Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

FALSAS NOTÍCIAS

O que sinto não é somente a vergonha alheia por aqueles que dão vexame nas redes sociais compartilhando as notícias falsas que lhes saciam o ódio que nem sabem que sentem, mas o disseminam.
São todos tolos que acreditam no primeiro de abril diário em que se tornou o feissibuque. Quem acredita deve acreditar em tudo e eu fico pensando se foi mesmo o espermatozóide mais esperto do pai que conseguiu fecundar o óvulo da mãe.
A internet, a maior invenção humana depois do computador, é capaz de tudo: do bom e do pior. É capaz de colocar o mundo em suas mãos e, também, de demonstrar o quanto parte da humanidade sofre de cretinismo crônico.
É muito fácil criar e publicar uma notícia falsa como aquela que li hoje sobre a colocação na estação da Pavuna de um busto em homenagem ao traficante condenado à morte na Indonésia. Conheço dois sites (aqui e aqui) que facilitam a criação e publicação da notícia falsa, inclusive com imagens e fontes com alguma credibilidade.
Os tolos não sabem distinguir o falso do verdadeiro e se tornam inocentes úteis para disseminar boatos ou o ódio contra quem a falsa notícia quer atingir. Veja algumas falsas notícias aqui e aqui.
A mais genial falsa notícia que li – e que inclusive deixou revoltado o deputado Roberto Freire/PPS – foi sobre a decisão da Dilma em alterar a inscrição “Deus seja louvado” nas notas de reais para “Lula seja louvado”. Quem sabe até você que me lê tenha acreditado. Como acreditou também que o filho do Lula é dono da Friboi ou no Bolsa Bandido.
Diz O Globo (aqui e, também, aquique Facebook foi atualizado nesta terça-feira (20/01/2015) para mostrar menos notícias consideradas falsas, as famosas "pegadinhas", na linha do tempo. De acordo com a empresa, o número de postagens marcadas como mentirosas irá diminuir conforme os usuários as denunciarem. Porém, o Facebook afirma que não irá apagar essas notícias ou analisar seus conteúdos”.
O Facebook vem tomando medidas para evitar a disseminação de notícias falsas com alto potencial de viralização. No entanto, a empresa afirmou que não removerá as notícias falsas do seu site, enquanto o conteúdo satírico será preservado. Aí ao lado, sempre postei três links para sites com notícias satíricas, cujo objetivo único é fazer humor, e não disseminar o ódio. Mas, sempre há tolos que acreditam nas sátiras do Professor Hariovaldo, do Sensacionalista e do Piauí Herald.      
Aqui você encontra vários sites de falsas notícias. No próprio feissibuque existem páginas de notícias falsas, como esta aqui que não tem sido atualizada.
Na rede em língua inglesa quando um usuário clica para ocultar um post, também verá a opção de relatar o conteúdo como "notícia falsa". O recurso deve chegar aos poucos a todos os usuários da rede social.
Enquanto isto, os tolos continuam compartilhando e acreditando em primeiro de abril.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CARTA ABERTA A O GLOBO

Michele Daher, funcionária da Petrobras, respondeu em carta aberta a matéria de O Globo sobre a atmosfera de medo e tensão existente atualmente na empresa. É longa, perfeita e merece ser lida.


