Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

MANGARATIBA ELEGERÁ 13 VEREADORES EM 2012?

A população de Mangaratiba foi a que mais cresceu no Sul Fluminense. O censo de 2010, divulgado hoje, registra uma população de 36.311 habitantes e um crecimento de 45,82% em relação ao censo de 2000.
Esse aumento assim tão significativo trará como benefício mais verbas federais e estaduais para o município e ao mesmo tempo já mostra sinais de superpopulação com as invasões nas encostas de Muriqui. Mangaratiba bem que poderia ficar com o aumento médio de 11,13% verificado em todo o estado.
Esse crescimento demográfico de Mangaratiba, porém, ainda é maior nas cidades litorâneas e fronteiras ao campo petrolífero do Norte Fluminense. Lá, o destaque foi Rio das Ostras onde a população quase triplicou - de 36.419 para 105.757 habitantes - com um crescimento de 190,39%. Fico consternado com o que ocorreu naquela antes tão agradável cidade e espero que o mesmo não aconteça aqui quando começarem as extrações de petróleo do pré-sal.
Outro resultado do crescimento demográfico de Mangaratiba será o aumento do número de representantes na Câmara Municipal. Hoje, temos apenas nove e em 2012 poderemos eleger até 13 vereadores.
É o que determina o art. 1º da Emenda Constitucional aprovada pelo Senado em 2009:
Art. 1º O inciso IV do caput do art. 29 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 29. ......................................................................
IV – para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:
a) nove Vereadores, nos Municípios de até quinze mil habitantes;
b) onze Vereadores, nos Municípios de mais de quinze mil habitantes e de até trinta mil habitantes;
c) treze Vereadores, nos Municípios de mais de trinta mil habitantes e de até cinqüenta mil habitantes;
d)...............................................................................
Vai ficar bom para o Cledson e para o Banana que, com sua votação em 2010, credenciaram-se a se eleger em 2012.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"ZEU, CADÊ O MACHÃO?"

Gritavam em coro os moradores do Alemão quando o traficante Elizeu Felício de Souza foi capturado pela Polícia. Publico a foto para que os racistas vejam um policial negro prendendo um bandidão branco. 
Zeu está condenado pela morte do jornalista Tim Lopes. O bandido foi beneficiado com a progressão de pena para o regime semiaberto em 2007 e não retornou mais à prisão.
No momento da prisão de Zeu, um pai entregou o filho traficante, à Polícia. A mãe de um outro entregou-o direto na delegacia da área. Ambos, talvez, sejam indivíduos passíveis de recuperação. Não sei se será o caso dos outros 118 capturados até agora.
Outros eventos ficaram marcantes nas reportagens sobre a invasão da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. Um popular sorridente contava que, quando chegou ao portão de casa, sentiu um impacto no braço e viu o sangue escorrer. Foi um tiro que ele nem queria saber de que arma partiu. Os pais da menina morta – a única vítima fatal - emocionados, não exigiram justiça e só pediam a Deus que a morte dela não tivesse sido em vão. Os moradores batiam palmas para os invasores, crianças se abraçavam às pernas dos soldados. Todos davam declarações de frente para as câmeras, não escondiam o rosto nem ficavam de costas. Alguns juízes deixaram a preguiça de lado e expediram mandados de busca, apreensão e prisão com agilidade nunca vista antes.
Polícia Militar, Federal, Marinha, Exército e Aeronáutica, provaram ser possível invadir uma favela sem que houvesse uma batalha sangrenta.
O Exército somente correu para oferecer ajuda depois que a Marinha já tinha entrado no morro com seus blindados. O argumento para a inércia era que o Exército existe para preservar a ordem constitucional e que o soldado não está preparado para uma ação policial. Mas, os generais tiveram que se curvar à decisão do presidente Lula de invocar a preservação da ordem pública e permitir que os tanques blindados da Marinha subissem a Vila Cruzeiro.
Alguns “abalizados” comentaristas de segurança, políticos e jornalistas, repetiam o óbvio afirmando que apenas o domínio do território não basta, que são necessárias políticas públicas no local para combater o tráfico.
Políticas públicas? O Complexo do Alemão já recebeu obras do PAC, unidades de saúde, creches, centro profissionalizante, moradias, pontos de cultura e lazer, o teleférico - que vai ser inaugurado ainda no Governo Lula - e vai levar o morador do alto do morro à estação de metrô. Claro que é preciso manter essas conquistas e ampliá-las, e também instalá-las noutras comunidades de todo o país. É óbvio que as escolas de lá precisam oferecer um bom ensino. Lógico que é preciso abrir novas oportunidades de trabalho e renda.
Tudo isso é o óbvio que, agora, mais do que nunca, será um objetivo político dos governos federal, estadual e municipal, já que todos os holofotes estão dirigidos para aquelas comunidades.
Outros “abalizados”, porém, minimizam o domínio do território que, em sua opinião, amanhã se tornará novamente um local de venda de tóxicos.
O que os “abalizados” não dizem é que não se pode perder de vista as bandas podres da polícia, da OAB, do poder legislativo e do judiciário, além da burguesia viciada em drogas. Todos estes sempre tiveram um papel preponderante no processo.
Sempre haverá venda de drogas enquanto houver mercado para o seu consumo. “O problema agora - disse Beltrame - é que uma parte do território nacional, o complexo do Alemão, não podia ficar mais sob o controle do terror e da ditadura dos traficantes”.
Isso acabou. O Estado agora controla o local, assim como controla o Santa Marta, a Cidade de Deus, o Borel e outras favelas onde já foram instaladas UPPs.
Ainda se vende drogas nestes locais? Sim, e daí? A corrupção somente chegará ao fim quando morrer o último corrupto e não surgirem novos. O tráfico somente terminará quando deixar de existir o viciado em drogas. É possível isso acontecer?
O importante é que foi a maior baixa no crime organizado: em seu arsenal, em seus estoques de drogas e veículos, na grana que deve atingir mais de 50 milhões e em seu pessoal. Isso deve melhorar a segurança pública como um todo e tornar mais fácil retomar o controle de outras áreas, além de deixar o Rio mais tranquilo e confiante.
Ia me esquecendo: a vida real mais uma vez imita o cinema e deixa os chefões do crime para serem castigados no final do filme. Vai chegar a hora de FB e Pezão.

