Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O SANGUE VAI ROLAR


O advogado Matheus Sathler, derrotado na eleição para deputado federal pelo PSDB/DF, em 2014, ameaça de morte a presidenta Dilma Rousseff no vídeo abaixo:

 

O fato de ser um indivíduo com boa educação, formado em direito, não me surpreende nem espanta. Benito Mussolini, criador do fascismo e que levou a Itália a se aliar a Hitler, era um professor e jornalista.

O nosso Mussolini ameaça a Dilma afirmando que ‘‘Com a foice e o martelo, nos vamos arrancar a sua cabeça’’.

Como Aécio, o babaca não se conforma com a derrota e conclama: “Quando o povo agir já não vai ter mais volta. Renuncie, fuja do Brasil ou se suicide” – e ameaça - “Tenha humildade para sair do país porque, caso contrário, o sangue vai rolar”.

O imbecil promove o ódio e, depois, no final do vídeo, fala em Deus: “Que Deus traga paz a nossa nação”.

O arrogante psicopata continua solto e diz que cumprirá sua ameaça no dia 7 de setembro.

Joseph Pulitzer (1847/1911) tinha razão quando disse que

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

Na América Latina" é o título do livro escrito por FHC no qual consta o texto reproduzido a seguir:
“É evidente que a explicação técnica das estruturas de dominação no caso dos países latino-americanos, implica estabelecer conexões que se dão entre os determinantes internos e externos, mas essas vinculações, em qualquer hipótese, não devem ser entendidas em termos de uma relação causal-analítica, nem muito menos em termos de uma determinação mecânica e imediata  do interno pelo externo.
Precisamente o conceito de dependência, que mais adiante será examinado, pretende outorgar significado a uma série de fatos e situações que aparecem conjuntamente em um momento dado e busca-se estabelecer, por seu intermédio, as relações que tornam inteligíveis as situações empíricas em função do modo de conexão entre os componentes estruturais internos e externos.
Mas o externo, nessa perspectiva, expressa-se também como um modo particular de relação entre grupos e classes sociais de âmbito das nações subdesenvolvidas. É precisamente por isso que tem validez a análise de dependência em sua manifestação interna, posto que o conceito de dependência utiliza-se como um tipo específico de causal-significante – implicações determinadas por um modo de relação historicamente dado e não como conceito meramente mecânico-causal, que enfatiza a determinação externa, anterior, que posteriormente produziria consequências internas.
Não, você não é um analfabeto funcional. Não existe quem possa entender o texto a não ser o próprio autor. Creio que por isto, o sociólogo da Sorbonne pediu que esquecessem tudo que escreveu. Não há como lembrar.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

CIRCO DE HORRORES

FHC pede a renúncia de Dilma Rousseff. Definitivamente, ele perdeu a vergonha e o respeito. Ou melhor, perdeu a memória.
Vergonha, ele jamais teve, desde que quebrou o Brasil três vezes jogando o país nas piores crises já enfrentadas.
Respeito, nunca teve nem por si próprio desde que caiu no golpe da barriga e assumiu a paternidade do filho de outro.
O comportamento do infeliz equiparou-se ao dos psicopatas que participaram das últimas manifestações.
No Rio, um repórter chileno entrevistou alguns participantes.
Em São Paulo, as faixas exibidas falam por si.

Quanta estupidez e incoerência. Ou será apenas uma confissão.


Não demonstraram nenhum compromisso com a gramática.
Saudações nazistas.
Com a bunda suja.
Uma razão da revolta contra o PT.
Outra razão.
Este cara é tão imbecil quanto aquele que encarnou no meu blog. 

A boçalidade da velhinha estava lá.
Lá estava também o ódio das mal amadas.

 

domingo, 16 de agosto de 2015

MEU 78º DEZESSEIS DE AGOSTO

Quem não tem presente se conforma com o futuro.
Assim falou o grande filósofo Raul Seixas. E eu, como sempre tive presente, pouco me importei com o futuro. Mas, agora, sem futuro, sou obrigado a me conformar com o passado, embora ainda viva muito feliz com o meu presente.
Tenho todo o tempo pra reviver o que vivi. De preferência somente os lances em que fui bem sucedido. Os fracassos, é claro, esqueci.
Esqueci do tempo em que fui pobre. Do tempo em que a grana terminava antes do fim do mês.
Como diria um rapper na Lapa: hoje, eu tô de rolé no mundo, tá ligado?
Sou um vagabundo convicto, coisa que eu sempre quis ser quando crescesse. As vezes, sonho que estou trabalhando, mas não me entrego: logo acordo.
Acordo cedo e durmo tarde pra ficar mais tempo sem fazer nada. Apenas, ler, ler, ler,
Sigo de bem com a vida, como sempre. Mas, não suporto a mediocridade, a hipocrisia e o bom-mocismo caipira daqueles que têm a mente mais vazia que o seu currículo e que não têm a mínima piedade pela gramática.
E não quero saber de médico nem de vacinas.
Na última vez que me consultei – há mais de quinze anos– o terrorista me disse que meu pâncreas estava falido e quis mudar meus hábitos. Proibiu-me refrigerantes, a cachaça e o consumo de embutidos (lingüiça, mortadela, presunto, etc). Açúcar nunca mais. Queria que eu fizesse exercícios. Correr na praia.
Preferi correr pra bem longe dos médicos.
Se pudesse voltar lá e contar-lhe o meu modo de viver, ele certamente me daria menos de um ano de vida.
Felizmente, não posso. O terrorista – bem mais novo - faleceu bem antes de mim. Quem diria? Nem eu mesmo poderia acreditar em atingir os 78 anos de idade são e salvo. Mas, não me chame para grupos de terceira idade, não diga que sou idoso, nem pense que sou velho. Sou apenas usado. Muito bem usado, aliás.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O IMPEACHMENT DE LULA