“Carta aberta à repórter Leticia Fernandes e ao jornal O Globo

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que não estou falando em nome da Petrobras, nem em nome dos organizadores do movimento “Sou Petrobras”, nem em nome de ninguém que aparece nas fotos da matéria. Falo, exclusivamente, em meu nome e escrevo esta carta porque apareço em uma das fotos que ilustram a reportagem publicada no jornal O Globo do dia 15 de fevereiro, intitulada “Nova Rotina de Medo e Tensão”.
Fico imaginando como a dita jornalista sabe tão detalhadamente a respeito do nosso cotidiano de trabalho para escrever com tanta propriedade, como se tudo fosse a mais pura verdade, e afirmar com tamanha certeza de que vivemos uma rotina de medo, assombrados por boatos de demissões, que passamos o dia em silêncio na ponta das cadeiras atualizando os e-mails apreensivos a cada clique, que trabalhamos tensos com medo de receber e-mails com represálias, assim criando uma ideia, para quem lê, a respeito de como é o clima no dia a dia de trabalho dentro da Petrobras como se a mesma o estivesse vivendo.
Acho que tanta criatividade só pode ser baseada na própria realidade de trabalho da Letícia, que em sua rotina passa por todas estas experiências de terror e a utiliza para descrever a nossa como se vivêssemos a mesma experiência. Ameaças de demissão assombram o jornal em que ela trabalha, já tendo vários colegas sendo demitidos[1], a rotina de e-mails com represálias e determinando que tipo de informação deve ser publicada ou escondida devem ser rotina em seu trabalho[2], sempre na intenção de desinformar a população e transmitir só o que interessa, mantendo a população refém de informações mentirosas e distorcidas.
Fico impressionada com o conteúdo da matéria e não posso deixar de pensar como a Letícia não tem vergonha de a ter escrito e assinado. Com tantas coisas sérias acontecendo em nosso país ela está preocupada com o andar onde fica localizada a máquina que faz o café que nós tomamos e com a marca do papel higiênico que usamos. Mas dá para entender o porque disto, fica claro para quem lê o seu texto com um mínimo de senso crítico: o conteúdo é o que menos importa, o negócio do jornal é falar mal, é dar uma conotação negativa, denegrir a empresa na sua jornada diária de linchamento público da Petrobras. Não é de hoje que as Organizações Globo tem objetivo muito bem definido[3] em relação à Petrobras: entregar um patrimônio que pertence à população brasileira à interesses privados internacionais. É a este propósito que a Leticia Fernandes serve quando escreve sua matéria.
Leticia, não te vejo, nem você nem O Globo, se escandalizado com outros casos tão ou mais graves quanto o da Petrobras. O único escândalo que me lembro ter ganho as mesma proporção histérica nas páginas deste jornal foi o da AP 470, por que? Por que não revelam as provas escondidas no Inquérito 2474[4] e não foi falado nisto? Por que não leio nas páginas do jornal, onde você trabalha, sobre o escândalo do HSBC[5]? Quem são os protegidos? Por que o silêncio sobre a dívida da sonegação[6] da Globo que é tanto dinheiro, ou mais, do que os partidos “receberam” da corrupção na Petrobras? Por que não é divulgado que as investigações em torno do helicoca[7] foram paralisadas, abafadas e arquivadas, afinal o transporte de quase 500 quilos de cocaína deveria ser um escândalo, não? E o dinheiro usado para construção de certos aeroportos em fazendas privadas em Minas Gerais [8]? Afinal este dinheiro também veio dos cofres públicos e desviados do povo. Já está tudo esclarecido sobre isto? Por que não se fala mais nada? E o caso Alstom[9], por que as delações não valem? Por que não há um estardalhaço em torno deste assunto uma vez que foi surrupiado dos cofres públicos vultosas quantias em dinheiro? Por que você e seu jornal não se escandalizam com a prescrição e impunidade dos envolvidos no caso do Banestado[10] e a participação do famoso doleiro neste caso? Onde estão as manchetes sobre o desgoverno no Estado do Paraná[11]? Deixo estas perguntas como sugestão e matérias para você escrever já que anda tão sem assunto que precisou dar destaque sobre o cafezinho e o papel higiênico dos funcionários da Petrobras.
A você, Leticia, te escrevo para dizer que tenho muito orgulho de trabalhar na Petrobras, que farei o que estiver ao meu alcance para que uma empresa suja e golpista como a que você trabalha não atinja seu objetivo. Já você não deve ter tanto orgulho de trabalhar onde trabalha, que além de cercear o trabalho de seus jornalistas determinando “as verdades” que devem publicar, apoiou a Ditadura no Brasil[12], cresceu e chegou onde está graças a este apoio. Ao contrário da Petrobras, a empresa que você se esforça para denegrir a imagem, que chegou ao seu gigantismo graças a muito trabalho, pesquisa, desenvolvimento de tecnologia própria e trazendo desenvolvimento para todo o Brasil.
Quanto às demissões que estão ocorrendo, é muito triste que tantas pessoas percam seu trabalho, mas são funcionários de empresas prestadoras de serviço e não da Petrobras. Você não pode culpar a Petrobras por todas as mazelas do país, e nem esperar que ela sustente o Brasil, ou você não sabe que não existe estabilidade no trabalho no mundo dos negócios? Não sabe que todo negócio tem seu risco? Você culpa a Petrobras por tanta gente ter aberto negócios próximos onde haveria empreendimentos da empresa, mas a culpa disto é do mal planejamento de quem investiu. Todo planejamento para se abrir um negócio deveria conter os riscos envolvidos bem detalhados, sendo que o maior deles era não ficar pronta a unidade da Petrobras, que só pode ser culpada de ter planejado mal o seu próprio negócio, não o de terceiros. Imputar à Petrobras o fracasso de terceiros é de uma enorme desonestidade intelectual.
Quando fui posar para a foto, que aparece na reportagem, minha intenção não era apenas defender os empregados da injustiça e hostilidades que vem sofrendo sendo questionados sobre sua honestidade, porque quem faz isto só me dá pena pela demonstração de ignorância. Minha intenção era mostrar que a Petrobras é um patrimônio brasileiro, maior que tudo isto que está acontecendo, que não pode ser destruída por bandidos confessos que posam neste jornal como heróis, por juízes que agem por vaidade e estrelismos apoiados pelo estardalhaço e holofotes que vocês dão a eles, pelo mercado que só quer lucrar com especulação e nunca constrói nada de concreto e por um jornal repulsivo como O Globo que não tem compromisso com a verdade nem com o Brasil.
Por fim, digo que cada vez fica ainda mais evidente a necessidade de uma democratização da mídia, que proporcionará acesso a uma diversidade de informação maior à população que atualmente é refém de uma mídia que não tem respeito com o seu leitor e manipula a notícia em prol de seus interesses, no qual tudo que publica praticamente não é contestado por não haver outros veículos que o possa contradizer devido à concentração que hoje existe. Para não perder um poder deste tamanho vocês urram contra a reforma, que se faz cada vez mais urgente, dizendo ser censura ou contra a liberdade de imprensa, mas não é nada além de aplicar o que já está escrito na Constituição Federal[12], sendo a concentração de poder que algumas famílias, como a Marinho detém, totalmente inconstitucional.
Sendo assim, deixo registrado a minha repugnância em relação à matéria por você escrita, utilizando para ilustrá-la uma foto na qual eu estou presente com uma intenção radicalmente oposta a que ela foi utilizada por você.”