domingo, 28 de novembro de 2010

A MELHOR IDADE

Vou ao Banco Itaú mensalmente, apenas uma vez e somente para depositar o que recebo em cheques. Faço todo o resto pelo Itaú Bankline.
Este mês, lá em Itaguaí, havia gente pra cacete. As filas se confundiam. Identifiquei um senhor de cabelos brancos que parecia ser o último de uma fila e perguntei: “Esta é a fila dos anciãos?”
O coroa não gostou e respondeu sério: “Aqui é a fila da melhor idade”.
Fiquei na minha, mas, de imediato, senti o que o politicamente correto faz com a mentalidade das pessoas. Não aceitam mais uma piada tão inocente e caseira. Faz com que elas levem a sério a sua própria seriedade e passem a crer naquilo que é contrário à realidade mas que é difundido impunemente.
Eu posso falar porque já passei dos setenta. Minha melhor idade foi aí entre os 30 e 50 anos de idade.
Não existe melhor idade que essa. A não ser para os atletas. É quando a gente já sabe pra que veio ao mundo. Já superou todos os obstáculos, sabe o que quer e tem absoluta confiança em si próprio. Não precisa mais tentar parecer o que não é de fato. Pode mostrar-se por inteiro, despido de vaidades e não se incomoda mais com as críticas.
Aos 50, porém, você percebe que é o começo do fim. Seu prazo de validade está se esgotando.
Considero, porém, que a propaganda enganosa da melhor idade até que favorece o famoso “pé-na-cova” oferecendo-lhe motivos para sorrir à beira da própria sepultura.
Algum mérito, portanto, possui esse tipo de politicamente correto. Mas, nem tudo que é politicamente correto tem méritos. Principalmente para mim que considero os apelidos algo genial e sou politicamente quase incorreto.
É dureza ter que falar do anão como um deficiente vertical, ele sempre será o pintor de rodapé; chamar o negão de afrodescente em vez de picolé de asfalto; o branco azedo de cidadão caucasiano desprovido de pigmentação mais evidente; não se pode dizer que a mulher feia nasceu pelo avesso, mas, sim, que ela tem um padrão de beleza divergente dos preceitos estéticos contemporâneos; o gordo – o famoso rolha de poço – e o magro – conhecido como pau de virar tripa – são cidadãos fora do peso ideal; o careca – ou pouca telha – passa a ser o indivíduo desprovido de pelos na cabeça.
Felizmente, a guerra contra o terror está mandando o politicamente correto para o brejo. Permitiu que voltássemos a pronunciar e escrever favela. Uma das palavras mais bonitas do idioma, além de ser fabulosamente poética.
A mídia e as autoridades esqueceram do termo comunidade que é o politicamente correto.