Em 2005, o presidente Lula sofria uma campanha sórdida e sistemática da imprensa que exigia o seu impeachment. Era tempo de investigação dos envolvidos com o mensalão. A diferença é que naquela época ninguém foi preso antes de ser condenado.
Gabeira, ex-PT, que detestava - e ainda detesta - o governo petista e o presidente Lula, tornou-se um ferrenho inimigo do PT.
Em uma entrevista, perguntado se o impeachment de Lula seria a melhor solução para evitar a derrocada da nação, respondeu que‘‘Nos libertaria de uma dificuldade muito grande. O governo está morto e estamos decidindo o que fazer com o corpo até 2006. A única energia que esse governo ainda tem é para correr da polícia.’’
Com essa resposta a favor do impeachment de Lula, Gabeira ganhou a Globo, a Veja, todo o PIG, os abestalhados e os inocentes úteis. Contudo, nunca mais se elegeu a nada.
Há cerca de dez anos, portanto, o império do ódio, do maniqueísmo, da intolerância e da imbecilidade já havia tomado conta de uma parcela da elite brasileira que orbita os meios de comunicação.
Há momentos em que, ao me ver em meio a tudo isso, sinto-me meio ridículo, envergonhado, as vezes até revoltado. Mas, é melhor que ser surdo, cego ou analfabeto.
Atualmente, fico feliz em constatar que a pregação política disfarçada de jornalismo convence cada vez menos gente. Inclusive, vejo que o impeachment da Dilma está saindo de moda. A globo, veja, folha, estadão já publicaram editoriais contra o impeachment e estão tratando a Dilma com mais educação.
Pesquisa do Instituto Data Popular indica que há uma queda na aprovação do impeachment como solução para a crise política; ainda segundo a pesquisa, 62,8% dos eleitores não enxergam ninguém que possa tirar o País da atual situação.
O império do ódio, do maniqueísmo, da intolerância e da imbecilidade parece estar saindo da pauta.
Dentro de pouco tempo, o governo Dilma terá novamente mais de 80% de aprovação.

















quarta-feira, 5 de agosto de 2015

AGOSTO

Este mês foi capaz de produzir alguns dos meus grandes ídolos: Clara Nunes, Eydie Gormé, Consuelo Velázquez, Adoniran Barbosa, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Alfred Hitchcock. E, também, o maior todos: eu. 

Foi capaz ainda de levar outros grandes personagens que encantaram a minha vida: Getúlio Vargas, Juscelino, Luiz Gonzaga, a princesa Diana, Elvis Presley - logo no dia 16 - e Carmen Miranda no dia de hoje, em 1955. Faz 60 anos que ela me deixou com apenas 46 anos, a mesma idade com que se foi minha mãe um ano antes. As duas continuam vivas em minha memória.

Agosto é o mês das Olimpíadas e dizem que é o mês do desgosto só por causa da rima. Calamidades ocorrem em qualquer mês, Olimpíadas não. Agosto, porém, tem muito charme para produzi-las em proporções catastróficas. Vejamos alguns exemplos.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência da República. O vice-presidente João Goulart foi vetado pelos ministros militares e, depois, deu no que deu.

O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram em 24 de agosto de 1572 e duraram vários meses, vitimando cerca de 100 mil protestantes franceses 

No dia 27 de agosto de 1883, aconteceu um dos maiores desastres naturais da história. O vulcão Krakatoa explodiu e levou com ele toda a ilha em que se encontrava, matando nada menos que 36 mil pessoas. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia.

No dia 6 de agosto de 1945, após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima a bomba atômica "Little Boy" que arrasou a cidade. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. As duas bombas foram responsáveis pela morte de cerca de 200 mil mortos civis. 

Agosto é o mês dos grandes eventos e está prometendo algo especial para este ano. 


terça-feira, 4 de agosto de 2015

É CULPA DE QUEM?

Ando sem inspiração para escrever e vivo lambendo postagens alheias como a última que fiz.
Aliás, posso acrescentar àquela que, apesar da crise, o Bradesco registrou lucro recorde no semestre; cada vez mais brasileiros viajam para o exterior; os estádios batem recorde de torcedores no atual campeonato brasileiro.
Tudo por culpa da Dilma? O mortadela Luis Henrique Mourão publicou um vídeo no Facebook que eu gostaria de ter feito. Não o fiz mas posso publicá-lo aqui. É um vídeo perfeito para mostrar aos batráquios e invertebrados sem noção de quem é a culpa de nossas supostas mazelas.