sábado, 21 de fevereiro de 2015

MALCOLM X

"A imprensa é tão poderosa no seu papel de construção de imagem que pode fazer um criminoso parecer que ele é a vítima e fazer a vítima parecer que ela é o criminoso. Esta é a imprensa, uma imprensa irresponsável."
Nascido em 19 de maio de 1925 
Assassinado em 21 de fevereiro de 1965

Há 50 anos a imprensa era assim tal como é atualmente no Brasil. 


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

VASSOURAS UNGIDAS

Ungido é tudo aquilo que foi alvo de uma cerimônia religiosa de sagração ou unção. Isto é, o alvo da cerimônia é consagrado, recebe o caráter de sagrado.
Nos templos protestantes, pastores fazem culto para consagrar até calcinhas. É verdade, o culto denominado “Unção das Calcinhas” consagra as peças íntimas com azeite da Terra Santa para que os maridos mantenham o matrimônio sem experiências extraconjugais.
O culto foi realizado na sexta-feira 13, antes do carnaval. O pastor afirmou que Exu Caveira escolheu este dia para saciar seus desejos mais profanos.
Os pastores costumam ungir centenas de objetos bizarros e variados: sabonetes, talheres, óleo de cozinha, água, perfume, etc, para vender aos crentes.
Um pastor mais esperto decidiu ungir vassouras para varrer o demônio e todo o mal de dentro da casa daqueles que creem no milagre vassoureiro.
Passou a vendê-las por R$ 100,00 cada uma e obteve grande sucesso. No culto abaixo, vemos os fiéis orgulhosos com suas vassouras ungidas e milagrosas.
A vassoura sempre foi objeto de superstição. Põe-se uma vassoura atrás da porta, cabo para baixo, para fazer uma visita indesejável ir embora. 
Ela participa de várias outras crendices e sempre esteve relacionada com a magia. Por exemplo, não se pode varrer os pés de moça solteira por que ela não vai conseguir casar-se; não se pode varrer a casa da porta para fora, pois a vassoura pode varrer também  a felicidade, a sorte, a saúde; sonhar com vassoura pode ser bom ou mau presságio.
Por tudo isso e muito mais, o esperto pastor teve a grande ideia de ganhar uma boa grana além do dízimo.
Na foto abaixo, vemos a cerimônia de unção das vassouras na presença dos crentes.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MOCIDADE 2015