OBS.: o antepenúltimo parágrafo foi lambido do http://www.dzai.com.br/blogdadad/blog/blogdaddad a minha professora de português.

sábado, 27 de novembro de 2010

TÁ TUDO DOMINADO

As forças de repressão dominaram a Vila Cruzeiro, cercaram o complexo do Alemão e deram o ultimato aos bandidos. É rendição ou morte.

Três advogados pombos-correios, mensageiros dos traficantes presos, estão na cadeia. A decisão foi do juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 1ª Vara Criminal de Bangu, que determinou que eles sejam encarcerados em presídios fora do Rio.
O judiciário decidiu entrar na guerra, está expedindo mandados de prisão com extrema velocidade e determinou o bloqueio de todos os bens das famílias dos traficantes.
As mulheres de dois traficantes e a tia de outro também foram enjauladas. Uma terceira está sendo procurada. Segundo a polícia, todas as pessoas que vivem ou já viveram com o dinheiro do tráfico serão presas.
Quero ver pais e irmãos trancafiados. Se esses bandidos tiverem algum sentimento em relação a seus parentes mais próximos, eles vão se render.
Enquanto isso, moradores da favela da Grota, localizada no Alemão, fazem um protesto pedindo paz. São hipócritas ou estão cumprindo ordens do tráfico.
E vem um estrangeiro – pesquisador da Anistia Internacional – dizer que “Esta violência é totalmente inaceitável e que a resposta da polícia colocou em situação de risco as comunidades".
Por falar em comunidades, todos voltaram a falar em favelas, inclusive a mídia. Com a guerra, até o politicamente correto vai pro brejo.
Ele também expressou seu temor de que a operação de segurança em andamento no Alemão derive em maior derramamento de sangue e quer que o governo brasileiro atue dentro da lei. O cara é americano – Patrick Wilcken – e devia se meter é com a legalidade da guerra do Iraque e não querer inventar aqui uma guerra sem derramamento de sangue.
O infeliz ianque lembrou que em 2007 ocorreu uma operação similar - similar, porra nenhuma - no complexo do Alemão, onde as mortes de 19 pessoas nunca foram esclarecidas, apesar da comissão de direitos humanos ter afirmado que ocorreram execuções extrajudiciais.
Quem deu guarida a esse palpiteiro internacional, publicando suas preocupações com os direitos dos bandidos, foi O Globo, cuja TV livrou os fujões da Vila Cruzeiro de serem massacrados pelo BOPE.
Infelizmente, há cidadãos que torcem contra e não veem o momento histórico pelo qual passamos.
Só podem ser cidadãos (confessos) de segunda classe.

P.S.: 1) 32 bandidos se renderam e entregaram-se às forças de repressão.
        2) Agora, são 19h30m, a TV diz que o Alemão será invadido a qualquer momento. Não acredito nessa invasão noturna. O importante, agora, é não deixar a bandidagem dormir. Amanhã, bem cedinho, quando o dia começar a clarear é domingo. O povo trabalhador dormirá até mais tarde. Quem estiver nas ruas é bandido. Essa será a hora da invasão.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

GUERRA AO TERRORISMO

Agora não mais existe bala perdida. Não mais importa quem matou o bandido terrorista. A imprensa hipócrita não mais defenderá seus direitos nem exigirá que a polícia atue dentro da legalidade. É guerra.

