatos terão que apresentar novos argumentos para conquistar o nosso voto.


N.L.: Os pais e mães dos bandidos atuais que façam o “mea culpa”. Os viciados em tóxico e aqueles que somente o consomem nas festas que assumam a sua responsabilidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

BANANA: BENDITA FRUTA

Em uma esquina da Rua do Catete, quase em frente ao Largo do Machado, havia uma lanchonete especializada em sucos de frutas. O nome do estabelecimento, por demais criativo, era Bendita Fruta.
Quando o vi, pensei logo na banana. Acho que a grande maioria quando ouve falar em fruta pensa logo na banana. A banana que deu nome à cidade de Mangaratiba que, em Tupi, significa lugar onde há muita plantação da fruta.
Eu devo ter comido mais de 50 mil bananas d´água na vida. Cerca de dez toneladas. Sem contar as bananadas e as bananas que comi fritas em fatias com açúcar e canela, cozidas, assadas, em bolos, etc. 
Como a banana in natura no feijão, cozida no cozido português ou à milanesa como acompanhamento do churrasco. Até peixe com banana eu resolvi comer motivado pelo blog de uma ex-amiga virtual.
Atualmente, eu como banana como se tomasse remédio: uma banana pela manhã, no almoço e no jantar.
Não há fruta melhor que a banana. Custa pouco e existe em todo lugar. É a fruta mais barata que existe. Tem preço de banana. Não é preciso lavá-la para comer, não tem caroço e é facílima de descascar. Não dá bicho na banana. E até quem não possui dentes pode comê-la facilmente. Banana mata a fome e não engorda. Está indicada para todas as idades, até para bebês em fase de desmame.
Procurei na internet e li que a banana proporciona inúmeros benefícios. Três importantes universidades – Cambridge, Berkeley e Twickenham – conduziram estudos partindo da seguinte questão: “Existiria um alimento que fosse quase perfeito e completo na sua composição e que estivesse ao alcance da maioria da população mundial?”
Os pesquisadores concluiram que a banana é este alimento.
   1. É a melhor solução para baixos níveis de energia. Apenas duas bananas fornecem energia para 90 minutos de exercícios extenuantes. É o energético preferido pelos atletas de alta competição.
   2. Contendo muito ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina e é ótima para os casos de anemia.
   3. Com elevado teor de potássio e reduzido teor de sódio, a banana é perfeita para combater a pressão alta. O FDA (Federal Drug Administration) autorizou os produtores americanos a informar as qualidades da banana para a redução do risco de pressão alta e enfarte.
   4. A banana aumentou a capacidade mental dos estudantes de uma escola de Twickenham. Eles mantiveram-se mais despertos e mais dispostos ao aprendizado.
   5. A banana tem um elevado teor de fibras que ajudam a normalizar as funções intestinais.
   6. Pesquisa com pessoas que sofrem de depressão demonstrou melhora após dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém tripotofan, uma proteína que o organismo converte em serotonina que é reconhecida por relaxar, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.
   7. Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é beber uma mistura de leite, banana e mel.
   8. A banana tem efeito antiácido natural. Quem sofre de azia deve comer uma banana após a refeição para evitar o problema.
   9. A banana contém elevado teor de vitamina B que acalma o sistema nervoso.
10. Quem sofre de TPM deve esquecer os remédios e comer banana. Ela contém vitamina B6 que regula os níveis de glicose no sangue que afetam o humor.
11. A banana é a única fruta crua que pode ser comida sem problemas por ulcerosos crônicos gástricos ou duodenais pois neutraliza a acidez e reduz a irritação.
12. Nos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa. A banana também reduz a temperatura física e emocional de grávidas.
13. A banana pode ajudar aqueles que querem deixar de fumar. Seus elevados níveis de vitaminas C, B1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, auxiliam o organismo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
14. O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio hídrico do corpo. Quando estamos estressados, os níveis de potássio estão reduzidos e podem ser elevados com a banana.
15. De acordo com pesquisa do New England Journal of Medicine, comer banana regularmente pode reduzir em 40% o risco de morte por enfarte.
16. Dermatologistas afirmam que para eliminar verrugas deve-se colocar a parte interna da casca da banana sobre elas e fixá-la com gaze e esparadrapo.
17. Comendo banana a cada duas horas mantém-se estável o nível de açúcar no sangue.
18. A baixa do nível de potássio para valor inferior a 2.6 pode provocar parada cardíaca e morte súbita nas mulheres em dieta para emagrecimento. O problema pode ser remediado com a ingestão de uma banana por dia.
Agora, podem me questionar: “por que escrever tanto sobre a banana?”
Este blog se tornou politicamente correto? Transformou-se em um blog de aconselhamento alimentar quase medicinal?
Não! Nada disso...
Quis apenas completar o nome daquela lanchonete especializada em sucos e terminar o texto com a seguinte frase: “BANANA, BENDITA FRUTA EM NOSSO VENTRE”.