Pois é! Falaram tanto, disseram que ela era a maioral. Mas, ainda não será desta vez.
Criaram uma exagerada expectativa bem acima das qualidades do produto apresentado. O samba não funcionou e a bateria ficou murcha, oca, sem criatividade, sem swing. Faltou agudo, ficou muito grave do começo ao fim. A chuva pode ter prejudicado.
Quem comparar com a bateria da Tijuca – maravilhosa - vai concordar com o que digo. Aliás, a Tijuca parece não ter sentido falta do Paulo Barros: se ele botou fogo na Comissão de Frente, a Tijuca fez nevar em toda a Sapucaí.
Não foi um mau desfile da Mocidade, foi uma boa apresentação, mas não dá pra vencer.
Somente consegui ver a Mocidade na segunda-feira pelo You Tube. A incompetência da Ampla deixou sem luz grande parte de Muriqui desde as 20 horas e até as três da manhã.
Melhor, descobri que não preciso mais ficar acordado até tarde para ver os desfiles. Não preciso esperar passar a novela que não vejo, o Big Bosta e até o Zorra Total. Descobri, também, que posso administrar minha audição guiando-a para o som ambiente da Sapucaí e não ouvir os abalizados comentários nem as entrevistas inúteis do pessoal da Globo.
Ultimamente, tem sido muito difícil indicar uma escola vencedora no Grupo Especial. Estão todas muito uniformes no mesmo nível de grandeza. Quem vencer será apenas por algum detalhe que somente os julgadores podem ver.
É mais fácil dizer quem vai perder. Contudo, fico com o Salgueiro e seu desfile profissional, pujante, magnífico, espetacular. Quem sabe um empate com a Beija-Flor.
Falta pouco para conhecermos os vencedores.
No Grupo A, sou mais a Unidos de Padre Miguel que deverá subir para o Especial. Isto vai tornar ainda mais difícil a vida da Mocidade.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO

Adilson do quiosque, Araci do Mallet, Evando do mercado, Evandro Capixaba, Eliete (Julita), Fabrício, Liana (minha mulher), Manoel da Padaria, Sandra Mara, Severo, Valéria, Vera Denegri...
Estou pra ver um mês com tantos aniversariantes conhecidos. Estes doze somente na primeira quinzena do menor mês do ano e somente em Mangaratiba.
Fiquei pensando: por que tantos aniversariantes?
Encontrei apenas uma explicação: foram todos gerados exatos nove meses antes, isto é, no mês de maio. Naquele tempo em que maio era o mês das noivas, o mês dos casamentos.
Teriam sido produzidos durante a lua-de-mel, antigamente aproveitada para uma maior e melhor intimidade entre o casal. Estes filhos fizeram seus pais perderem o carnaval daquele ano em que nasceram.
Parabéns a todos. Se não foram produzidos na lua-de-mel, certamente o foram na comemoração do aniversário de casamento.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O REI DA FOLIA

Eu sou a face da alegria,
Dei um tempo na tristeza,
Hoje eu caio na orgia...
Hoje, eu quero viver,
Sou o rei da folia,
Tomo um trago e me entrego
À minha fantasia.
Sem dever, nem permissão,
Levanto os olhos do chão,
Queimo todo sofrimento
Na fogueira do carnaval...
E, quarta-feira,
Quando chegar o final,
Enfrento o meu enredo original.
       Na Vila ou na Manga,
       Na Tijuca ou no Sal,
       Na Mocidade ou na Portela,
       Eu sou o tal.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

IMPEACHMENT

Já vi este filme, é reprise. A oposição não tem criatividade nenhuma.
Capa da Veja após a eleição de Lula
Depois, Lula foi reeleito. Elegeu e reelegeu a Dilma. Respeitado em todo o mundo, é considerado pelo povo brasileiro o melhor presidente que o país já teve.
A Veja está falindo. A Globo perdendo audiência. E alguns poucos inocentes úteis desfilando em São Paulo ou apoiando o "impeachment" nas redes sociais. Esta minoria paranóica não sabe que o objetivo não é derrubar a Dilma, o alvo é Lula 2018.
É impossível o "impeachment" da Dilma na situação atual. A oposição apenas quer desgastá-la ao máximo durante todo o mandato para ver se atinge Lula.
Acontece que Lula não é qualquer um. Lula está blindado pela admiração do povo. 
Agora, imaginem se conseguem provar que Dilma foi eleita com o dinheiro da corrupção e o TSE anula o pleito de 2014. Haverá nova eleição. E quem será o candidato que o povo elegerá? Lula, é claro. Ficará mais fácil pra ele em 2018.
E chega de papo, não sou eu que vou alimentar esta causa perdida para a oposição.