Em cinco dias, são quase cinquenta mortos - acho que se suicidaram - e apenas um inocente atingido. Lamento por ela, uma jovem estudante. Mas, é guerra. Outros sofrerão.
Felizmente, nenhum policial levou um tiro fatal. Se algum morrer que seja um daqueles “laranjas podres” que passam informações e dão guarida e proteção para as bocas de fumo.
É com satisfação que vejo a Marinha entrar nessa guerra terrestre. Se fosse marítima, talvez, o Exército entrasse nela.
“O Exército não ofereceu nada. Nem sei se está de prontidão. Mas, não posso me meter. O que posso dizer é que a Marinha está ajudando” – disse o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame – “pedi à Polícia Rodoviária Federal um reforço nas estradas da Baixada Fluminense. Rapidamente eles nos atenderam”.
Muitos pensam que os bandidos reagem às UPPs implantadas, mas não. Os bandidos terroristas apenas mandam um recado às autoridades cariocas: “Não queremos UPPs nos complexos do Alemão e da Maré.”
Quebraram a cara. As polícias civil e militar, junto com a Marinha, acabam de invadir a Vila Cruzeiro e botaram os bandidos pra correr. Com armamento pesado, caçam esses terroristas.
É esse o verbo: caçar. E como não estão caçando passarinhos, a ordem é matar. Eliminar o terror.
Os chefes do tráfico foram estúpidos ao implantar o terror no estado. Agora, a repressão é total, violenta e determinada como deverá ser sempre.
O BOPE saiu das telas do cinema e invadiu as favelas para arrebentar e dominar o território. Eleição somente ocorrerá em 2012, portanto, nenhum político vai combater a hostilidade da repressão. Como disse o coronel comandante do BOPE: “Nós não começamos esta guerra. Fomos provocados a entrar nela e vamos sair vitoriosos.”
O povo trabalhador das favelas conquistadas que não se exponha e ajude a polícia a acabar com o terrorismo. Os pais e mães desses bandidos que façam o “mea culpa” e lembrem-se de que todos eles foram criancinhas indefesas e inofensivas.
Os viciados em tóxico e aqueles que somente o consomem nas festas que assumam a sua responsabilidade.
O povo pacífico e responsável de todo o Rio tenha a certeza de que
as forças de repressão estão no controle.

P.S.: 1) Hoje, no sexto dia, o Exército entrou na guerra. Parece que a Aeronáutica também. Foram presos 192 bandidos. Espero que o judiciário não mande soltá-los.
        2) Um amigo do BOPE me informou, agora, que os bandidos fujões da Vila Cruzeiro não foram metralhados porque a TV Globo transmitia ao vivo a fuga deles. O comandante mandou cancelar a operação de caça para que o massacre não fosse transmitido ao vivo. A bandidagem deve essa à TV Globo.

domingo, 21 de novembro de 2010

AQUELES OLHOS VERDES

“Nosso casamento ia muito bem, às mil maravilhas, até a campanha eleitoral” – contava Denise no interrogatório na delegacia – “até sair a primeira pesquisa dando empate entre a Dilma e o Serra”.
Foi, então, que o marido – Inocêncio, 65 anos – mudou completamente. Voltou a andar fardado cabisbaixo, caladão e até dormia de farda. Não era mais aquele marido dedicado do tipo que ainda manda flores.
Denise, 25 anos mais nova, vivia maritalmente com Inocêncio desde os 19 anos. Nunca foi bonita. As amigas diziam que ela parecia com a Dilma Rousseff e não entendiam como aquele capitão esbelto, atlético, vigoroso e de olhos verdes tentadores que combinavam com a farda, apaixonou-se por ela, largou a esposa e foram morar juntos.
Não tiveram filhos e, após mais de vinte anos de felicidade, Inocêncio, agora coronel da reserva, passou a se embriagar e agredir a companheira.
- “Ele te agredia todos os dias?” – pergunta o delegado.
- “Não. Somente quando saía resultado de pesquisa eleitoral. Quando saiu a primeira pesquisa dando empate, ele se revoltou mas não me agrediu. Apenas encheu a cara e foi dormir. Depois, com as novas pesquisas, eram tantos tapas na cara quantos eram os pontos de diferença. A Dilma chegou a botar 14 pontos na frente. Nesse dia, foram 14 tapas na minha cara.”
- “E quando saíam resultados de três pesquisas no mesmo dia?” – o delegado era um sádico.
- “Aí, ele somava os pontos das pesquisas e me arrebentava a cara. Houve semanas em que todo dia saía uma pesquisa. Eu vivia com a cara vermelha e inchada, nem podia sair de casa.”
- “Por que você não deu queixa aqui na delegacia.”
- “O que o senhor faria contra um coronel fardado?”
O delegado não gostou da ironia e quis encerrar o interrogatório: “Bem, vamos ao desfecho dessa história.”
- “No dia da eleição, saimos bem cedo pra votar. Na volta, ele começou a beber. Encheu a cara com tudo que havia em casa. Pouco depois das 17 horas, saiu a pesquisa de boca de urna do Ibope com 12 pontos de diferença. Não foram mais tapas, não. Foram 12 porradas na minha cara que me arrancaram três dentes. Eu desmaiei.”
- “Quanto tempo ficou desmaiada?”
- “Quando acordei já eram quase dez da noite. A TV dava o resultado final da eleição: 12 milhões de votos de diferença. E eu pensava se suportaria tantas porradas. Ele ainda mais bêbado balbuciava – o Bolsonaro tem razão, nosso erro foi apenas torturar, eu devia ter assassinado aquela terrorista búlgara - foi aí que eu entendi tudo.”

Nesse momento, Denise ainda olhou a foto dos dois no porta-retrato da estante. Ela com 19, ele com 44 anos. E viu, então, que ela sempre foi a cara da Dilma. E entendeu, enfim, o porquê da paixão que ele sentiu por ela.
- “Então, ele foi um dos torturadores da Dilma Rousseff?” – pressupõe o delegado.
- “Foi. E por amor àquele homem ou por medo da morte, ainda tentei consolá-lo. Pedi-lhe, implorei que me torturasse para que ele pudesse superar aquela derrota intolerável. Ofereci a face para começar a receber aqueles 12 milhões de porradas.”
A paixão por aqueles olhos verdes tinha se tornado um patético tormento do qual Denise não conseguia libertar-se. Tinha esperança de que tudo voltasse a ser como era antes da campanha eleitoral. Prometeu fazer uma plástica que lhe desse uma aparência diferente.
- “E ele? E ele?” – insistia o delegado.
- “Cambaleando, levantou-se, pegou a pistola e, com a voz embargada pela bebida, falou: não vou errar novamente, vou te matar.”
Lágrimas brotaram nos olhos de Denise que não conseguia continuar. Lembrava-se daqueles olhos verdes embevecidos a admirá-la em suas relações amorosas. Mas o delegado insistia: “E depois, e depois?”
- “A pistola falhou. Tomei-a de sua mão e atirei duas vezes naqueles olhos verdes tentadores.”

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOVE A ZERO

Se fossem dez os vereadores, o placar teria sido de dez a zero.
Dez para as professoras que, sem medo, foram à luta.
E zero para o prefeito interino.
Se não houvesse a luta, a pressão, qual seria o placar? Sem a mobilização, sem a ação política e reivindicatória, haveria vitória?
Ou será que existe ainda alguém que imagina ser possível um placar como esse sem o bom combate e, refugiado em casa, sem a coragem de dar a cara a tapa.
Mais uma vez ficou provado que mais forte é o poder do povo. Ou de uma classe que enfrenta o poder por ela mesma outorgado, seja ele qual for a quem quer que for.
Como disse a minha amiga blogueira nota dez: “Vamos lutar por mais vitórias como esta? Vamos sim!”
Afinal, pra que serve um blog? Pra que serve a inteligência e a indignação?
O futuro será construído por toda a sociedade e não será uma projeção do passado se ele for resultado da indignação com o presente em que vivemos.
A nossa indignação será exemplo para todos. Protesta, bota a boca no mundo, coloca o teu bloco na rua, escancara a tua repulsa, expõe a tua indignação na vitrine das ruas e avenidas. O governo não esbanja motivação?
Ou será que, como disse Lima Barreto, não temos povo, temos público. Não podemos nos tornar meros espectadores do processo democrático, temos que assumir a vanguarda do protesto social.
Mais que nunca é preciso lutar.

sábado, 13 de novembro de 2010

SOCOOOOORRO!!!

A migração de criminosos dos morros cariocas onde foram implantadas as UPPs tem sido manchete dos jornais.
Moradores de diversas cidades da baixada – inclusive de Itaguaí – do norte e do sul fluminense, relatam a presença de “invasores” e o aumento da criminalidade. Segundo o noticiário, a violência explodiu em Friburgo e aumentou em Niterói e São Gonçalo.
Um jornal publicou o mapa que reproduzo aí em cima sobre essa migração bandida. Parece que eles passaram direto por Mangaratiba e foram para Angra dos Reis que tem população e PIB maiores que os nossos.
Mas, o mapa tem pelo menos uns três meses. Foi projetado bem antes que o nosso prefeito interino afirmasse que “Muitos pensam que vou investir ou intensificar a área da segurança, pois sou profissional da área. Mas não será assim. Como poderemos oferecer mais segurança se deixar de lado a educação e saúde, por exemplo?.”
Esta declaração inverossímel está no Jornal Atual online (aqui). Se os famigerados migrantes a leram, podem decidir parar por aqui e começar a agir.
Ou, talvez, resolvam voltar e se homiziar em Conceição de Jacareí que fica perto de Angra e na mesma distância para Muriqui.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA EM MANGARATIBA