N.L.: o pior de tudo é que durante o novo período eleitoral quem vai assumir a presidência é o safado do Eduardo Cunha.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FALTA VOCÊ

Pra meu barraco ter mais alegria,
Falta você para me acalentar,
Uma viola chorando baixinho
E um pandeiro para ritmar...
Falta você pra me acordar
Quando raiar o dia,
Pra esquentar minhas noites tão frias
E compensar as horas de agonia...
Falta você pra me fazer largar a boemia,
Pra completar minha vida vazia,
Justificar um resto de folia...
Falta você pra me prender
Em sua companhia,
Pra devolver toda aquela euforia,
Me enlouquecer com suas fantasias...
Falta você pra me fazer perder a letargia,
Pra conviver na dura travessia
E me trazer de volta a poesia.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PT 35 ANOS

O PT completa hoje 35 anos de existência.
E com o apoio do povo já completou 12 anos governando o país. Foi tetra em 2014 e será penta em 2018. Quem sabe hexa em 2022...
Nunca um partido permaneceu tanto tempo no comando do país nem foi tão combatido pela imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta que já conseguiu formar um público tão vil quanto ela mesma.
Tudo porque no programa do PT para os próximos anos estão a reforma política e a regulação econômica da mídia.
Salve Dilma. Salve Lula.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

SUBVERSÃO CONJUGAL

Minha nega entrou em greve,
Diz que já não me deve
Qualquer satisfação...
Diz que é muito mulher
Pra enfrentar repressão,
Reivindica o direito
De uma vida melhor...
Me enfrenta no peito
De igual pra igual,
Me chama de fraco,
Diz que sou o pior...
Subverte a ordem normal
Do nosso barraco.
Logo eu que não sou totalitário
Nem partidário
De sistema exótico contrário
À índole cristã do sambista...
Logo eu, flamenguista torcedor,
HIV negativo e defensor
Leal e ativo do regime conjugal...
Só não posso é dispensar a mordomia
Da cerveja à tardinha,
A simpatia da vizinha que dá bola,
Madrugada, sexta e sábado, na Escola...
E, no domingo, a  pelada de manhã,
De tarde: o Maracanã...
Eu confesso, mas o que é que tem demais?
Tanta bronca, minha nega, é retrocesso.
É feminismo que ninguém aguenta mais.

N.L.: escrito após ler o blog do Dr. Rodrigo sobre "O segredo de um bom relacionamento conjugal". 


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

TANTAS LEMBRANÇAS

Eu não consigo te esquecer...
O meu castigo é te querer
Sem esperanças.
Nesse tormento é meu prazer
O pensamento florescer
Tantas lembranças.
E quando tento adormecer,
Invento sonhos com você
Minha criança.
Eu temo tanto enlouquecer
No desencanto de te ver
Sempre à distância.
       Volta, seja dona de mim,
       Diga logo que sim,
       Não vá deixar pra depois...
       O meu amor não tem fim,
       É tão imenso que assim
       Até penso que dá pra nós dois.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

FRAMENGO ATÉ MORRER

Não sabia que era tão bom torcer pelo Framengo.
Primeiro, assisti ao VT de Fluminense e Nova Iguaçu. Ô joguinho ruim. No tricolor; somente reconheci o Cavalieri, o Jean e o Cone. Os outros, ilustres desconhecidos. Até que o Cone fez dois gols - minha avó também faria aqueles gols - mas nenhuma boa jogada e, em impedimento, quase anulou o primeiro gol do Flu. Atrapalhou o goleiro adversário, mas o juiz deixou barato.
Depois, assisti ao jogo do Framengo com o Barra Mansa. Muito bom o jogo com aquela vontade rubro-negra de vencer. Quatro a zero. Grandes jogadas, principalmente do Artur Maia, aquele que arrasou com o Flu pela Copa do Brasil quando jogava no América de Natal.
Artur Maia é craque. Vai crescer muito ainda e, com certeza, vai para a seleção. Fez-me esquecer do Conca.
Este ano, não tem jeito, o Framengo será campeão carioca. Mesmo com o Pará e aquele penteado ridículo. Preferia o Leonardo Moura com o cabelo cheio de Gumex.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