Paulo Tarso, 71, é o novo Secretário de Segurança de Mangaratiba. Aposentado como delegado desde 2009, tem a experiência de 40 anos na polícia civil. Seis anos dedicados à Mangaratiba quando foi o titular da delegacia de 1990 a 1995.
Paulo Tarso afirma que mantém contato permanente com o delegado da 165ª DP - Anderson Ribeiro – e que a parceria entre os órgãos de segurança que atuam na região será intensificada.
“Chego com entusiasmo para uma ótima administração” - diz ele - “sabemos que a população triplica no verão. Já conversei com os responsáveis de cada setor para não acontecer fluxos enormes de ônibus de turistas na cidade. Vamos atuar em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Vamos ampliar o choque de ordem com a Polícia Civil”.
O novo secretário disse que seu gabinete estará sempre aberto para receber as queixas e reivindicações da população e coloca dois telefones para contato – 2789.2321 e 2789.6022 – durante as 24 horas.
Saúdo o novo secretário e desejo o maior sucesso em sua gestão. A população de Muriqui conta com sua enérgica atuação para dar prosseguimento ao choque de ordem iniciado pelo Dr. Anderson Ribeiro e que, depois, foi negligenciado.
Uma autoridade com 40 anos de experiência tem perfeita consciência de que seu maior desafio será fazer crer que ela existe de fato.
Felizmente, no próximo final de semana prolongado o secretário já terá a primeira grande oportunidade para isso. Basta por um fim à tresloucada madrugada de orgia que sempre ocorre na praia de Muriqui nas proximidades do Lions Club.

P.S.: Infelizmente, Secretário, acabei de ler no Jornal Atual online (aqui) uma declaração inacreditável do prefeito interino que reproduzo a seguir: “Muitos pensam que vou investir ou intensificar a área da segurança, pois sou profissional da área. Mas não será assim. Como poderemos oferecer mais segurança se deixar de lado a educação e saúde, por exemplo? Então, temos que dar continuidade a estas ações que fazem de Mangaratiba uma referência nacional”.
E aí? Como é que ficamos? Não é mesmo possível a Prefeitura oferecer mais segurança sem deixar de lado as suas outras obrigações?
Não posso acreditar que o prefeito interino tenha proferido tamanha insensatez logo após nomear um novo, experiente e entusiasmado Secretário de Segurança.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AGITO CULTURAL EM MANGARATIBA

Uma "rave" fora de controle ao ar livre. Permitida para menores. Entrada franca.

sábado, 6 de novembro de 2010

POR QUE NÃO TE CALAS?

Amargurado, embriagado pela derrota e com a alma cheia de rancor, José Serra aceitou falar no XI Forum de Biarritz, na França, que discutiu as relações entre a América Latina e a União Européia.
Em sua palestra, acusou o governo Lula de desindustrializar o país e fazer populismo de direita na economia. Declarou que o Brasil é um país fechado ao exterior e criticou a fraqueza dos investimentos do governo e a elevada carga tributária.
“É um governo populista de direita em matéria econômica que exerce um populismo cambial e não possui um modelo econômico” – e completou – “a democracia não é somente ganhar eleições.”
Serra, o mais preparado, também acusou o governo de se unir a ditaduras como a do Irã. O Irã que vive atualmente em titígio com a França.
So faltou pedir que a França e outros países participantes do evento não invistam no Brasil.
Felizmente, em dado momento da palestra, foi interrompido por um membro da Fundação Zapata, do México – viva Zapata, viva o México – que provocou um alvoroço no recinto gritando (aqui):
POR QUE NÃO TE CALAS?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SEXO, DROGAS E... FUNK, EM MURIQUI