QUAL É O VALOR DA PETROBRAS

Mauro Santayanna, um dos mais renomados e experientes jornalistas do País, além de independente, publicou um texto antológico sobre a campanha de desmoralização da Petrobras que eu reproduzo a seguir.
"É preciso tomar cuidado com a desconstrução artificial, rasteira, e odiosa, da Petrobras e com a especulação com suas potenciais perdas no âmbito da corrupção, especulação esta que não é apenas econômica, mas também política" - diz ele e acrescenta - "A Petrobras não é apenas uma empresa. Ela é uma Nação. Um conceito. Uma bandeira. E por isso, seu valor é tão grande, incomensurável, insubstituível".


O que importa mais na Petrobras?
O valor das ações, espremido também por uma campanha que vai muito além da intenção de sanear a empresa e combater eventuais casos de corrupção e que inclui de apelos, nas redes sociais, para que consumidores deixem de abastecer seus carros nos postos BR; à aberta torcida para que “ela quebre, para acabar com o governo”; ou para que seja privatizada, de preferência, com a entrega de seu controle para estrangeiros, para que se possa — como afirmou um internauta — “pagar um real por litro de gasolina, como nos EUA”?
Para quem investe em bolsa, o valor da Petrobras se mede em dólares, ou em reais, pela cotação do momento, e muitos especuladores estão fazendo fortunas, dentro e fora do Brasil, da noite para o dia, com a flutuação dos títulos derivada, também, da campanha antinacional em curso, refletida no clima de “terrorismo” e no desejo de “jogar gasolina na fogueira”, que tomou conta dos espaços mais conservadores — para não dizer golpistas, fascistas, até mesmo por conivência — da internet.
Para os patriotas, e ainda os há, graças a Deus, o que importa mais, na Petrobras, é seu valor intrínseco, simbólico, permanente, e intangível, e o seu papel estratégico para o desenvolvimento e o fortalecimento do Brasil.
Quanto vale a luta, a coragem, a determinação, daqueles que, em nossa geração, foram para as ruas e para a prisão, e apanharam de cassetete e bombas de gás, para exigir a criação de uma empresa nacional voltada para a exploração de uma das maiores riquezas econômicas e estratégicas da época, em um momento em que todos diziam que não havia petróleo no Brasil, e que, se houvesse, não teríamos, atrasados e subdesenvolvidos que “somos”, condições técnicas de explorá-lo?
Quanto vale a formação, ao longo de décadas, de uma equipe de 86.000 funcionários, trabalhadores, técnicos e engenheiros, em um dos segmentos mais complexos da atuação humana?
Quanto vale a luta, o trabalho, a coragem, a determinação daqueles, que, não tendo achado petróleo em grande quantidade em terra, foram buscá-lo no mar, batendo sucessivos recordes de poços mais profundos do planeta; criaram soluções, “know-how”, conhecimento; transformaram a Petrobras na primeira referência no campo da exploração de petróleo a centenas, milhares de metros de profundidade; a dezenas, centenas de quilômetros da costa; e na mais premiada empresa da história da OTC – Offshore Technology Conferences, o “Oscar” tecnológico da exploração de petróleo em alto mar, que se realiza a cada dois anos, na cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos?
Quanto vale a luta, a coragem, a determinação, daqueles que, ao longo da história da maior empresa brasileira — condição que ultrapassa em muito, seu eventual valor de “mercado” — enfrentaram todas as ameaças à sua desnacionalização, incluindo a ignominiosa tentativa de alterar seu nome, retirando-lhe a condição de brasileira, mudando-o para “Petrobrax”, durante a tragédia privatista e “entreguista” dos anos 1990?
Quanto vale uma companhia presente em 17 países, que provou o seu valor, na descoberta e exploração de óleo e gás, dos campos do Oriente Médio ao Mar Cáspio, da costa africana às águas norte-americanas do Golfo do México?
Quanto vale uma empresa que reuniu à sua volta, no Brasil, uma das maiores estruturas do mundo em Pesquisa e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, trazendo para cá os principais laboratórios, fora de seus países de origem, de algumas das mais avançadas empresas do planeta?
Por que enquanto virou moda — nas redes sociais e fora da internet — mostrar desprezo, ódio e descrédito pela Petrobras, as mais importantes empresas mundiais de tecnologia seguem acreditando nela, e querem desenvolver e desbravar, junto com a maior empresa brasileira, as novas fronteiras da tecnologia de exploração de óleo e gás em águas profundas?
Por que em novembro de 2014, há apenas pouco mais de três meses, portanto, a General Electric inaugurou, no Rio de Janeiro, com um investimento de 1 bilhão de reais, o seu Centro Global de Inovação, junto a outras empresas que já trouxeram seus principais laboratórios para perto da Petrobras, como a BG, a Schlumberger, a Halliburton, a FMC, aSiemens, a Baker Hughes, a Tenaris Confab, a EMC2 a V&M e a Statoil?
Quanto vale o fato de a Petrobras ser a maior empresa da América Latina, e a de maior lucro em 2013 — mais de 10 bilhões de dólares — enquanto a PEMEX mexicana, por exemplo, teve um prejuízo de mais de 12 bilhões de dólares no mesmo período?
Quanto vale o fato de a Petrobras ter ultrapassado, no terceiro trimestre de 2014, a EXXON norte-americana como a maior produtora de petróleo do mundo, entre as maiores companhias petrolíferas mundiais de capital aberto?
É preciso tomar cuidado com a desconstrução artificial, rasteira, e odiosa, da Petrobras e com a especulação com suas potenciais perdas no âmbito da corrupção, especulação esta que não é apenas econômica, mas também política.
A PETROBRAS teve um faturamento de 305 bilhões de reais em 2013, investe mais de 100 bilhões de reais por ano, opera uma frota de 326 navios, tem 35.000 quilômetros de dutos, mais de 17 bilhões de barris em reservas, 15 refinarias e 134 plataformas de produção de gás e de petróleo.
É óbvio que uma empresa de energia com essa dimensão e complexidade, que, além dessas áreas, atua também com termoeletricidade, biodiesel, fertilizantes e etanol, só poderia lançar em balanço eventuais prejuízos com o desvio de recursos por corrupção, à medida que esses desvios ou prejuízos fossem “quantificados” sem sombra de dúvida, para depois ser — como diz o “mercado” — “precificados”, um por um, e não por atacado, com números aleatórios, multiplicados até quase o infinito, como tem ocorrido até agora.
As cifras estratosféricas (de 10 a dezenas de bilhões de reais), que contrastam com o dinheiro efetivamente descoberto e desviado para o exterior até agora, enchem a boca de “analistas”, ao falar dos prejuízos, sem citar fatos ou documentos que as justifiquem, lembram o caso do “Mensalão”.
Em dezembro de 2014, um estudo feito pelo instituto Avante Brasil, que, com certeza não defende a “situação”, levantou os 31 maiores escândalos de corrupção dos últimos 20 anos.
Nesse estudo, o “mensalão” — o nacional, não o “mineiro” — acabou ficando em décimo-oitavo lugar no ranking, tendo envolvido menos da metade dos recursos do “trensalão” tucano de São Paulo e uma parcela duzentas vezes menor que a cifra relacionada ao escândalo do Banestado, ocorrido durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, que, em primeiríssimo lugar, envolveu, segundo o levantamento, em valores atualizados, aproximadamente 60 bilhões de reais.
E ninguém, absolutamente ninguém, que dizia ser o mensalão o maior dos escândalos da história do Brasil, tomou a iniciativa de tocar, sequer, no tema — apesar do “doleiro” do caso Petrobras, Alberto Youssef, ser o mesmo do caso Banestado — até agora.
Os problemas derivados da queda da cotação do preço internacional do petróleo não são de responsabilidade da Petrobras e afetam igualmente suas principais concorrentes.
Eles advém da decisão tomada pela Arábia Saudita de tentar quebrar a indústria de extração de óleo de xisto nos Estados Unidos, aumentando a oferta saudita e diminuindo a cotação do produto no mercado global.
Como o petróleo extraído pela Petrobras destina-se à produção de combustíveis para o próprio mercado brasileiro, que deve aumentar com a entrada em produção de novas refinarias, como a Abreu e Lima; ou para a “troca” por petróleo de outra graduação, com outros países, a empresa deverá ser menos prejudicada por esse processo.
A produção de petróleo da companhia está aumentando, e também as descobertas que já somam várias depois da eclosão do escândalo.
E, mesmo que houvesse prejuízo — e não há — na extração de petróleo do pré-sal, que já passa de 500.000 barris por dia, ainda assim valeria a pena para o país, pelo efeito multiplicador das atividades da empresa que garante, com a política de conteúdo nacional mínimo, milhares de empregos qualificados na construção naval, na indústria de equipamentos, na siderurgia, na metalurgia, na tecnologia.
A Petrobras foi, é e será, com todos os seus problemas, um instrumento de fundamental importância estratégica para o desenvolvimento nacional, e especialmente para os estados onde tem maior atuação, como é o caso do Rio de Janeiro.
Em vez de acabar com ela, como muitos gostariam, o que o Brasil precisaria é ter duas, três, quatro, cinco Petrobras.
É necessário punir os ladrões que a assaltaram?
Ninguém duvida disso.
Mas é preciso lembrar, também, uma verdade cristalina.
A Petrobras não é apenas uma empresa.
Ela é uma Nação.
Um conceito.
Uma bandeira.
E por isso, seu valor é tão grande, incomensurável, insubstituível.
Esta é a crença que impulsiona os que a defendem.
E, sem dúvida alguma, também, a abjeta motivação que está por trás dos canalhas que pretendem destruí-la.