Este é um dos maiores agitos festivos de Mangaratiba. Se fosse sexo, drogas e rock´in roll, eu até participaria da festa. Não que eu seja contra o funk, não sou – afinal, funk é cultura, diz a lei – o que eu não suporto são os funkeiros.
Apesar do funk, é um grande evento que acontece todos os finais de semana e véspera de feriado em Muriqui e que merece todo o apoio das autoridades municipais. Ocorre na Av. Beira Mar, nos arredores da sede do Lions.
Neste local, que fica lotado até a madrugada, reunem-se os jovens das melhores famílias residentes e veranistas em Muriqui. Todos sempre com uma garrafinha de Ice nas mãos e com seus carros de mala aberta propagando a pornofonia sonora em altíssimo volume, enriquecendo de cultura e contentamento juvenil a madrugada praiana.
Ali, as drogas são vendidas e consumidas livremente. Os pequenos bares das adjacências vendem três garrafinhas de Ice ou similar por cinco reais. O agito e os bares contam com o beneplácito do juizado de menores que prefere fiscalizar o Iate Clube.
Meninas de 14, 15 anos embriagadas rebolam e se esfregam nos rapazes com sofreguidão. Muitas saem dali, em coma alcoólico, direto para o posto de saúde onde recebem doses cavalares de glicose na veia.
O sexo corre solto nos quiosques fechados e escuros ou na areia da praia. São duas meninas praticando sexo oral com um rapaz ou dois rapazes copulando com uma menina. Não se importam que as vejam pelas janelas dos prédios em frente.
Quem me conta tudo é um morador local que observa o evento de seu apartamento. Contou-me que, há pouco tempo, uma senhora idosa foi implorar que reduzissem o som para que ela pudesse dormir. Foi devidamente ridicularizada, ofendida e ameaçada. Ameaçaram jogar bombas e pedras em seu apartamento caso chamasse a polícia.
Quem transitar de carro pela rua repleta corre o risco de sofrer agressões. Raramente, passa por lá uma viatura da PMERJ. A turma desliga o som e fecha as malas do carro em respeito aos valorosos policiais. Mas, quando eles se distanciam tudo volta ao normal.
A PMERJ bem poderia estacionar no local uma equipe para dar segurança ao evento, proibir o trânsito no local, proteger os participantes contra a vizinhança intolerante e evitar as confusões que ocorrem constantemente com os moradores e entre os próprios participantes.
O nosso novo prefeito – ainda que interino - poderia até incluir essa reunião festiva e divertida de nossos jovens no calendário de eventos do município.
A câmara de vereadores poderia também aprovar uma lei que declarasse a festividade como patrimônio imaterial de Mangaratiba.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRECONCEITO OU NEOFASCISMO?

Eu jurei não me referir mais à eleição, porém, a campanha de ódio do hipócrita mentiroso gerou o preconceito irracional contra os nordestinos. A vitória da Dilma infestou o Twitter de manifestações repulsivas oriundas principalmente de São Paulo. Isto me obriga a voltar ao tema e não posso deixar passar sem um comentário esclarecendo e condenando o fato.
Veja o vídeo abaixo:

São feras neofascistas que desabrocharam na lama da trincheira cavada pelo derrotado. Além de neofascistas, são imbecis que esqueceram as mais primárias lições de aritmética. Nem sabem somar e diminuir.
“O governo Dilma, muito devido ao cabo eleitoral Lula, fez ampla maioria na Câmara e no Senado. Mas não poderá esquecer como ficou o mapa eleitoral do Brasil, quase dividido entre Sudeste/Sul/Centro-Oeste, majoritariamente oposicionista, e Norte/Nordeste, situacionista” – afirmou um editorial de O Globo, ontem, estimulando o ódio e o preconceito contra o norte e o nordeste.
Acontece que se o TSE decidisse anular a eleição no nordeste, sabe de quem seria a vitória? De Dilma Rousseff com mais 1.873.507 votos do que o fariseu. E se os 1.033.802 votos obtidos na região norte também fossem anulados, ainda assim Dilma venceria.
Isto porque no sudeste - que inclui São Paulo - Dilma obteve 1.630.802 votos a mais que o esquizofrênico. Esta diferença supera em 839.695 votos a soma das vantagens que o hipócrita obteve na região sul (656.485 votos) e na região centro-oeste (134.434 votos).
Portanto, o norte/nordeste apenas proporcionou uma diferença de mais de dez milhões de votos para a Dilma. Não foi, absolutamente, a região responsável pela vitória. Mas, se tivesse sido a responsável, seria com todo o direito de brasileiros que são como nós fluminenses e mineiros.
A elite neofascista esquece que a Dilma venceu no Rio de Janeiro, com uma diferença de 1.710.186 votos, e em Minas Gerais, com outra diferença substancial de 1.797.831 votos.
Ah! Ia me esquecendo, a Dilma venceu em Roma e Paris.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