N.L: leio agora em O Globo que as ações da Petrobras disparam mais de 13% no Ibovespa.


O FANTÁSTICO EM MANGARATIBA

Esperava muito mais, não apenas denúncias, nada mais que denúncias.
A Globo não quis ir fundo no caso, pegou leve. A tão aguardada reportagem ficou superficial, nada fantástica, decepcionante. Nem apresentou as mazelas que tanto propagam pelas esquinas de Mangaratiba.
Faltou dar nome aos bois, aos componentes da quadrilha, das empresas corruptoras. E deixou tudo por conta de alguns munícipes que foram até reverentes em suas declarações. Faltou desafiar o prefeito numa entrevista.
Em Itaguaí até mostraram a ostentação do prefeito de lá. Aqui, nada sobre enriquecimento ilícito. Será que não houve?
A reportagem insistiu na compra de milhões de sacos plásticos para lixo. Quem vendeu, onde estão, fiquei sem saber. Insistiu também no desvio de 60 milhões de reais. Por que 60 milhões? Não seriam 80, 100, 200 milhões? Como foram desviados, também fiquei sem saber.
Mostraram um lixão como se estivesse próximo às residências. Nada sobre o tão propalado abandono da cidade, do hospital e dos postos de saúde, das escolas e da segurança pública.
Quem mais falou foi o representante do Ministério Público: denúncias, denúncias. Nada de comprovação.
A Globo tem capacidade pra fazer algo melhor. Vamos esperar, pois, dessa forma, o prefeito vai se dar bem novamente.
A reportagem ouviu o jornal O Povo sobre a impressão de páginas inexistentes do jornal com as licitações para cumprir exigências legais. É claro que o jornal negou o batom na cueca.
O Povo – como o seu homônimo - é capaz de tudo, faz qualquer negócio. Até eu já estive na redação – lá no Grajaú – digitando uma página do jornal no computador deles. A edição foi publicada e distribuída nas bancas.
E o interessado na publicação comprou cem mil exemplares para distribuir numa campanha eleitoral.

N.L.: Só queria saber de que torneira saiu aquela água amarela. A caixa d'água do cara deve estar imunda.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

DÁ UM TEMPO, MENINA

Me virei pelo avesso
E sei que mereço a lição...
Coração em pedaços,
Um apelo te faço:
Eu te peço perdão...
Um abraço sincero
Eu não quero deixar pra depois.
Fica perto de mim,
Estou certo que assim
É melhor pra nós dois.
Dá um tempo, menina...
Me perder? Raciocina,
Será isso o que quer?
Teu olhar se ilumina
Sempre que imagina
Ser minha mulher.