VITÓRIA DA DILMA EM MANGARATIBA

Juro que é a última vez que falo desta eleição.
Mas, não posso deixar de registrar a vitória de Dilma Rousseff em nossa cidade. Ela obteve 11.127 votos, ou sejam, 59,5% dos votos válidos. O fariseu obteve apenas 7.615 votos. Menos de um terço do eleitorado votou nele.
Nem posso deixar de registrar aqui essas palavras dirigidas também a todas as mulheres mangaratibenses:

"Pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil
e meu primeiro compromisso é honrar as mulheres
 para que este fato possa se repetir e se ampliar
 nas empresas, nas instituições civis,
nas entidades de toda a nossa sociedade.
A igualdade de oportunidades para homens e mulheres
 é essencial na democracia.
Gostaria que pais e mães de meninas olhassem
 nos olhos delas e lhes dissessem:
SIM, A MULHER PODE."
Dilma Rousseff

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O RANCOROSO

Além de hipócrita, cínico, mentiroso, esquizofrênico, o fariseu é rancoroso.
Enquanto a presidenta estende a mão à oposição e agradece a todo o povo brasileiro, lembrando em seu discurso aqueles que deram a vida pela liberdade e pela democracia - “Quem, como eu, lutou pela democracia e pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade. Por isso, não carregarei nenhum ressentimento” – o derrotado quatro vezes pelo Lula exalta uma vitória moral, como a seleção brasileira em 1978, e se autoproclama líder da oposição.
Vejam o rancor de seu discurso devidamente comentado em vermelho.

“Sou muito grato aos 43,6 milhões de brasileiros que votaram em mimos outros 55 milhões que se danem - e defenderam a nossa mensagem de um Brasil soberano, democrático, - nunca fomos tão soberano e democrático quanto atualmente - que seja propriedade do seu povoo Brasil atual a quem pertence?
Enfrentando forças terríveis, - forças ocultas? - conquistamos uma vitória estratégica no Brasil, - é a vitória moral, a derrota lhe subiu à cabeça - cavamos uma grande trincheira, construímos uma fortaleza, - separaram o país? não querem a união do povo? - consolidamos um campo político de defesa da liberdade e da democracia no Brasilquem lutou pela liberdade e pela democracia permaneceu no país em 1964, foi presa e torturada, não fugiu pro Chile. Em defesa das grandes causas sociais e econômicas de nosso paísisso quem faz é o Lula - que estão aí vivas no sentimento de toda nossa população.
Nossa campanha trouxe também ao cenário eleitoral uma juventude que ama o Brasil,essa juventude nunca esteve presente? - juventude que ama a liberdadecuja maioria votou na Dilma. Vi em muitos desses jovens o jovem que eu também fui um dia sonhando e lutando por um país melhorbem longe do alcance do AI-5 e da tortura - como eu faço até hoje, por um país melhor, mais justo e democráticocomo este que o Lula construiu - onde os políticos fossem servidores do povo e não se servissem do nosso povo - baixou o nível.
Eu disputei com muito orgulho a presidência da República. Quis o povo que não fosse agoraquando será, então? Tentará pela quinta vez? Coitado, terá que enfrentar o Lula.
E para os que nos imaginam derrotados, - ouviu essa Aécio Neves? - quero dizer: nós apenas estamos começando uma luta de verdade - contra quem? contra o governo da Dilma? - Estamos no começo dessa luta. Nós vamos dar a nossa contribuição ao país em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direito que todos têm de falar, de serem ouvidos, da justiça social - assim, ele se autoproclama líder da oposição e descarta o vitorioso ex-governador de Minas Gerais.
A minha mensagem de despedida não é um adeus, mas um até logo – uma ameaça ao Aécio.
Tenho que agradecer a esse homem (Geraldo Alckmin) que, honestamente, se empenhou mais na minha eleição do que na dele"foi mais uma catucada no Aécio.

Serra ressaltou o apoio de outros aliados e não citou Aécio Neves em nenhum momento. Pelo jeito, partiu para mais uma disputa racorosa, inglória e suja.
E cinicamente encerrou o discurso recitando o trecho final do Hino Nacional, aquele que diz que um filho teu não foge à luta.